NewsletrinhaZ #58: Vem ler e dançar "De passinho em passinho"

Ilustração do livro De passinho em passinho, de Otávio Júnior, autor vencedor do prêmio Jabuti 2020

Olá, leitoras e leitores queridos, como vocês estão?

Hoje a grande novidade é um lançamento muito especial da Companhia das Letrinhas: De passinho em passinho: um livro para dançar e sonhar, do escritor Otávio Júnior, que venceu o prêmio Jabuti em 2020 na categoria infantil com Da minha janela. O livro apresenta e homenageia o passinho, um estilo de dança urbana que nasceu como uma expressão do funk carioca e se tornou um movimento cultural que ganhou o Brasil e o mundo.

De passinho em passinho, de Otávio Júnior,
com ilustrações de Bruna Lubambo

A prosa poética de Otávio (que, neste livro, ele chama de balé literário) e as ilustrações cheias de cor e movimento da artista mineira Bruna Lubambo compõem uma obra que mistura literatura e dança, num cruzamento que oferece mais camadas a essa arte autoral e genuína. 

Inaugurando um campo estético único, os jovens cheios de talento e ginga do passinho deslocam os pés e o corpo magicamente no ritmo da música contagiante.

Para sentir um pouco o clima, dá o play no booktrailer e tenta ficar parado:

Em entrevista ao Blog da Letrinhas, o autor, que é um admirador declarado do passinho, definiu assim o trabalho dos “passistas”: 

 

Ilustração de Bruna Lubambo para o livro De passinho em passinho

Misturando danças africanas, samba, capoeira, hip-hop e até frevo,  o passinho viralizou nas comunidades cariocas por meio das redes sociais, onde os dançarinos postavam seus vídeos. Cada um trazia um elemento novo à dança e, daí para as batalhas, foi um passinho: os artistas competiam diante de plateias enormes, que vibravam a cada movimento.

 

No lançamento do livro, a Companhia das Letrinhas vai realizar um bate-papo sobre a história e a relevância desse fenômeno cultural. A conversa vai reunir o autor Otávio Júnior, a atriz, cantora e rainha do passinho Lellê (uma das dançarinas mais conhecidas do movimento), o cineasta Emílio Domingos (diretor do documentário A batalha do passinho) e o produtor cultural Julio Ludemir (escritor e produtor cultural que idealizou as batalhas e levou os dançarinos para se apresentar em Londres e Nova York). Anota já na agenda: vai ser no dia 9 de julho, às 18h30, no Canal LetrinhaZ, no YouTube.

Como escreveu o próprio Otávio:

 

Comemoração depois da batalha de passinho, por Bruna Lubambo

#Leiaemcasa

E aqui tem mais alguns livros que trazem elementos de cultura urbana, dança e música para a literatura infantil, num conjunto cheio de potência para a família se divertir e ampliar o repertório leitor:

Quem aí arrisca dar uns passinhos? No vídeo abaixo, o pessoal da companhia de dança Passinho Carioca mostra o passo a passo do sabará, da embolada, do sabará frente e trás e da rabiscada! Afasta o sofá e chama a família pra dançar!

 

E agora que já deu pra conhecer um pouco mais sobre os passinhos, que tal imprimir a ilustração abaixo, recortar e fazer um jogo da memória bem divertido, embaralhando os nomes de cada movimento? As crianças vão adorar conhecer todos os passos da dança!.

Otávio Júnior, premiado com o Jabuti em 2020, lança livro infantil sobre o passinho

Vencedor do Jabuti em 2020, o autor fala sobre a admiração pelo passinho e a importância da literatura para sua formação como educador e mediador de leitura.

 

Quantas histórias vemos da nossa janela?

Para o educador e livreiro Otávio Júnior, autor de Da minha janela, livro vencedor do prêmio Jabuti 2020, “o Brasil precisa conhecer o Brasil e a literatura ajuda”.

 

As cores transbordam da janela

A artista argentina Vanina Starkoff conta sobre as andanças no Rio e outras inspirações que contribuíram para criar a arte viva do livro Da minha janela.

 

E atenção: se você quiser um livro da Companhia das Letrinhas, da Pequena Zahar ou da Brinque-Book e não encontrar, mande um e-mail para socorro@companhiadasletras.com.br ou uma mensagem para o WhatsApp (11) 94292-7189! #SocorroCompanhia

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais