Um garimpo de tesouros da literatura infantil

05/06/2019

 

Esopo, La Fontaine, Irmãos Grimm, Olavo Bilac e Monteiro Lobato são alguns dos nomes que estampam o acervo de livros infantis raros da Biblioteca Mário de Andrade e que, agora, também podem ser vistos pelo público. A exposição Livros para crianças – Literatura infantil no acervo de raridades da Mário, aberta ontem (4) com um debate entre a editora e mestre em letras Isabel Lopes Coelho e o escritor e ilustrador Maurício Negro, recebe visitas até o dia 28 de julho. Com entrada gratuita, a mostra reúne 58 títulos publicados entre os séculos XVII e XX, que até então permaneciam em uma sala pouco acessada. 

 

Foto: Divulgação

 

Diretora da biblioteca e curadora das últimas duas edições da Flip, Joselia Aguiar lembra seu primeiro dia de trabalho naquele espaço, há três meses. “Visitei todos os andares e fiquei particularmente deslumbrada com o acervo de obras raras, com cerca de 20 mil volumes. Achei que era uma pena que o grande público não pudesse conhecê-los. Por força da raridade, são títulos vistos apenas por pesquisadores, com hora marcada e todos os cuidados de manuseio e segurança possíveis. Naquele mesmo dia, conversando com os dois bibliotecários que estão à frente dessa área, Rízio Bruno e Joana de Andrade, sugeri que fizéssemos exposições temporárias, de modo que esse tesouro pudesse ser conhecido. Foi assim que surgiu a exposição Pioneiras – autoras mulheres no acervo de raridades, que ficou em cartaz entre abril e maio. E agora esta." 

O norte para a curadoria da exposição são as definições de criança e livro nos períodos em que essas obras, hoje raras, foram escritas. É o que explicam Rízio Bruno, que trabalha há 30 anos na biblioteca, e Joana de Andrade, há 15 anos atuando no espaço. Para os curadores, a questão da leitura em voz alta, bastante comum em outras épocas, e o fato de os títulos serem considerados para todas as idades são pontos que surgem nessa seleção e suscitam boas discussões. Vale lembrar que a escolha das obras foi baseada no acervo da biblioteca, doações e aquisições feitas ao longo de 95 anos e que exprimem o pensamento e a visão de mundo de um determinado grupo da sociedade. No caso da seção de raridades, os livros pertenceram a grandes colecionadores. Sendo assim, é natural que ocorram algumas ausências, que devem ser debatidas.

 

Foto: Divulgação

 

Segundo a diretora da Mário de Andrade, a grande mudança do que antes era considerado literatura para crianças e o que se considera atualmente é a tentativa de alcançar múltiplas individualidades. "Hoje a literatura voltada para a infância prevê variadas faixas de idade, até para aquelas que ainda não se alfabetizaram. Há sem dúvida mais variedade. Questões de gênero, raça e diferenças culturais são muito mais pensadas e contempladas do que eram no passado." A expressão artística, que, antigamente tinha como função a educação moral das crianças, no presente trata de questões mais subjetivas e diversas.

Além dessa exposição, desde o primeiro fim de semana de junho, a sala dedicada às crianças, inaugurada em agosto do ano passado, passa a ter uma programação recheadas de dinâmicas de leitura e teatro infantil nas manhãs de domingo. Ao longo do mês, o grupo de educadoras Dúdú Badé irá realizar atividades lúdicas e leituras inspiradas na cultura, na ancestralidade e na tradição africanas. Na sequência, às 11h, o público pode conferir a peça, apresentada pela cia. Los Lobos Bobos, Pescadora de Ilusão, inspirada no livro A mulher que matou os peixes, de 1968, que presta homenagem à obra e à escritora Clarice Lispector.

 

Foto: Divulgação

 

A proposta é aproximar os mais jovens desse patrimônio que é a Mário de Andrade, e afastar a ideia de que um espaço público desse porte só pode ser frequentado por intelectuais. A segunda maior biblioteca do país abriga, entre obras gerais, de arte, coleções raras e hemeroteca, 3 milhões de itens em seu acervo. Abrindo esse momento de integração com as crianças, mesmo com uma vizinha de bairro pensada justamente para atraí-las – a Biblioteca Monteiro Lobato – cria-se um vínculo entre sujeito e cidade, que pode, então, ser mantido até a fase adulta.

***

Anote na agenda

Livros para crianças –  Literatura infantil no acervo de raridades da Mário

Quando: de 4/6 a 28/7, todos os dias, das 10h às 19h

Onde: Biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94, República)

Quanto: grátis

 

Programação infantil

Quando: todos os domingos de junho, às 10h

Onde: Biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação, 94, República)

Quanto: grátis (para a peça Pescadora de Ilusão, é necessário retirar ingresso com uma hora de antecedência)

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog