Livros literários para trabalhar Ciências em sala de aula
22 de Março de 2021 às 16:00
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Que animais vivem na nossa selva? Vamos descobrir com os pequenos! Imagem: A superpreguiça!, de Robert Starling
- Ideias e fontes sobre o ensino de Ciência de acordo com a BNCC
- Explorações na Educação Infantil e os campos de experiência
- Lista de livros literários para inspirar a investigação dos alunos até os anos finais do Fundamental I
///
Ciências e livros literários na Educação Infantil
Os menores adoram os pequenos insetos, brincar com a água, transpor materiais de um recipiente para o outro. Nessa faixa etária, a brincadeira se mistura com a exploração. Isso porque os pequenos sentem prazer com essa descoberta, dedicam boa parte de seu tempo ao brincar não-estruturado, livre e não-simbólico. Primeiro, as crianças exploram, depois simbolizam. A psiquiatra e educadora Maria Montessori escreve, em seu livro Mente Absorvete (Editora Nórdica), que a criança vai aprendendo "enquanto está absorta em viver com alegria, pulando e brincando". Ou seja, brincando livremente, seguindo uma espécie de "plano natural" de aprendizagem que é guiado por sua curiosidade, os pequenos vão explorando e aprendendo o mundo. Estão inconscientes disso -- e Montessori usa a aquisição da fala e da linguagem como exemplo dessa capacidade de aprender sem perceber e sem necessariamente ter essa intenção conscientemente. Conceitos matemáticos, físicos, biológicos são vivenciados em processos brincantes de explorar o mundo. Por exemplo: crianças pequenas gostam de colocar pequenos objetos dentro de recipientes e, depois, tirá-los de lá -- matemática. Gostam de erguer torres, empilhando blocos -- física. Gostam de trocar líquidos de um recipiente para o outro -- física. Também adoram seguir, observar, descobrir pequenos insetos de jardim -- biologia. Rico, não? Trouxemos algumas ideias de brincadeiras e explorações não-estruturadas que podem ser oferecidas às crianças na escola -- e mesmo em casa.Na Base
Pensando no que nos propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), podemos dizer que o principal campo de experiência pensado para explorar a Ciência é: Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações é o campo de experiência. Essa matéria na revista Nova Escola aborda todos os campos de experiência e dá exemplos de como eles podem ser aplicados com os pequenos. Abaixo, separamos cinco livros que podem inspirar essa exploração com as crianças:
1) A Superpreguiça!
Autor e ilustrador: Robert Starling
Temas: Fauna e Flora tropicais / Relações coletivas / A leitura e o valor de cada um
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) ou 7 anos (leitura independente)
Era uma vez uma preguiça comum, que vivia num galho comum, em uma árvore comum, em uma floresta comum. Por lá, não acontecia nada de extraordinário. Até que um dia, uma coisa aconteceu: a preguiça achou uma história em quadrinhos de um valente super-herói. Será que a preguiça poderia ser super-heroína também?
>>Por que ler:
O bacana, aqui, pensando em Ciências, é que o livro mostra uma boa variedade de animais e frutos da nossa floresta tropical. Também ressalta as características desse tipo de habitat, o que é super bacana para inspirar os pequenos.///
2) O protesto
Autora e ilustradora: Eduarda Lima
Faixa etária: A partir de 3 anos
Editora: Pequena Zahar
O protesto é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado.
>>Por que ler:
Em seu primeiro livro ilustrado, a autora portuguesa Eduarda Lima nos faz pensar sobre o impacto do ser humano no planeta em um apelo para nos unirmos contra a poluição e o desperdício, e semearmos o que mais tarde outros poderão colher. Um convite à reflexão e uma atitude responsável para com o nosso planeta.///
3) Olha que viro bicho... de jardim!
Autor: Lalau
Ilustradora: Laurabeatriz
Temas: Poesia / Rimas / Meio ambiente / Inseto / Curiosidades / Brincadeiras
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Joaninha usa pijama de bolinha? Borboleta voa com o xale colorido da vovó? Minhoca rebola? Será que a centopeia empresta um de seus pés? Afinal, ela tem tantos, não é?
>>Por que ler:
No novo livro de Lalau e Laurabeatriz, o leitor encontra uma série de curiosidades sobre o mundo dos insetos. Com doçura, encantamento, cores, ficção e não ficção, a obra – repleta de poesia visual e verbal – é um convite para conhecer alguns dos bichos mais adoráveis do jardim.///
4) Dino e Saura
Autor: Fernando Vilela
Ilustrador: Fernando Vilela
Temas: Dinossauros / Amizade / Respeito às diferenças / Amor / Solidariedade / Pluralidade cultural
Faixa Etária: A partir de 3 anos
Certa manhã, o ovo de uma fêmea Oxalaia foi parar no ninho de outra da mesma espécie. Tudo poderia ter passado despercebido se não fosse um pequeno detalhe: os ovos tinham cores diferentes.
>>Por que ler:
O premiado Fernando Vilela construiu essa história "escalando" apenas dinossauros brasileiros, pouco conhecidos pelas crianças e que, com certeza, vão chamar a atenção da curiosidade desses leitores. No final do livro, há um pequeno glossário indicando quais animais aparecem no livro e suas características principais :)///
5) O caracol e a tartaruga são amigos
Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Conto / Animais / Convivência social / Cotidiano / Respeito às diferenças /Amizade
Faixa Etária: A partir de 2 anos
O caracol e a tartaruga são bem diferentes: um gosta de escalar, outra de nadar. Um come folhas, outra, prefere as flores. Ele prefere as manhãs depois da chuva, enquanto ela adora qualquer dia, desde que esteja chovendo. Mesmo assim, eles são amigos, muito amigos mesmo.
>>Por que ler:
Tartarugas e caracóis são animais que costumam despertar a curiosidade dos pequenos. Essa obra pode sugerir outras investigações e descobertas, a partir das características que o premiado Stephen Michael King nos mostra na narrativa. Será que as tartarugas gostam mesmo tanto de água? E os caracóis? Não gostam nada? Quais as semelhanças entre esses dois seres curiosos, que levam suas casas nas costas? Neste post, trazemos cinco curiosidades sobre caracóis que podem animar as crianças em explorar ainda mais esse universo.///
Livros literários e Ciências no Fundamental I
Já para essa faixa etária entre os 6 e os 10 anos, crianças que estão no Fundamental I, a BNCC traz algumas mudanças importantes -- e desafiadoras -- no ensino das Ciências. Segundo esse material editado pela revista Nova Escola, assinado pela jornalista Rosi Rico, agora está mais clara a proposta de progressão do conteúdo, que se organiza em três unidades temáticas:- Matéria e energia;
- Vida e evolução;
- Terra e universo.
1) O mistério do colecionador
Autor: Milton Célio de Oliveira Filho
Temas: Aventura / Mistério / Adivinhas / Enigmas / Meio Ambiente / Crime Ambiental / Animais / Amizade / Cooperação
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Um grupo de amigos que adora desvendar enigmas acaba envolvido em um verdadeiro caso policial. Cíntia, Julinha e Heitor estavam prontos para se divertir desbravando a Mata Atlântica na excursão de sua escola ao Sítio Rio Azul. Tudo parece ir muito bem até eles descobrirem que um traficante de animais silvestres tem outros planos para a excursão.
>>Por que ler:
Os animais da Mata Atlântica e os crimes ambientais, que servem de fio da narrativa, podem disparar perguntas e investigações na turma.///
2) Ecologia até na sopa
Autoras: Mariela Kogan e Ileana Lotersztain
Ilustradora: Pablo Picyk
Tradutora: Mell Brites
Editora: Companhia das Letrinhas
Sofia e Violeta vão passar uma tarde com sua tia Mariela e, enquanto estão passeando na praça, fazendo compras no mercado ou mesmo preparando o jantar, muitas perguntas começam a surgir na cabeça das duas. Afinal, de que são feitas todas as coisas? O que acontece quando uma espécie é extinta? Por que é importante economizar água?
>>Por que ler:
Neste que é o primeiro livro da série Sopa de Ciências, as diversas perguntas e respostas que vão surgindo pelas páginas da obra podem instigar e refletir questões do leitor.///
3) Ludi vai à praia
Autora: Luciana Sandroni
Ilustrador: Eduardo Albini
Temas: Meio ambiente / Relacionamento familiar / Defesa dos animais
Faixa Etária: A partir de 8 anos
A tarde de Ludimila não estava fácil: tinha um monte de dever para fazer, nenhum ânimo e, ainda por cima, acabara de saber da bomba -- recuperação em Português, mesmo tendo a mãe jornalista. Mãe que certamente ficaria uma fera com a novidade. Meio sem saber como lidar com tanta coisa, a menina vai dar uma volta na praia e acaba engolida pelas águas!
>>Por que ler:
No fundo da Baía de Guanabara, Ludi -- ou a Marquesa dos Bigodes de Chocolate -- precisa ajudar a turma do fundo do mar a limpar o mar e salvar a população de peixes, mamíferos e crustáceos que vivem ali.///
E você? Quais livros acrescentaria a essa nossa lista?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.