Como garantir autonomia às crianças no novo normal das aulas em casa?
4 de Dezembro de 2020 às 15:46
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Na escola, as crianças constroem outras relações e repertórios, com consequências diretas em sua autoimagem. Imagem: Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando
Quando a escola vira casa
"Essa exploração é engrandecedora do processo de autonomia da criança, que vai crescendo conforme o pequeno vai se desenvolvendo", explica Danielle. Segundo ela, a autonomia é construída e precisa dessa ampliação de repertório, impossível de ser oferecida em casa pela própria natureza das relações domésticas. Por mais que a gente se esforce, mães e pais, diz Danielle, têm uma visão parcial dos filhos, no sentido de que enxergam as crianças pela lente da convivência cotidiana, das próprias expectativas e feridas. Além disso, têm um papel claro, que é cerceador e acaba se desenvolvendo mais na chave da cobrança.Entre os pares, as crianças experimentam outras habilidades e ampliam o conceito de si mesmas. Imagem: Socorro em: uma vida nada fácil, de Silvana Rando
1) Escola: observe mais, interfira menos
Nas aulas on-line e nos encontros presenciais -- se eles já estão acontecendo --, a escola tem aberto espaço para as crianças conviverem, conversarem, trocarem? Em que medida as brincadeiras e convivência tem se mantido nesse "novo" ambiente? Você sente que a escola está atenta a essa dimensão tão importante? Tem oferecido espaços, ainda que virtuais, para uma troca entre pares, ou se seja, entre as crianças? A escola tem sido um apoio ativo para os alunos lidarem com a situação que se coloca, de diminuição de espaços coletivos de convivência? Procure interferir o menos possível nas atividades das crianças, na relação delas com os educadores, nas conversas das aulas on-line.Um lenço pode muito se estiver vestindo uma criança... ou rainha! :-) Imagem: O lenço, de Patricia Auerbach
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2) Assuma um olhar empático
Estamos todos sobrecarregados, mas as crianças também! Para elas, é muito difícil habitar um mundo completamente virtual, com pouco contato com a natureza, repleto de restrições. As crianças estarão mais sensíveis, irritadas, desestabilizadas, não é nada contra os adultos, nada pessoal ;-) Para manter o clima tranquilo em casa -- muito necessário para a saúde emocional de todos --, vale a pena ter isso em mente.///
3) Crie espaços menos estruturados
Para amenizar os impactos dos itens anteriores, tenha em mente uma ideia: natureza! Nesse momento, estar em contato com ambientes naturais, plantas caseiras, uma grama, um céu na varanda que seja é muito importante! Do lado de dentro, mesmo que num pequeno apartamento, tenha uma bacia com água e diversos utensílios para os pequenos. Ofereça espaços e brincadeiras menos estruturadas: Potes, utensílios variados, pedrinhas (que não possam ser engolidas pelos menores!), conchas coletadas em viagens anteriores, tecidos, roupas antigas, cestos, almofadas, blocos de madeira, papelão... Tudo isso são elementos que podem se transformar em qualquer coisa que a criança queira! A ideia é montar um ambiente seguro e deixar com que ela brinque sem a interferência do adulto: não dê muita sugestão, não direcione, não elogie nem critique. Deixe a criança livre para explorar os elementos. Você pode achar ideias inspiradoras para esse tipo de brincadeira aqui no post abaixo: https://blog.brinquebook.com.br/brincar/brincadeiras-bebes-tecidos////
E você? Como tem tentado manter a autonomia dos seus filhos em casa? Mas como garantir esse tipo de desenvolvimento para as crianças numa escola que vai continuar sendo em casa?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.