NewsletrinhaZ #59: Literatura para ouvir

Ilustração de Vanina Starkoff para o livro DA MINHA JANELA, de Otávio Júnior

 

Olá, leitoras e leitores queridos, tudo bem por aí? Esperamos que sim!

Alguém já disse que o primeiro livro de um bebê é a voz da mãe, do pai ou dos adultos que cuidam dele. Cheia de carinho e ritmo, esse som afetivo e familiar conduz os bebês em suas primeiras aventuras pela experiência linguística. 

E a voz continua sendo um meio para que as crianças leiam os livros e o mundo. Mesmo as mais crescidas, que já leem de maneira autônoma e até independente, continuam curtindo muito quando alguém lê para elas.

Elise lê para sua visita inesperada em A VISITA, da alemã Antje Damm

 

E, se pensarmos bem, até os adultos apreciam uma boa história, é ou não é? Afinal, desde os tempos mais primitivos da nossa espécie, já nos reuníamos à noite em volta da fogueira para ouvir histórias, que ressignificavam as experiências cotidianas, afastavam o medo e ajudavam a divertir e passar o tempo .

Em tempos pandêmicos, os podcasts que trazem leituras e contações de história se tornaram uma versão contemporânea da fogueira, com o alcance de  uma roda ilimitada de leitores ouvintes.

Então, para os fãs de uma boa literatura de ouvir, nós selecionamos alguns podcasts bem bacanas que trazem histórias de livros da Companhia das Letrinhas e da Pequena Zahar. 

 

O menino Maliq sonha que sua mãe lê para ele em OS LIVROS DE MALIQ, de
Paola Predicatori e Anna Forlati

 

Contos da quarentena

 

A tradutora e poeta Nina Rizzi criou este podcast no início da pandemia para trazer uma história por semana. Neste ano, ela já leu Os livros de Maliq e Selvagem, da Pequena Zahar, e Olivia tem dois papais Ynari: a menina das cinco trançasNós: Uma antologia de literatura indígenaMeninos do mangue e Oxumarê, o arco-íris, da Companhia das Letrinhas. Para escutar, é só clicar no título de cada livro.

 

Conta! Conta! Conta!

Este podcast é uma das produções dos artistas da Cia. Ruído rosa e já conta com oito episódios. No próximo dia 8 de julho, é a vez da leitura de OS LIVROS DE MALIQ, da Pequena Zahar. Uma história acolhedora e poética sobre o poder dos livros de oferecer refúgio e alento em tempos difíceis. Se identificou? Visite o site do projeto e fique de olho nessa estreia.

 

Histórias infantis de pai para filha

O jornalista Pablo Ribeiro Uchoa, que mora em Londres, criou este podcast para sua filha conhecer e se encantar por histórias em língua portuguesa. Faz uma curadoria de livros que empoderam e inspiram e ocupa os primeiros lugares no ranking Kids & Family, da Apple Podcasts.

 

Conta Kadu

Em seu podcast e também no Instagram, Carlos Eduardo Santoro de Souza, o Kadu, compartilha histórias clássicas e contemporâneas que provoquem a imaginação de crianças de todas as idades. Ator, professor e contador de histórias, ele transita entre o teatro e a literatura e é mais um parceiro dos nossos selos infantis neste ano.

 

Cantinho da leitura

Para os adultos que buscam um conteúdo mais reflexivo sobre literatura infantil e o universo da infância, as jornalistas Geórgia Santos e Flávia Cunha conduzem esse podcast que é puro aprendizado e acolhimento. A cada episódio, elas abordam um tema urgente da atualidade, como alfabetização, política e luta antirracista, com entrevistas e dicas de leitura.

 

Deixa que eu conto

Um podcast do Unicef criado durante a pandemia, com episódios apresentados pelos contadores Carol Levy, Kiara Terra, Leandro Medina e Andréa Soares e muitos outros, que trazem histórias, brincadeiras e atividades. Há uma preocupação com a representação das múltiplas infâncias e culturas brasileiras nos episódios.

#Leiaemcasa

Ficou com vontade de conhecer os livros que inspiraram tantos materiais audiovisuais lindos? Confira as dicas abaixo:

 

 

 

 

Além de poder ouvir as histórias que trouxemos aqui, que tal escolher alguns livros queridos aí da sua casa e brincar de podcast de leitura? Dá para definir quem será o narrador e cada personagem, o responsável pela música e pelos efeitos sonoros e gravar tudo pelo celular!

 

O Blog da Letrinhas tem várias leituras de trechos e de livros inteiros como TRÊS DESEJOS PARA O SR. PUG e MARCO QUERIA DORMIR, nas vozes das contadoras Kiara Terra e Penélope Martins.

Tudo o que um cão pode desejar
 

Confira na voz de Kiara Terra a história de TRÊS DESEJOS PARA O SR. PUG, livro do ilustrador alemão Sebastian Meschenmoser.

 

Afinal, o que é coisa de menina?  
 

Kiara Terra lê COISA DE MENINA, escrito e ilustrado por Pri Ferrari, que lembra a todas as garotas que elas podem ser o que bem quiserem.

 

As aventuras de Marco pela noite escura 


Kiara Terra narra as aflições do protagonista de MARCO QUERIA DORMIR para conseguir pegar no sono e as soluções criativas de sua mãe.

 

E atenção: se você quiser um livro da Companhia das Letrinhas, da Pequena Zahar ou da Brinque-Book e não encontrar, mande um e-mail para socorro@companhiadasletras.com.br ou uma mensagem para o WhatsApp (11) 94292-7189! #SocorroCompanhia

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais