Lançamento da Escarlate, "Eu sou uma noz" traz um diálogo entre literatura e refúgio na infância
14 de Junho de 2019 às 21:44
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Mas como falar com as crianças? Como tratar a infância em situação de refúgio? Qual o papel da escola e das famílias?
Essas perguntas nos trazem uma série de reflexões, mas algo é certo: é imprescindível apresentar o que pensam as crianças diante da situação, e um ótimo caminho é a literatura, que além de tratar o tema com cuidado, coloca os pequenos em protagonismo.
Ilustração do livro Eu sou uma noz, de Beatriz Osés e Jordi Sempere
É justamente o que nos propõe o livro Eu sou uma noz, de Beatriz Osés (texto) com ilustrações de Jordi Sempere, lançamento da Escarlate, editora do Grupo Brinque-Book com catálogo voltado para crianças acima de oito anos. Omar “cai” no quintal de uma advogada, vindo de um lugar longínquo, num barco-noz que naufragou. Sua tarefa: sobreviver e convencer um juiz de que por ser uma noz, precisa ficar com Marinetti, uma advogada solitária que deseja cuidar dele."Eu sou Omar e sou uma noz!"
Quando a realidade é absurda, um menino ser uma noz faz todo o sentido. O discurso do narrador, os depoimentos de Omar e da vizinhança onde ele “caiu”, nos conduzem, com suas múltiplas vozes, nesse conto de renascimento e imaginação. São 20 capítulos, nos quais a narrativa se alterna: ora uma descrição em terceira pessoa do julgamento em que o juiz quase aposentado da cidade vai decidir se Omar, a noz, pode ou não ficar sob os cuidados de Marinetti. Ora depoimentos em primeira pessoa das testemunhas do julgamento, que vão dando mais e mais elementos e emoção. As imagens também se alternam para complementar, de forma diferente, esses dois momentos. Com cores fortes, quentes e vivas, mostram as memórias dos moradores, em primeira pessoa, narradas nos depoimentos. Quer dizer, aquilo que aconteceu no passado recente com eles e Omar e que esta sendo compartilhado.

Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.