Livros incríveis para falar de paternidade
11 de Agosto de 2019 às 06:39
Originalmente publicado no Blog da Brinque
1- O homem que amava caixas
Autor e Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Ética / Conto / Humanos / Brincadeiras / Criatividade / Dificuldade de expressão / Relacionamento familiar / Amor / Dia dos Pais (2º Domingo de Agosto) / Respeito às diferenças
Faixa Etária: A partir de 2 anos
Essa é a história de um filho, que amava um pai, que amava caixas. Delicada e metafórica, narra a relação afetuosa entre ambos, mesmo quando o pai não consegue expressar em palavras seu amor pelo filho. É nas caixas, que acompanham tantos momentos da vida do filho, feita pelas mãos do pai, que esse amor chega.

O homem que amava caixas, de Stephen Michael King (texto e ilustrações)
>>O autor já contou aqui que a inspiração dessa premiada obra foi sua relação com seu próprio pai.
2- Uma família é uma família é uma família
Autora: Sara O’Leary
Ilustradora: Qin Leng
Tradutora: Gilda de Aquino
Temas: Relacionamento familiar / Respeito às diferenças.
Faixa Etária: A partir de 4 anos
“Todas as famílias têm algo em comum, mesmo as mais diferentes." O que constitui uma família? Há um jeito certo? Uma quantidade exata de pessoas? Uma fórmula ideal? De forma afetuosa e bem-humorada, este livro faz uma exploração de diversas formações familiares e demonstra, de maneira sutil, que ao mesmo tempo em que existem infinitas famílias diferentes é o afeto entre seus integrantes que as une e as torna especiais. A versão original foi escolhida pelos organizadores da Feira Internacional do Livro de Bolonha para integrar uma lista de 200 obras humanistas em homenagem ao Papa Francisco.
3- O domingo trocado
Autora: Ruth Löbner
Ilustradora: Sabine Büchner
Tradutora: Hedi Gnädinger
Temas: Conto / Cotidiano / Relacionamento familiar
Faixa Etária: A partir de 8 anos
Jonas é filho de pais separados. De segunda a sexta, o garoto mora com Ana, sua mãe. Nos fins de semana, troca de casa para morar com Pedro, seu pai, que é um grande atrapalhado! Nos dias em que passam juntos, tudo dá errado. Depois de mais um sábado cheio de trapalhadas, Jonas tem uma ótima ideia: trocar de papel com seu pai. “Eu faço as coisas que você faz normalmente e você, as minhas. Hoje eu sou o pai e você é o filho! O que acha? Eu dou conta, pode ter certeza!”, diz. Pedro topa o desafio, e tudo funciona perfeitamente até irem ao parque para tomar sorvete e viverem algo inesperado...
>>Esses livros estão em desconto progressivo no site da Brinque-Book. Vai lá!
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.