Conheça três livros incríveis sobre sono para ler com as crianças na hora de dormir
Está querendo uma rotina de sono mais tranquila para toda a família?
O pediatra Daniel Becker deu dicas preciosas neste post aqui, do Blog da Brinque. A rotina, estruturada para que a noite seja calma e com poucos estímulos, é um dos passos para uma boa noite de sono.
Em geral, as crianças gostam de um ambiente calmo, música tranquilizante e uma boa história na hora de dormir. Ler para os pequenos é uma das formas mais gostosas de estar presente, trocando e compartilhando sensibilidades.
Neste outro post aqui, a especialista Edi Fonseca falou sobre isso, lembrando que: quando lemos ou contamos uma história, estamos oferecendo repertório cultural e sensível aos nossos filhos e dando a eles a oportunidade de conversar com a gente sobre o que acabaram de ouvir. Quer forma mais gostosa de compreender o que toca o coração deles e contar a eles o que toca o nosso? Leitura é presença e vínculo, um presente!
Se o tema é sono -- ou livros que possam criar uma atmosfera propícia a uma boa noite de descanso --, selecionamos três obras que dialogam com essa temática e mostram como a hora de dormir pode ser desafiadora -- e deliciosa.
Ilustração de Boa noite, Marcos, de Marie-Louise Gay
1) A hora de dormir com Teo
de Sophy Henn
“É a hora de dormir, Teo”, diz aquela voz, no primeiro canto da página. Acontece que Teo, claro, está muito ocupado para dormir. Afinal, a rotina do sono pede um bocado de ações, como tomar banho com pinguins, escovar os dentes com um crocodilo, tomar leite com um certo tigre e pular feito canguru, bem quando o sono chega. Chega? Se o sono chega ou não, é o que os pequenos vão descobrir, interagindo com essa história tão próxima do universo infantil.
>>Com abas e letra bastão.
>>Indicado para crianças a partir de 1 ano.
2) Boa noite, Marcos!
de
Marie-Louise Gay
Marcos não consegue dormir sem o seu cachorro Fred. Decide, então, acordar sua irmã Estela para procurar o cão. Para ajudar o irmão a dormir, Estela sugere que Marcos conte carneirinhos. Mas não tem nenhum carneirinho no quarto! E Marcos só sabe contar até três! Partindo do ponto de vista da criança, a história lança mão do bom humor para tratar de situações comuns no cotidiano dos pequenos.
>>Ganhador do selo
Acervo Básico, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos.
3) O urso sonolento
de Nick Bland
Nas montanhas geladas, enquanto a neve caía, o urso era incomodado por uma raposa que o perseguia. Mas o urso estava com pressa, estava atrasado. Era hora de hibernar, poiso inverno havia chegado. A raposa, sabida como sempre, tem um plano para o seu GRANDE amigo. Ela o convence de que ele precisa de um espaço maior, mais confortável e melhor. Será que ele vai entrar nessa?
>>Quinto título da série "Urso", de
Bland -- premiado autor australiano, que tem
nove livros infantis publicados pela Brinque-Book, entre eles
O urso rabugento,
A árvore magnífica (em parceria com Stephen Michael King) e
A fabulosa fábrica de amigos.
>>Indicado para crianças a partir de 2 anos.
Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.