Palhaçadas e parcerias entre pais e filhos

25/04/2017

O palhaço vê o mundo como a criança. Ambos compartilham a curiosidade de quem o faz pela primeira vez: é tudo novo. E olhar o mundo com outros olhos é o convite que o ator, palhaço e dramaturgo Angelo Brandini, diretor da premiada Cia. Vagalum Tum Tum, faz aos participantes das oficinas Brincadeiras de palhaço para pais e filhos, que acontecem nos quatro sábados de maio (dias 6, 13, 20 e 27).

Os encontros são promovidos na sede da companhia, criada em 2001, localizada na Lapa, zona oeste de São Paulo. Na bagagem do grupo, estão cinco espetáculo teatrais infantis inspirados em tragédias de William Shakespeare. Uma das peças do bardo inglês, Rei Lear, virou a adaptação O bobo do rei, publicada pela Companhia das Letrinhas em 2005. A obra faz parte da coleção Fora de Cena, que reúne textos de dramaturgos contemporâneos com produção de destaque para crianças.

O que move a oficina é o desejo de uma melhor comunicação entre a criança e o adulto, “fazer com que o adulto olhe para a realidade com o mesmo olhar que a criança olha”, explica Brandini. O convite é por essa fuga da lógica cartesiana, pela busca de novas possibilidades que não as ditadas só pela razão. Assim, a criatividade emerge, oferecendo aos adultos uma maior capacidade de transformar obstáculos em recursos.

O esperado: “Fazer com que a criança, que já tem esse pensamento, tenha um canal de comunicação com o pai quando está brincando de palhaço, um cara que olha para a realidade com a curiosidade de quem está descobrindo as coisas”.

Nos encontros serão abordados, por exemplo, os números clássicos dos palhaços, com seus tradicionais tapas, quedas e tropeções, elementos básicos da arte da palhaçaria. E também estarão presentes elementos como o nariz vermelho, o chapéu e o figurino. As técnicas da comicidade vão virar um divertido jogo. Um estímulo às brincadeiras de pais e filhos.

As oficinas são um momento de descontração, de uma interação divertida e lúdica. São aprendizados simples e engraçados: de bater a cara na porta ou na parede. Assim como os palhaços costumam trabalhar em dupla, a proposta é fortalecer a relação entre o adulto e a criança.

Anote na agenda

Oficina Brincadeiras de palhaço para pais e filhos

Onde: r. Votupoca, 381, Lapa, tel. 0/xx/11/4563-7397

Quando: dias 6, 13, 20 e 27 de maio, das 10h às 12h

Quanto: R$ 30 por pessoa, por encontro

Para quem: crianças acima de 5 anos, acompanhadas de pais ou responsáveis

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog