Um pouco do que ficou em 2018

27/12/2018

 

No poema Resíduo (A rosa do povo), o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade diz que “de tudo ficou um pouco”. Um pouco das conversas e diálogos, das leituras e análises é absorvido e se torna aprendizado. O ano de 2018, carregado de diversos debates políticos, sociais e culturais, também deixou no Blog das Letrinhas suas marcas: discussões sobre bibliotecas e suas ressignificações, questões ligadas ao tema da sexualidade e infância e a importância de tratar de política em sala de aula ganharam destaque entre as postagens ao longo do ano.

Nos últimos meses, marcamos presença em diversos eventos culturais significativos do calendário da literatura, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Flip (Festa Literária de Paraty) e Feira do Livro Infantil de Bolonha. Também conversamos com autores queridos das crianças, tratamos dos lançamentos que chegaram às estantes das livrarias, listamos os livros que não podemos deixar de ler e trouxemos convidados especiais para tratar de temas relevantes (Susana Ventura falou das mulheres nos contos de fadas; Januária Cristina Alves tratou de ficção e fake news; Silvana Tavano abordou os desafios de se escrever para crianças). Assuntos polêmicos não ficaram de fora da pauta num ano marcado por tantos debates acalorados, mas também ficamos atentos àqueles temas sensíveis e necessários ao debate da leitura e da literatura, da infância e da educação.

Nesta virada de ano, o Blog da Letrinhas tem um breve recesso, retomando as postagens em 3 de janeiro de 2019. Para relembrar os momentos especiais de 2018, confira alguns destaques do ano a seguir.

 

O que leem os filhos dos escritores

Repertório de cantigas e jogos está nos nossos genes

Canções dos quatro cantos do planeta

Os não ditos das leituras silenciosas

Literatura não é manual de boas intenções

Uma heroína em busca de sua identidade

Livros infantis que todo adulto deveria ler

Casa de escritor é uma verdadeira biblioteca

Como ler em voz alta para uma criança

Política se discute, sim!

A cor da saudade de Marilda Castanha

"O ilustrador é um escritor de imagens"

 

Feliz Ano Novo e até logo!

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog