Shakespeare entre trombos e tropeços

06/07/2017

 

Um rei que é traído pelas próprias filhas, um príncipe que quer vingar a morte do pai e um general que quer governar a qualquer custo. Verdadeiras tragédias, essas histórias criadas por William Shakespeare vêm sendo contadas há séculos em palcos de todo o mundo e nos últimos anos ganharam versões especiais para crianças nas montagens da companhia Vagalum Tum Tum, que agora apresenta mostra de repertório durante o Festival de Férias do Teatro MorumbiShopping.

Criada em 2001, a companhia é dirigida por Angelo Brandini, que traz às peças a comicidade da linguagem de palhaço. Dos cinco espetáculos criados pela trupe, quatro estão em cartaz no festival, incluindo O príncipe da Dinamarca, Henriques, Bruxas da Escócia e O bobo do rei, sendo que esta última adaptação integrante da coleção Fora de Cena, com dramaturgos contemporâneos dedicados ao público infantil.

 

Cena da peça O bobo do rei

 

Segundo o autor, temas como traição, morte e inveja não só podem como devem ser abordados para o público infantil. Não tem tabu. Tudo é tratado de uma forma tão ousada quanto cuidadosa. E com a licença poética do palhaço, que enxerga o avesso das coisas do mundo e tem um olhar bem próximo da perspectiva infantil. “Se as crianças não pudessem deparar-se com esses temas, não poderiam assistir a grande parte das histórias infantis na TV e no cinema”, avisa o dramaturgo.

Essenciais para a compreensão do ser humano, as adaptações carregam uma importante missão: sempre respeitar a inteligência do público, o que não quer dizer que não possam ser leves e divertidas. A tentativa é de captar também a atenção dos pais, que têm um grande papel no consumo cultural de seus filhos. No fundo, adaptar é, para Angelo, “contar do seu próprio jeito uma história que já foi escrita ou contada antes”.

O bobo do rei, em cartaz entre os dias 23 e 30 de julho, é uma livre adaptação de Rei Lear, escrita em 1605. Traz a saga do velho monarca que decide dividir o seu reino entre as três filhas para poder aproveitar a vida. Resolve que a partilha será de acordo com a declaração de amor que cada uma lhe fizer, certo de que as três o amam.

 

Elenco de O príncipe da Dinamarca

 

Outro destaque é O príncipe da Dinamarca, adaptação da tragédia filosófica Hamlet. Inventiva, a história na versão da cia. Vagalum Tum Tum é contada a partir da cena dos coveiros e lança um olhar sob o ponto de vista do bobo da corte. Durante o festival de férias, as apresentações deste espetáculo acontecem entre os dias 1o a 9 de julho.

 

 

A programação ainda conta com Henriques, adaptação de Henrique V, em que o mais novo rei deve cumprir o que prometeu ao seu falecido pai: tornar-se uma nova pessoa, responsável e capaz de governar a Inglaterra. A peça será apresentada entre os dias 12 e 16 de julho.

 

Cena de Bruxas da Escócia

 

Por fim, o grupo também traz às crianças a história de Macbeth, aqui batizada de Bruxas da Escócia. A narrativa é de general um escocês que é surpreendido por três bruxas dispostas a lerem o seu futuro. Ao descobrir que será rei, ele e sua mulher, Lady Macbeth, comete todos o tipo de traição para chegar ao trono. As apresentações acontecem entre os dias 19 e 23 de julho, todas elas de quarta a domingo, sempre às 15h.

 

Anote na agenda

Onde: Teatro MorumbiShopping (av. Roque Petroni Júnior, 1089, Jardim das Acácias, São Paulo)
Quando: de quarta a domingo de julho, sempre às 15h
Quanto: de R$ 25 (meia-entrada) a R$ 50 (inteira)
Ingressos: www.ingressorapido.com.br

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog