O amigo secreto dos personagens infantis

Quem tirou quem no amigo secreto dos personagens dos livros? Participaram a Mortina, a Emília, o Carteiro, a Píppi Meialonga, o Gildo, a Pilar, o Pedro Coelho, o Superbebê Fraldinha e o Pum. Pois é, eles resolveram comemorar o fim deste ano maluco com uma comemoração tradicional e bem divertida, cada um na sua casa – quer dizer, livro! De presente, todo mundo ganhou livros que têm a ver com a sua personalidade e as suas experiências, e que também podem ser pistas de presentes para crianças queridas!

Vamos começar essa revelação? 

LEIA MAIS: Ainda dá tempo de ter esperança para 2021?

 

De: Píppi Meialonga

Para: O carteiro

Presente: A cozinha encantada dos contos de fadas, de Katia Canton, Letrinhas

Por quê?

A Píppi escolheu este livro porque o seu amigo é o carteiro dos contos de fadas e adora fazer lanchinhos na casa dos personagens! Agora ele vai poder fazer mágica na sua própria cozinha e preparar quitutes da cesta da Chapeuzinho e doces de João e Maria a tempo do Natal - depois de entregar as cartas para o Papai Noel, é claro.

 

Do: Carteiro

Para: Pilar

Presente: Ah, os lugares aonde você irá!, de Dr. Seuss, Letrinhas

Por quê?

Um presente o carteiro vai levar, porque desta brincadeira, ele topou participar!

Quem será a sua amiga secreta, do tipo aventureira ou do tipo mais discreta?

Viajante é a menina, já conheceu a Grécia, a África, a Amazônia e a China!

Por isso o Carteiro vai dar este livro, tão fantástico que ela nem imagina:

uma jornada incrível, cheia de altos e baixos, e toda feita de rimas!

Um clássico infantil sobre crescer, fazer escolhas, cheio de surpresas e alegria

E o melhor: é para qualquer criança viajar em segurança, em tempos de pandemia!

 

De: Pilar

Para: O Superbebê Fraldinha

Presente:  Cocô no trono, de Benoit Charlat, Letrinhas

Por quê?

Pilar admira muito a força, a coragem e a superfofura de seu amigo secreto, que voa e salva o mundo, apesar de ainda chupar chupeta e usar fraldas. Pois o super-herói bebê vai ganhar este livro muito divertido sobre o momento da grande transição da fraldinha para o penico, além de conhecer a privacidade e o cocô de vários animais. Mas ele só vai enfrentar a grandiosa e arriscada aventura do desfralde quando estiver preparado.

 

De: Superbebê Fraldinha

Para: O Pum

Presente: Baleia na banheira, Susane Straβer, Letrinhas

Por quê?

O Bebê Fraldinha dá muita risada com as confusões do Pum e gosta muito de brincar com a sua última aventura enquanto toma banho. Para incentivar o bagunceiro cachorrinho a frequentar mais a banheira e a ficar bem cheirosinho, o Bebê escolheu este conto acumulativo, em que uma baleia tenta relaxar justamente na banheira. Mas aí chegam a tartaruga, o castor, o flamingo... e, no fim, o banho vira uma grande bagunça que, com certeza, o Pum vai curtir!

 

De: Pum

Para: Gildo

Presente: Lina e o balão, de Sakai Komaco, Pequena Zahar

Por quê?

Bom, o Pum sabe bem que o seu amigo elefante tem medo de balões. Então, resolveu presenteá-lo com este livro sobre uma menina pequenininha que ganha um balão amarelo e vai para casa com ele amarrado no dedo (bem como acontece com o Gildo numa certa festa...). E, a partir daí, o balão se torna um grande companheiro de Lina em suas brincadeiras. É um livro delicado para pequenos leitores, e achamos que o Gildo vai adorar mesmo! O Pum, afinal, também é um cachorro sensível.

 

De: Gildo

Para: Pedro Coelho

Presente: No supermercado dos animais, de Giovanna Zoboli, Pequena Zahar

Por quê?

O Gildo pode não ter medo de montanha-russa nem de trocar a fralda da sua irmã, mas acha muito arriscada a aventura de Pedro Coelho na horta do sr. Severino! Que perigos o coelhinho levado corre para comer umas vagens e alfaces! E justo no lugar aonde sua mãe disse que ele e seus irmãos não deveriam ir. O Gildo achou interessante dar este livro para o Pedro ver que o mercado pode ser uma ótima opção para conseguir produtos da horta.

 

De: Pedro Coelho

Para: Mortina

Presente: E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida, Letrinhas

Por quê?

Pedro Coelho entende bem de medo e achou que a menina-zumbi poderia se inspirar neste lançamento de 2020 da Letrinhas, em que uma menina e uma vampirinha vivem se desencontrando por conta de seus temores opostos. Mas, quando chega a coragem, as duas percebem que o medo, em geral, aparece quando ainda não conhecemos uma coisa muito bem. Bem instigante para alguém que quer fazer mais amigos, não?

 

De: Mortina

Para: Emília

Presente: Rônia, a filha do bandoleiro, de Astrid Lindgren, Letrinhas

Por quê?

De menina-zumbi para boneca de pano, a Mortina acha que seu presente para a Emília não tem erro: Rônia é a filha de um famoso ladrão, mas não quer seguir os passos do pai. Ela ama a floresta e deseja viver em meio à natureza, livre. E sabem o que a Rônia faz? Ela vai! E sozinha, contra a vontade do temido Mattis. A ela se junta o menino Birk, seu melhor amigo, cujo único e enorme problema é ser filho de Borka, o grande rival do pai de Rônia. Destemida e indômita assim, concordamos que a Emília vai adorar.

 

De: Emília

Para: Píppi Meialonga

Presente: Contos de sacisas, de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, Letrinhas

Por quê?

Por fim, a Emília escolheu a dedo este livro para sua amiga “indiscreta”, como ela chama – e nem dá pra dizer que a Píppi não é, né? Pois a Emília queria apresentar um pouco da cultura e do folclore brasileiros, que são parte da vida dela no Sítio do Picapau Amarelo, para a menina que levanta cavalos e mora sozinha com um macaco. Emília vibra! Ela poderia ter optado por um livro sobre o saci, mas, desde que descobriu que existem sacisas e que elas deram origem aos contos de fadas, não teria como escolher diferente. E os nomes, então? Sacinderela, Pererenzel - parece que ela mesma inventou!

***

Leia mais:

+ Mais motivos para ter esperança em 2021

+ Quem tem medo dos contos de fada?

+ O hábito de mandar cartas voltou (e o carteiro também)

Acesse a Letrinhas nas redes sociais