Notice (8): Trying to get property of non-object [APP/Controller/ContentsController.php, line 270]
Viagens por mares, terras e bosques - Blog da Letrinhas

Viagens por mares, terras e bosques

 

Em novembro, o Expresso Letrinhas embarcou seus leitores-viajantes por terras distantes, pelos mares e por bosques misteriosos. Quer saber mais sobre esses percursos?

Para os bem pequeninos, a viagem desembarcou na desesperadora história da menina que perdeu o seu penico e tem urgência para encontrá-lo. Já aqueles um pouco maiores viajaram por uma narrativa que conta a aventura de dois irmãos que buscam uma raposa para fazer um lindo cachecol à sua irmã. Os mais crescidinhos foram mais longe: aportaram em terras da Palestina, lugar em que contar histórias é uma arte presente no cotidiano. Ah, todos ainda incursionaram ao mundo das sereias, a partir de uma bela fábula escrita por Zélia Gattai. Confira.

 

A primeira sereia do mundo

 

As sereias carregam uma origem misteriosa, mas a professora Carol trata logo de contá-la aos seus alunos. Daí a fábula Jonas e a sereia, em que um jovem pescador apaixona-se por um peixe atraído pelo seu anzol. Será que essa história vai acabar bem? A resposta você descobre no livro escrito por Zélia Gattai e ilustrado por Flavio Morais.

 

Um caso de urgência

 

Esta é a história de Hortência, que precisava fazer uma coisa com muita, mas muita urgência. Quando seu penico desaparece, a pobre menina fica desesperada atrás de quem estivesse com o objeto. Quem será que o pegou? Descubra na obra Cadê o meu penico?, escrito por Mij Kelly e ilustrado por Mary McQuillan.

 

Aventuras geladas

 

Os irmãos Jaska, Kaspar e Másia vivem juntos em um lindo e gelado bosque. Quando Másia decide que quer um cachecol de pele de raposa, eles prontamente saem em busca de realizar seu desejo, com medo de uma reação negativa da irmã. Mas o que será que encontrarão pelo caminho? Talvez O único e verdadeiro rei do bosque, escrito e ilustrado pelo basco Iban Barrenetxea.

 

Histórias palestinas

 

Nos países árabes, contar histórias é mais do que um ato cotidiano – é uma arte que atravessa gerações. As histórias tradicionais recontadas por Sonia Nimr em Ghaddar, o demônio, e outros contos palestinos vão além: são capazes de ultrapassar fronteiras geográficas e encantar crianças e adultos de diferentes etnias. As ilustrações são de Hannah Shaw.

 

Para embarcar

O Expresso Letrinhas envia dois livros à casa dos assinantes: um clássico e outro que varia de acordo com a faixa etária escolhida. O kit também acompanha fichas com informações adicionais das obras, dicas de atividades e temas de discussão do mês, uma carteira de sócio-viajante, um cartão-postal com ilustrações clássicas de literatura infantil e um livreto com imagens para colorir e atividades para brincar.

O livro clássico deste mês é Jonas e a sereia, de Zélia Gattai, e os demais são Cadê meu penico?, de Mij Kelly (0 a 6 anos), O único e verdadeiro rei do bosque, de Iban Barrenetxea (de 7 a 9 anos), e Ghaddar, o demônio, e outros contos palestinos, de Sonia Nimr (de 10 a 12 anos).

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais