Volta às aulas: 20 livros infantis mais adotados em 2021

27/01/2022

Para os pais, janeiro é o mês da lista de materiais e de começar a comprar os livros sugeridos pela escola das crianças. A volta às aulas já está aí e, pensando nisso, fizemos uma lista com os 20 títulos dos selos infantis do Grupo Companhia mais adotados pelas escolas brasileiras em 2021, desde o Infantil 1 até os anos iniciais do Fundamental 2 (pré-adolescentes entre 11 e 12 anos).

Se você quer ler a lista dos livros infantis mais adotados em 2022, venha por aqui

Diversa, cheia de obras inspiradoras que falam diretamente à sensibilidade das crianças, não é à toa que essa listona contempla os livros mais escolhidos para a formação leitora e muitos dos best-sellers. E funcionam tão bem em sala de aula quanto nas leituras em família!

 

1) Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca e Bruna Assis Brasil

Nesta volta às aulas, confira os livros infantis mais adotados

Neste livro-reportagem, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos 14 anos por defender a educação feminina.

A repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

 

2) Que história é essa?, de Flavio de Souza e Pepe Casals

Na volta às aulas, confira os livros infantis mais adotados  pelas escolas

Quem já ouviu a história da Bela Adormecida contada por um dragão que come salsichas? Todas as histórias deste livro são assim: muito conhecidas, mas completamente inéditas.

O livro foi construído um pouco à maneira dos jogos eletrônicos: se o leitor entrar na história de Cinderela por uma porta “errada”, vai olhar a mesma história pelos olhos do lagarto que se transformou em criado de libré: tudo muda, mas a essência da história permanece inalterada.

Prêmio Revelação Ilustrador e Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 1995, categoria criança.

 

3) Diário de Pilar na Amazônia, de Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Pilar e Breno montaram a Sociedade dos Espiões Invisíveis (SEI) e estão dispostos a desvendar os mistérios do passado. A menina achou um recorte de jornal com uma notícia pela metade e tem certeza de que é uma pista sobre o paradeiro de seu pai, que não chegou a conhecer e de quem só tem uma foto antiga.

Em um giro na rede mágica, os dois e o gato Samba vão parar em pleno rio Amazonas! Juntos, vão enfrentar os feitiços da Iara, descobrir os segredos da Floresta Encantada habitada pela temível Cobra-Grande e ainda se dar conta de que suas árvores estão sendo destruídas e de que é preciso fazer alguma coisa para preservá-las.

Pilar aprende sobre comer pupunha cozida e peixe com açaí, dormir em rede, andar de gaiola e canoa e morar em uma palafita.

LEIA MAIS: O processo criativo de Joana Penna ao ilustrar Diário de Pilar

 

4) Meu primeiro livro de contos de fadas, de Mary Hoffman e Julie Downing

Volta às aulas: os 20 livros infantis mais adotados pelas escolas

Alguns dos mais belos contos de fadas da tradição européia são narrados de forma poética e divertida. Autora de mais de setenta livros para crianças, Mary Hoffman reconta catorze contos de fadas em linguagem simples e poética.

São contos dos principais escritores do gênero: Andersen, Madame de Beaumont, os irmãos Grimm e Perrault. Mas há também uma história de Oscar Wilde,”O gigante egoísta”, e “João e o pé de feijão”, originária da tradição oral inglesa. Numa linguagem simples e poética, a autora dá nova vida a histórias consagradas. 

 

5) Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas

Este título é o nome do personagem, que era vizinho de um asilo de idosos, todos seus amigos. Mas era de Dona Antônia que ele mais gostava.. Então, monta uma cesta e vai levá-la a Dona Antônia. Quando ela recebe os presentes ‘maravilhosos’, conchas, marionete, medalha, bola de futebol e um ovo ainda quente, cada um deles lhe devolve a lembrança de belas histórias.

Na volta às aulas, confira os 20 livros infantis mais adotados

Quando soube que ela perdera a memória, quis saber o que isso significava e foi perguntar aos outros moradores do asilo. Como resposta, ouve que memória é algo: bem antigo, que faz chorar, faz rir, vale ouro e é quente.

Ganhador do selo Altamente recomendável, da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

LEIA MAIS: Joias do catálogo: Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas

 

6) Diário de Pilar na Grécia, de Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Em sua primeira viagem – e neste primeiro livro da série -, Pilar nos apresenta o fascinante mundo da mitologia, repleto de deuses e heróis.

Quando seu avô parte para a Grécia, ela vai atrás dele levando seu gatinho Samba e o mais-que-amigo Breno. Com eles, vive grandes momentos ao lado de personagens mitológicos como Pégaso, o único cavalo alado do mundo; Midas, o ambicioso rei que transforma tudo em ouro; Hércules, o mais forte dos homens, e o casal de deuses Zeus e Hera.

Na jornada, ela descobre alguns dos maiores segredos da vida. Será que vai encontrar o avô, afinal?

 

7) O carteiro chegou, de Janet e Allan Ahlberg

Nesta volta às aulas, conheça os livros infantis mais adotados do Grupo Companhia

Assim como todo mundo, os personagens dos contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou.

Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo?

Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes – especialmente em caso de Lobo Mau – ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível.

Todo contado em rimas, o livro, um clássico mundial que já vendeu mais de 6 milhões de cópias, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.

 

8) O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado e Carybé

Na volta às aulas, confira os livros infantis mais adotados nas escolas brasileiras

O temperamento do Gato Malhado não era nada bom: bastava aparecer no parque para todos fugirem às pressas. E ele não se importava mesmo com os outros, ia tocando a vida com a indiferença habitual. Até que, chegada certa primavera, o Gato nota que a Andorinha Sinhá não tem receio algum dele. Foi o suficiente para que dali nascesse a amizade dos dois, que se aprofunda com o tempo. Mas o amor entre os dois é proibido, não só porque o Gato é visto com desconfiança, mas também porque a Andorinha está prometida ao Rouxinol.

Jorge Amado colheu a história desse amor impossível de uma trova do poeta Estêvão da Escuna, que a costumava recitar no Mercado das Sete Portas, em Salvador, e a colocou no papel com o tom fabular dos contos infanto-juvenis em 1948, quando vivia em Paris. Não era uma história para ser publicada em livro, mas um presente para o filho, João Jorge, que completava um ano de idade. Guardado entre as coisas do menino, o texto só foi reencontrado em 1976. João Jorge entregou então a narrativa a Carybé, que ilustrou as páginas datilografadas. Jorge Amado deu-se por vencido: o livro foi publicado no mesmo ano.

Esta edição mantém as ilustrações de Carybé em projeto gráfico de Kiko Farkas e com posfácio da escritora Tatiana Belinky.

 

9) O homem que amava caixas, de Stephen Michael King

Capa do livro O homem que amava caixas

O homem que amava caixas conta a história de um homem que era apaixonado por caixas e por seu filho. O único problema é que, como muitos pais, ele não sabia como dizer ao filho que o amava.

Um dos livros mais amados do sensível Stephen Michael King, essa história é baseada na relação do autor com seu próprio pai.

 

10) Diário de Pilar no Egito, de Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Uma volta na rede mágica e lá vai Pilar rumo ao Egito!

Com seu inseparável amigo Breno e o gato Samba, essa menina aventureira encontra Tutancâmon, o jovem faraó que foi enterrado vivo num sarcófago e precisa de ajuda para recuperar seu trono. O trio vai viver experiências inesquecíveis entre as pirâmides, enfrentando deuses, feras e seres mitológicos.

 

11) Juju e a árvore da amizade, de Fabio Quinteiro

Juju, a menina alegre e divertida que adorava cores e brincava de associá-las a diferentes significados, agora tem um novo desafio: cuidar bem de seu jardim de amigos e deixar a vida mais colorida, compartilhando experiências e aprendizados por aí! Assim como há diferentes tipos de plantas, há diferentes tipos de amigos.

Como então regar a amizade para colher lindos frutos duradouros? No final do livro, Juju e seus amigos dão dicas de como preservar a natureza e como plantar mudinhas no algodão, em garrafas pet e até na casca do ovo!

 

12) A carta do Gildo, de Silvana Rando

Catarina mudou de escola no começo do ano. Um belo dia, os colegas da escola antiga receberam uma carta dela contando suas impressões sobre o novo colégio. Animados – e cheios de saudade – todos resolveram responder.

Mas um furo na bolsa do carteiro mudou o rumo das correspondências, que foram parar até no sapato da mulher gorila do parque. Os alunos começaram a receber respostas a suas cartas, mas a de Gildo não chegava nunca. Será que só ele vai ficar sem?

 

13) Rápido como um gafanhoto, de Audrey e Don Wood

Ra?pido, corajoso, medroso, preguic?oso, trabalhador, alegre, triste, como voce? e??

Este livro, com suas belas imagens, desperta nas crianc?as a ideia de que somos todos parecidos e, ao mesmo tempo, todos diferentes. A?s vezes somos de um jeito, a?s vezes de outro. Ra?pidos como um gafanhoto, lentos como um caracol.

Dos mesmos autores de O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeadoeste divertido livro fala de opostos associando alguns animais a características humanas. As crianças vão se reconhecer e, além disso, a obra pode suscitar a leitura complementar de diversos gêneros literários, como as fábulas.

 

14) Diário de Pilar na África, de Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Nesta volta às aulas, quais são os livros mais adotados pelas escolas?

Pilar, Breno e o gato Samba embarcam na rede mágica e vão parar na África, onde conhecem Fummi, uma princesa iorubá. Juntos, eles tentarão salvar sua família e seu povo, capturados por comerciantes de escravos.

Viajando da Nigéria a Angola, Pilar e seus amigos aprendem várias coisas sobre a história da África, seus animais e sua cultura.

Os quatro aventureiros contam com a ajuda de um elefante para atravessar florestas, enfrentam o mar bravio num pequeno veleiro, galopam na perigosa savana montados em uma zebra, descem o rio Congo ao lado da poderosa rainha Jinga e enfrentam os donos dos navios negreiros.

 

15) As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, de Miguel de Cervantes, adaptado por Luciana Sandroni

O fidalgo Alonso Quixano já tinha seus cinquenta anos, era alto, forte, magro e madrugador. Possuía uma fazenda em Mancha, na Espanha, mas a estância ia de mal a pior, porque o nobre não tinha nenhuma disposição para trabalhar nela. Tudo o que ele queria era ler novelas antigas de cavalaria, ocupação a que se dedicava sem parar – com muita paixão.

Um dia, imaginou que podia ser ele mesmo um cavaleiro andante: “Sairei pelo mundo para proteger os fracos e oprimidos! Ah, nesse mundo há tantas injustiças por desfazer!” Assim, Quixano se transforma em Dom Quixote e deixa sua casa em busca de aventuras, mesmo onde elas não existem.

Luciana Sandroni adapta este que é considerado o primeiro romance moderno. Engraçado, irreverente e tocante, apresenta ao jovem leitor, com projeto gráfico e ilustrações de Ana Matsusaki, esse personagem icônico, “quixotesco”, que se tornou sinônimo dos que lutam por um ideal, mesmo que inalcançável.

 

16) Todo mundo é misturado, de Beth Cardoso

Pablo, o novo menino da classe de Júlia, é boliviano. Curiosa, ela logo quer saber mais sobre ele, mas seus colegas de classe não tem uma opinião tão favorável sobre o aluno novo que veio de longe. Uma série de mal-entendidos e palavras trocadas em português e espanhol armam um cenário nada amigável para Pablo. Será que Júlia conseguirá ajudar o novo amigo e fazer todos entenderem que, no fundo, somos todos “misturados”?

Finalista do Prêmio AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) na categoria Texto Literário Juvenil.

 

17) Diário de Pilar na Índia, de Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Nesta volta às aulas, confira os livros infantis mais adotados em 2021

Pilar, Breno e o gato Samba estão de volta! Dessa vez, os personagens partem para a Índia em busca de autoconhecimento, mas esta viagem não será somente inspiracional. Logo no início de sua jornada, os amigos conhecem Kamala, uma jovem atriz de Bollywood à procura do paradeiro de seu irmão.

Juntos, eles percorrem um longo caminho de descobertas fascinantes sobre a cultura, a culinária e os aspectos espirituais e filosóficos deste país gigante e populoso.

Viajando de trem, riquixá ou bicicleta, Pilar e seus amigos conhecem o Taj Mahal, o rio Ganges e até o Dalai Lama. Entre aulas de yoga e meditação, são convidados para um casamento indiano, se encantam com os ensinamentos de Buda e aprendem sobre a história de Gandhi e seu movimento de resistência não violenta a favor da independência. Diário de Pilar na Índia é uma imersão cultural nesse país de inúmeros contrastes e que motiva também um mergulho

LEIA MAIS: Flávia Lins e Silva fala sobre Pilar na Índia e viagem interior

 

18) A queda dos moais, de Blandina Franco, Patricia Auerbach e José Carlos Lollo

Nesta volta às aulas, confira os livros infantis mais adotados pelas escolas em 2021

Finalmente as férias chegaram, e Joaquim pode se divertir. Acontece que seus pais decidiram levar a família para conhecer a Ilha de Páscoa e, segundo o garoto, não há nada ali, além do fato de a grande atração do local ter caído de cara no chão.

Assim começa a saga do clube PaSNo – Pais Sem Noção – uma hilária e curiosa viagem pelo mundo dos moais e pelas mais diversas formas de escrita. Em uma narrativa ficcional que percorre 29 tipos de texto, A queda dos moais trata, principalmente, de grandes momentos compartilhados com quem mais amamos, da perspectiva de um pré-adolescente.

 

19) Eu sou uma noz, de Beatriz Osés e Jordi Sempere

Na volta às aulas, conheça os livros infantis mais adotados nas escolas do Brasil

Eu sou Omar e sou uma noz! “Caí” no quintal de uma advogada, vindo de um lugar longínquo, num barco-noz que naufragou. Minha tarefa: sobreviver e convencer um juiz de que, por ser uma noz, preciso ficar com Marinetti, a dona do quintal onde “caí”. Quando a realidade é absurda, um menino-noz faz todo o sentido.

Nesta obra magnífica, a autora aborda a questão do refúgio a parir de múltiplos olhares: das testemunhas, de Omar, da advogada Marinetti, que quer adotá-lo, do juiz, que leva a lei ao pé da letra. Assim, narrando ao mesmo tempo o julgamento que vai decidir o destino do menino que fugiu de sua terra natal em um barco e a história dele com a vizinhança da pequena cidade, o livro monta um completo e complexo panorama.

Sobrevivendo, Omar trouxe vida a uma comunidade e revelou não apenas suas origens, mas também a de todos nós.

 

20) Poliana, de Eleanor H. Porter

Na volta às aulas, saiba quais são os livros infantis mais adotados em 2021

A menina Poliana, com apenas 11 anos, tem muito a ensinar. Após a morte dos pais, ela foi viver com sua severa tia Polly. A mudança foi inesperada para as duas, mas Poliana com seu jeito doce conquistou a todos ao seu redor.

No clássico da literatura para jovens leitores, escrito em 1913, é emocionante ver como uma garotinha com uma brincadeira simples – o Jogo do Contente – pode enxergar o lado bom de todas as situações, mesmo quando os outros não conseguem. Aqui é a forte e corajosa menina protagonista que irá mostrar a todos da cidade a importância da solidariedade, do amor ao próximo e de uma atitude positiva em relação à vida.

best-seller mundial chega ao selo Escarlate com tradução e adaptação da renomada crítica literária, autora e professora Marisa Lajolo, e projeto gráfico leve e moderno da designer Ana Matsusaki.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog