Um chamado para boas aventuras nas férias

12/07/2018

 

É tempo de férias, momento para descansar dos deveres escolares e viajar nas mais incríveis histórias. São muitos os personagens que convidam as crianças a desbravar novos mundos: a corajosa Mabel Jones, que em uma noite muito estranha foi raptada por piratas e teve de enfrentar diversas aventuras ainda de pijama, o Homem-Cão, um cão-policial cheio de artimanhas, e o pequeno Lillebror, que conhece um homenzinho com um botão na barriga que lhe permite voar.

Confira a seguir a lista completa e boa viagem!

 

Criatividade à solta!

 

Imagine um super-herói de cuecas tão peculiar que nem ele mesmo sabe qual é a sua identidade. Pois foi o que fizeram os artistas-arteiros Jorge e Haroldo, que odiavam a escola e tinham uma imaginação fértil. Quem não gostava nada dessa criatividade era o diretor da escola dos garotos, o sr. Krupp. Mal sabia ele a identidade do herói, que você pode descobrir na série As aventuras do Capitão Cueca, de Dav Pilkey.

 

A melhor companhia

 

Que criança não gostaria de viver como Píppi Meialonga, que faz aquilo que bem entende? Ela calça sapatos enormes, é uma incansável contadora de coisas e dorme com os pés no travesseiro. É também muito forte, capaz de carregar sozinha um cavalo, dois policiais, uma vaca, um touro e dois ladrões. A companhia dessa menina especial está na trilogia Píppi Meialonga, da escritora sueca Astrid Lindgren.

 

Tudo por causa de um chocolate

 

Quando se está no sexto ano, nenhum dia é um dia comum. Não é diferente para Mia, que durante a aula de ciências recebe um bilhete de seu melhor amigo, o Bereba, que parece estar interessado na garota. Uma série de acontecimentos surgem daí, colocando Mia em contato com as questões que cercam o período da pré-adolescência. Confira o desenrolar dessa história em O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas ilhas Maldivas, de Keka Reis.

 

Uma heroína de pijamas

 

Ser sequestrada por piratas, parar dentro da barriga de uma baleia, procurar uma ovelha covarde em uma cripta – e tudo isso ainda vestida de pijama! Todos esses feitos são da imbatível Mabel Jones, que, em As improváveis aventuras de Mabel Jones, de Will Mabbitt, surpreende o leitor a cada página, em uma série de eventos de perder o fôlego.

 

Já pensou como seria?

 

Se você pudesse inventar o mundo, o que mudaria? Isso é o que propõe Marcelo Tolentino em O mundo seria mais legal, cheio de situações inusitadas para um dia a dia mais divertido. É o caso do cachorro que faz miau e do gato que faz au-au, do pinguim que não usa traje social ou da cama que é uma nave espacial. E aí? Que tal entrar na brincadeira?

 

Uma visita inesperada

 

Os acontecimentos mais inesperados podem surgir dos momentos mais tediosos. Pelo menos foi assim com o pequeno Lillebror, que estava em seu quarto desejando um cachorrinho quando, para a sua surpresa, surge um homenzinho que mora no telhado do prédio e tem um botão na barriga que lhe permite voar. Eles vivem grandes confusões em Karlsson no telhado, de Astrid Lindgren.

 

Sem luz, sem problema

 

Ficar sem luz em casa não é motivo para tédio. É só procurar por uma lanterna e pronto! As sombras das suas mãos e de objetos ao redor podem se revelar personagens incríveis de inúmeras histórias. Foi assim que nasceu Sombrinhas, de Jean Galvão, um livro que também traz dicas de como representar na parede de casa as mais diversas criaturas.

 

Amizades inseparáveis

 

Manter as amizades próximas sem a frequência das aulas é um desafio, e disso sabem muito bem as amigas Lúcia, Marta, Frida e Bia, que por esse motivo fundaram o Clube do Tênis Vermelho, também o nome da obra escrita pela espanhola Ana Punset. Será que as meninas conseguirão manter a proximidade com Marta, que está de mudança para Berlim?

 

As aventuras de um cão-policial

 

Não há melhor companhia para as férias de julho que o melhor amigo do homem. Por isso uma dica de leitura certeira é O Homem-Cão, de Dav Pilkey, também criador do famoso Capitão Cueca. Na história, um policial e seu cachorro sofrem um grave ataque do terrível gato Pepê. A única solução possível é unir a cabeça do cão ao corpo do homem, criando um grande super-herói que vai salvar todo mundo dos planos do maligno felino.

 

O mundo visto de cima

 

Prepare-se para viajar com Barnaby Brocket, um menino um tanto peculiar. É que ele flutua! Flutua tanto que no seu nascimento acabou parando no teto do hospital, o que surpreendeu a todos. Flutua tão terrivelmente que mais tarde perdeu-se dos pais e acabou navegando sem rumo pelo céu do planeta Terra, colecionando aventuras na obra A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket, do escritor John Boyne.

 

Amizades de diferentes tempos

 

Mix, Max e Mex, de Luis Sepúlveda, traz uma história de uma amizade especial, envolvendo um menino (Max), um gato (Mix) e um rato (Mex), que vivem tempos diferentes. O garoto cresceu e tornou-se um jovem, cheio de planos e desejos. Mix envelheceu e, cego, alcançou uma sabedoria felina e agora tem o rato como companhia.

 

Os meninos que foram à caça

 

Quando não sabemos o que esperar pelo caminho, tudo pode acontecer. Inclusive nos depararmos com O único e verdadeiro rei do bosque, assustador personagem que dá nome ao livro de Iban Barrenetxea. O desfecho dessa história, dos meninos que só queriam caçar uma raposa para fazer um cachecol, é uma aventura e tanto para se viver nestas férias.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog