Os 10 posts mais lidos de 2019

23/01/2020

O ano de 2019 foi recheado de reflexões e debates polêmicos (e necessários) por aqui. E alguns se destacaram entre as preferências dos leitores: feminismo, racismo, a publicação das obras de Monteiro Lobato estiveram entre os principais. Se você perdeu alguma dessas leituras, confira aqui os posts de 2019 que despertaram mais a curiosidade dos leitores.

 

1. Como trabalhar Monteiro Lobato em sala de aula

Por qual livro começar a ler as aventuras do Sítio do Picapau Amarelo, se é melhor optar por uma releitura ou reedição da versão original, como explicar o contexto da época... Essas e outras questões são respondidas aqui pelos professores Cilza Bignotto (Ufop) e Fernando Luiz (Unioeste).

 

2. A nova cara da turma do Sítio do Picapau Amarelo

Ilustração de Lole

Emília e a turma do Sítio ganharam contornos surrealistas nas ilustrações da artista carioca Lole e expressões antigas e polêmicas sobre gênero e raça são explicadas e debatidas em diálogos entre Emília e Narizinho na coleção publicada pela Letrinhas. Confira aqui como ficou!

 

3. As mil e uma lições de Aladdin

Veja aqui a origem do conto Mil e Uma Noites (e suas versões) e o que tiramos de ensinamentos das questões éticas e morais da história

 

4. Um abecedário de mulheres extraordinárias

As autoras dos livros "ABCDelas" e "Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil" fazem perguntas umas para a as outras sobre mulheres, processos criativos, inspirações e projetos. Leia aqui essa entrevista cruzada!

 

5. Minhas memórias de Lobato

Escritores e profissionais do livro revelam suas lembranças de infância e juventude sobre Lobato. A cartunista Laerte fala do saiore grego que usou no Carnaval, inpisrado em "Os doze trabalhos de Hércules", a escritora Heloisa Prieto quase decourou "O Saci". Veja essas e outras histórias aqui.

 

6. Uma nova leitura das histórias em quadrinhos

Imagem: Laerte

Confira aqui o surgimento das histórias em quadrinhos, os diferentes tipos, como essas publicações podem ser usadas na educação e dez obras imperdíveis desse gênero.

 

7. Do que (não) falamos quando (não) falamos de racismo?

As escritoras Kiusam de Oliveira e Heloisa Pires Lima e o educador Magno Faria debatem aqui sobre o racismo em Monteiro Lobato e qual seria a abordagem ideal para a leitura de suas obras. 

 

8. A aula de Marjane Satrapi em Persépolis

Imagem do livro "Persépolis"

Confira aqui os dilemas da adolescência e reflexões sociológicas na HQ autobiográfica da artista gráfica iraniana Marjane Satrapi.

 

9. Para educar crianças feministas

Baseado no livro de Chimamanda Ngozi Adichie, quatro mães contam aqui a difícil tarefa de educar crianças feministas hoje: as jornalistas Silvia Faro e Fabiane Atallah, a ativista pela maternidade Anne Rammi e a skatista tetracampeã mundial Karen Jonz.

 

10. Como formar crianças leitoras na era digital

Em livro, a neurocientista norte-americana Maryanne Wolf mostra como funciona a leitura de uma criança já nascida na era digital. Veja aqui

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog