Livro interativo para jovens leitores? Suspense de Jack Heath estreia no Brasil
2 de Março de 2020 às 23:18
Originalmente publicado no Blog da Brinque

Interação e reação
"Na transição da infância para adolescência, os jovens começam a se afastar da leitura, que passa a ser encarada muitas vezes como apenas uma obrigação escolar e não como uma atividade prazerosa", explica a coordenadora editorial da Brinque-Book, Elisa Zanetti. Pais e professores que o digam, não é mesmo?
Black Mirror
"A proposta diferente do livro, que dá oportunidade ao leitor de construir a narrativa juntamente com o autor e de participar da história como um personagem, abre caminho para uma maior identificação e aproximação dessa geração – acostumada com videogames, interações virtuais, realities shows etc. – com uma literatura que, mesmo dispondo apenas de papel e tinta, consegue transportar seus leitores mais facilmente para qualquer tempo e cenário, graças a essa abordagem", avalia Zanetti. Toda essa interatividade aparece em outras obras da cultura pop voltadas para um público mais jovem, que nasceu e cresceu sob o impacto pela tecnologia.
Ação e reação
É também na pré-adolescência quando os jovens estão começando a perceber o impacto de suas ações no mundo, observando suas escolhas e refletindo sobre as consequências delas. Não à toa, escolhas são o pano de fundo desse thriller, como nos lembra a especialista Clara de Cápua, que escreveu o seguinte no material de apoio ao professor, elaborado exclusivamente pela Escarlate para o livro:
"Quais são as consequências das suas decisões? Quais caminhos você está abrindo ou fechando quando faz uma escolha? Por mais que às vezes não pareça, o momento presente car- rega em si a infinidade do porvir, em suas múltiplas variáveis. Essa reflexão é o pano de fundo de uma eletrizante aventura, O desastre do trem-bala, de Jack Heath".
Em sala de aula
O material de apoio assinado por Clara, aliás, está disponível em PDF, gratuitamente, e pode ajudar você, educador/a, a abordar as diversas facetas do suspense interativo de Heath com seus alunos. O projeto propõe diversas atividades e abordagens, em disciplinas como Geografia, Português e Arte, para antes, durante e depois da leitura. Tudo a partir do que define a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Jack Heath
O autor do livro é jovem: só 34 anos, como mencionamos uns parágrafos acima. Talvez por isso tenha tanta afinidade com o leitor e com esse gênero de thriller interativo de ficção. Muitos de seus livros são premiados. Alguns deles, viraram filme. Heath é um autor surpreendente, que chega agora no Brasil. A tradução da obra é do veterano -- mas também jovem -- Alexandre Boide, nome a assinar vários livros e séries de sucesso entre os jovens. Pela Escarlate, por exemplo, ele traduziu o potente Eu sou uma noz e a série Os Bandeira-Pirata. Ficou com vontade de ler? Fácil: por aqui, você acessa uma degustação do livro :-)///
E você? Do que mais gosta em livros de suspense?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.