Saiba por que as crianças gostam tanto de livros de princesas e bruxas
8 de Julho de 2019 às 20:20
Originalmente publicado no Blog da Brinque

Ilustração do livro A princesa e o gigante, de Caryl Hart (texto) e Sarah Warburton (ilustraçã0)
Maria Tatar, especialista em literatura infantil e folclore ligada à Universidade de Harvard, escreveu: "(...) os contos de fadas tornaram-se uma parte vital de nosso capital cultural. O que os mantém vivos e pulsando com vitalidade e variedade é exatamente o que mantém a vida vibrando: angústias, medos, desejos, romance, paixão e amor". Desses e de outros contos clássicos surgem princesas, príncipes, heróis e vilões que, como as histórias que lhes deram origem, falam direto com o imaginário, medos e desejos de pequenos leitores. Até hoje, em leituras e releituras, os livros para crianças continuam recorrendo a esses personagens em suas melhores obras.Princesas simbolizam crescimento e amadurecimento
O autor Ilan Brenman, um dos mais importantes da literatura infantil e que tem entre suas dezenas livros obras amadas como Até as princesas soltam pum! (Editora Brinque-Book), explica que as características simbólicas das princesas é que interessam tanto às crianças."São personagens que buscam o melhor de si, que sabem que, para conseguir algo (amadurecer, por exemplo), é necessário muito esforço, sair do seio familiar, seguro e conhecido, para um mundo de aventuras e obstáculos."
E continua: "A jornada desses personagens reflete o mundo interno da criança, que, ao mesmo tempo quer continuar na segurança do lar e quer também conhecer um mundo repleto de aventuras." Heroísmo, coragem, superação e sabedoria são algumas das características que as crianças procuram nas princesas. A jornada do herói e da heroína é sempre enfrentar um desafio -como uma floresta escura, por exemplo, um dragão, uma bruxa má- e retornar mais forte, vitorioso ou vitoriosa. Portanto, como diz Maria Tatar, "parte do poder dessas histórias deriva não só das palavras como das imagens que a acompanham". Há, escreve ela, uma ação catártica na medida em que, pelo heroísmo das princesas e dos príncipes, derrotamos gigantes, trolls, madrastas más e bruxas. Mas as bruxas também são personagens amadas, certo?Bruxas nos ajudam a lidar com o medo
Sim, as bruxas, os ogros e os vilões ajudam as crianças a enfrentar seus medos em um ambiente seguro. Os pequenos sentem-se vulneráveis, frágeis e sabem que viver é desafiador. Isso deixa as crianças bastante assustadas: o monstro embaixo da cama, o bicho-papão no telhado e o choro incontido depois de um tombo deixam claro que o medo é um sentimento que aterroriza os pequenos.
Ilustração de Bruxa, bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce (texto) e Pat Ludlow (ilustrações)
É no plano das imagens e, muitas vezes, do inconsciente e do simbólico, que as crianças têm as chances de "trabalhar" esses sentimentos e lidar com eles de forma a se sentirem mais seguras. Porque se o bicho papão assusta, é catártico vê-lo derrotado nos nossos livros preferidos. Não à toa, Bruxa, bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce e Patt Ludlow, foi o mais votado numa enquete realizada pela Editora Brinque-Book que perguntava aos leitores qual era seu livro mais querido. Aqui, escrevemos sobre os motivos dessa legião de fãs. "Lidar com personagens e situações assustadoras na fantasia, no aconchego do colo e do afeto dos adultos, é um modo de as crianças “viverem” simbolicamente aquilo que as assusta e, assim, elaborarem emoções complexas e desestabilizadoras. Por isso as histórias de terror e perigo e os seres encantados são unanimidades entre elas, quase irresistíveis. Nesse Bruxa, Bruxa, o que não falta são criaturas horripilantes: da bruxa ao fantasma, passando por pirata, lobo, tubarão, coruja. Até o unicórnio, aqui, não fica nada fofo". O trecho acima foi retirado de uma resenha sobre Bruxa, bruxa, publicada pelo Blog da Brinque. Ele resume bem o fascínio das crianças e porque as histórias de medo são tão interessantes para elas. A Cigarra e a Formiga, canal de literatura infantil, também resenhou a obra neste post. A seguir, confira a íntegra da conversa com Ilan Brenman sobre princesas e, em seguida, conheça três livros com a temática de heroísmo ou de medo -com princesas ou seres assustadores- fundamentais para a biblioteca dos pequenos.///
Ilan Brenman fala sobre a jornada das princesas
[caption id="attachment_2669" align="aligncenter" width="405"]
///
Conheça três livros imperdíveis e de qualidade com personagens encantados e dos contos de fadas


Muitas coisas no mundo crescem: unhas, cabelos, pés, braços... Laura também cresceu. E quando crescemos, muitas vezes, nos esquecemos de coisas que aconteceram no passado. Ela se reencontrará com o famoso LIVRO SECRETO DAS PRINCESAS, lembranças e novas descobertas mudarão para sempre seu olhar a respeito dos vilões dos contos de fada.

Em uma vila muito alegre, com árvores magníficas e jardins coloridos, vivia uma princesa irreverente. Seu mordomo? Um ratinho! Sua ajudante? Uma gata. Seu pai? Cozinhava. E a mãe? Lenhas cortava. No quintal, um pé de feijão. E, no alto dele, o que havia? Hum, isso você já deve imaginar: um gigante resmungão! A princesa Sofia não conseguia dormir, e tudo porque o gigante mal-humorado ficava marchando para lá e para cá a noite inteira. Mas, ao ler seu livro preferido de contos de fadas, ela logo teve uma ideia genial.
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.