Polivalentes: livros para trabalhar números e ciências em sala de aula
2 de Dezembro de 2020 às 06:59
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Que número vem depois do nove? Contar pode ser afetivo! Imagem: Girafas, de Jean-Claude Alphen
Enriquecendo o aprendizado
Cada vez sabemos mais sobre como histórias ricas e boas referências podem enriquecer o aprendizado formal, não é mesmo? Especialmente porque, nos dias de hoje, saber não é mais decorar dados. Saber significa convocar dados, referências, emoções e inter relacioná-los para resolver um problema, criar uma perspectiva inovadora, dar respostas a situações concretas ou a ideias e desafios intelectuais. As experiências ricas, os sentimentos e sentidos e as narrativas são aliadas na aprendizagem também porque a memória é afetiva! Pois trouxemos para cá bons exemplos de livros e projetos para ampliar as oportunidades que você oferece aos seus alunos, dos números aos mapas ;-)Ciências
Em uma entrevista aqui para o Blog da Brinque, ainda inédita, o autor Lalau contou que gosta de misturar poesia e frases mais informativas em suas obras, pois são dois jeitos de compartilhar aprendizagens com leitores. Bonito, não é? E é justamente ele -- e Laurabeatriz -- que abrem essa nossa lista:
1) Olha que eu viro bicho... de jardim!
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Joaninha usa pijama de bolinha? Borboleta voa com o xale colorido da vovó? Minhoca rebola? Será que a centopeia empresta um de seus pés? Afinal, ela tem tantos, não é? No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos.
Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra – repleta de poesia visual e verbal – é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.
Mais ideias de como usar esse livro em sala?
>>Baixe o Material de Apoio ao Professor<<
///
2) Dino e Saura
Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes. Quando o pequeno dinossauro nasceu, vermelho em um ninho de outros semelhantes, porém azuis, sua chegada não é muito comemorada.
Fernando Vilela cria uma divertida história, delicada e potente, sobre a força das diferenças e da mistura ;-) E faz isso, olha que legal, só com dinossauros brasileiros como personagens. Chegando ao final do livro - a surpresa! - há um glossário com todas as espécies que habitam a narrativa.
>>Mais dicas no Material de Apoio ao Professor<<
///
3) O caracol e a baleia
Autora: Julia Donaldson
Ilustrador: Axel Scheffler
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Rimas / Meio-ambiente / Coletividade / Conscientização / Amizade / Superação
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada ou a partir de 7 anos (leitura independente)
“Peço carona para volta ao mundo”. Assim, grafando na rocha escura, o pequeno caracol destemido lança suas ideias para o mar. Sonhador e curioso, ele não se contenta em apenas contemplar a imensidão do mundo ali da terra firme, como seus pares. Em uma noite estrelada, uma jubarte dedica ao molusco uma canção sobre gelo cintilante, grutas de corais, estrelas cadentes e ondas fenomenais. Trata-se de um convite, ela diz: “Vem navegar comigo”.
Que tal partir dessa história para trazer para as crianças informações e propor algumas pesquisas sobre os caracóis e as baleias jubartes?
>>Ideias? No Material de Apoio ao professor<<
///
História e Geografia
Um contexto histórico e geográfico pode dar todo um outro sentido para uma história. O contrário também é verdade ;-) Conheça obras que podem ajudar a levar a História com "h" maiúsculo para sua sala de aula.
4) Ludi na floresta da Tijuca
Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Relacionamento familiar / Cooperação / Meio ambiente / História
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Uma novidade inesperada anima a família Manso. Seu nome? Herculano, o novo namorado de Marga. Para conhecê-lo, Ludi, seus pais e irmãos embarcam no fusca de seu Marcos direto para... o século XIX! Como tudo na família dessa já conhecida marquesa – assim chamada numa deliciosa referência a Monteiro Lobato –, o que seria um simples piquenique na Floresta da Tijuca vira uma viagem no tempo que a põe às voltas com o reflorestamento do local. Ludi nos leva a atravessar a ponte que separa a floresta, tal como é hoje, da floresta da época do Império, devastada e em processo de recuperação.
///
5) Era uma vez 20
Autora: Luciana Sandroni
Ilustradores: Guilherme Karsten e Natália Calamari
Temas: Biografia / Identidade / Criatividade / Infância / Cultura brasileira
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Falamos tanto de superpoderes que às vezes nos esquecemos de que seres de carne e osso também são heroínas e heróis! Neste livro informativo, apresentamos a biografia de 20 personalidades – 10 mulheres e 10 homens – que viveram em épocas diversas e se destacaram em diferentes áreas de atuação. Esses textos trazem ainda um tempero especial, pois dão destaque a um período crucial na vida de todos nós, a infância. O que você sabe sobre os primeiros anos de brasileiros como Antonieta de Barros e Candido Portinari?
///
6) O mistério do colecionador
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Temas: Aventura / Mistério / Adivinhas / Enigmas / Meio Ambiente / Crime Ambiental / Animais / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão. Nessa aventura surpreendente, o leitor não vai parar um segundo. Se quebrar os códigos criados pelo professor Pedro, espalhados pela trilha no meio da mata, já é um grande desafio, imagine ter de enfrentar um misterioso e cruel colecionador de animais e seus perigosos comparsas.
///
Matemática
7) Três
Autor / Ilustrador: Stephen Michael King
Temas: Respeito às diferenças / Autoconhecimento / Amizade / Animais / Cidade / Campo / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)
O cachorro Três é um grande explorador! Anda pela cidade com as suas três patas, sempre muito contente, fazendo amigos e aprendendo coisas novas. Ele descobriu, por exemplo, que as pequenas seis-patas, as formigas, têm casas subterrâneas e que a oito-patas, uma aranha, construiu sua casa lá no alto para se proteger do trânsito da cidade. Um dia, de farejada em farejada, ele foi parar no campo.
Os passeios do cão podem ser ponto de partida para explorar mapas e a localização espacial com as crianças! Além disso, por que será que ele identifica tudo pelo número de patas? Qual o papel dos números aí?
///
8) Girafas
Autor e ilustrador: Jean-Claude
Temas: Números / Relacionamento familiar / Cores / Humor / Animais / Brincadeiras / Diversão / Matemática / Imaginação
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) ou 6 anos (leitura independente)
O que mais diverte as crianças quando seus pais brincam com elas? Neste livro, um pequeno vive pedindo desenhos. O pai, brincalhão, coloca em um papel compriiiido suas melhores versões de girafas. Com seus pescoços looongos, os bichos tomam conta das páginas e vão se multiplicando, mostrando que nessa brincadeira de desenhar também há um tanto de matemática.
Mas ora, onde foi parar a girafa número 10?
///
9) O clube dos caçadores de códigos
Autora: Penny Warner
Tradutora: Regina Dell’Aringa
Temas: Aventura / Investigação / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 9 anos
Cody, Quinn, Luke e M.E. são bem diferentes entre si, porém todos têm algo em comum: adoram criar e decifrar códigos. Na verdade, eles amam tanto códigos, que têm seu próprio clube secreto com um esconderijo e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody e Quinn percebem o que pode ser um código na janela de uma casa vizinha, que pertence ao sujeito que eles chamam de Homem Esqueleto, o clube entra em ação. E trata-se de um pedido de socorro!
A lógica dos códigos pode ser uma ótima forma de desenvolver o raciocínio da matemática.
///
E você? Como trabalha essas disciplinas através dos livros?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.