Conheça livros imperdíveis de poesia para ler com pequenos e jovens leitores
17 de Janeiro de 2020 às 18:19
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Por que ler poemas e poesia desde cedo?
Em primeiro lugar, os bebês e crianças pequenas adoram poesia, poema e textos rimados e ritmados. A educadora e mediadora de leitura, Edi Fonseca, especializada em bebês, conta que a ritmo faz parte da vida dos pequenos desde sempre. A melodia das palavras, rimas e repetições e muito bem-vinda para eles. Além disso, formam uma espécie de brincadeira sonora com a língua materna, que é fonte de interesse para quem chega nesse mundo querendo aprender a falar!
Os jovens leem e escrevem poesia
Se você acha que poesia afasta os jovens de hoje, acostumados com as telas e a agilidade da internet, uma surpresa: a premiada escritora Marina Colasanti, que, aos 80, lançou um livro de poesia para jovens (indicado logo mais, abaixo), diz que os jovens não apenas leem poesia: eles fazem poesia!Poesia para pequenos e jovens leitores
Fizemos então uma lista muito especial de livros com poesia para crianças pequenas e para os mais jovens:
1) Olha que eu viro bicho... da jardim
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Joaninha usa pijama de bolinha? Borboleta voa com o xale colorido da vovó? Minhoca rebola? Será que a centopeia empresta um de seus pés? Afinal, ela tem tantos, não é? No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos.
>>POR QUE LER: Com doçura, encantamento, cores, ficção e não-ficção, a obra – repleta de poesia visual e verbal – é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim. Tudo rimado, dando aquele ritmo especial.
///
2) Suspiros de luz
Autora: Roseana Murray
Ilustrador: Walter Lara
Temas: Poesia e haicai / Natureza / Artes
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Poemas visuais, repletos de animais, iluminados por uma vasta gama de cores de aquarela. Um texto que mexe com os sentidos e revela, no poder da natureza, uma poesia sucinta, mas de grande impacto: o haicai.
>>POR QUE LER: No novo livro de Roseana Murray, ilustrado por Walter Lara, o jovem leitor certamente se encantará com 24 poemas deleitáveis, como este:
---
“As gaivotas de prata Rabiscam o céu Voo e caligrafia.”
---
///
3) Tudo tem princípio e fim
Autora: Marina Colasanti
Ilustradora: Marina Colasanti
Temas: Poesia / Cotidiano / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Neste livro delicado, a autora demonstra um olhar poético sobre o cotidiano, mesmo em suas atividades e fatos mais simples. De maneira singular, buscando sempre a beleza e o inusitado, até nos momentos mais despretensiosos, Marina Colasanti mostra que a poesia está nos olhos de quem vê e que tudo tem seu lado lírico. Somos convidados a renovar as percepções sobre os objetos e as situações que nos cercam e a enxergá-los com um novo encantamento. Assim, na brevidade de cada instante, a poesia se faz presente na vida de cada um.
///
E você? Gosta de poesia? Quer compartilhar com a gente suas leituras?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.