"Girafas", obra do premiado Jean-Claude, brinca com bichos, números e afetos
30 de Setembro de 2019 às 10:19
Originalmente publicado no Blog da Brinque

"O papai é o melhor desenhista de girafas do mundo!"
Uma girafa, duas girafas, três girafas... Que tal mais uma e ficam quatro? E se você fizer mais uma e ficarem cinco? Ah, mais uma, mais uma. E mais uma ainda. Ah, não para, papai. Já temos oito e para dez só faltam duas!
Números nossos de cada dia
Assim, desse jeito divertido, a história vai passeando pela aquisição da contagem, pelas primeiras somas e subtrações.
Meu pai é uma girafa?
Esse panorama vai se desenrolando ao mesmo tempo em que acompanhamos o afeto que une pai e filho/filha. (Mais tarde, lá atrás, no fim da obra, vamos descobrir, se formos curiosos o bastante para ler a mini biografia do autor, que esse ponto de partida guarda uma memória afetiva da infância de Jean-Claude).
Em sala de aula
Números, cores, afetos, girafas... São muitos os temas que podem ser explorados com as crianças nessa obra. Convocar o conhecimento prévio delas também pode ser um bom caminho para a pré e pós leitura. O livro dispõe de material de apoio para o professor, que pode ser baixado aqui. Elaborado por Clara de Cápua, o material está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e propõe atividades para antes, durante e depois da leitura.
///
Conte para a gente sua experiência com o livro! A caixa de comentários é toda sua! :-)Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.