Meninas da ficção derrubam estereótipos

02/12/2016
Por Gabriela Tonelli

 

As garotas já estão cansadas de ouvir frases como “se comporte como uma mocinha!”, “você é muito fraquinha… peça para um menino te ajudar!” e a pior de todas: “isso não é coisa de menina!”. Afinal, elas sabem muito bem que existem garotas tão fortes, corajosas, inteligentes, aventureiras e independentes quanto qualquer menino. E, acima de tudo, que podem fazer (e ser) o que quiserem! Ainda bem que existem livros para acabar com a ideia de que meninas não podem fazer certas coisas. Conheça alguns deles no vídeo e nas dicas de leitura a seguir.

 

Coisa de menina

Autora: Pri Ferrari

O que é coisa de menina? É na infância que a gente já percebe que não existe regra e que todo mundo pode tudo: tem menino que gosta de brincar de casinha, tem menina que gosta de construir foguete. Este livro é para todos aqueles que acreditam na liberdade como a melhor escolha — e que têm certeza que meninas fizeram, fazem e farão muito mais.

 

A esperança é uma menina que vende frutas

Autora: Amrita Das

Tradutora: Rosa Amanda Strausz

A autora Amrita Das conta um episódio de sua vida, em que faz uma viagem de trem para Chennai, na Índia. A partir das suas observações e reflexões comoventes, conhecemos um pouco mais sobre a vida das mulheres no país.

 

Uma chapeuzinho

Autora: Marjolaine Leray

Tradutora: Júlia Moritz Schwarcz

O Lobo Mau é grande, forte, feroz e ruim até o último pelo. Aqui neste livro ele continua sendo tudo isso, com a diferença de que a Chapeuzinho, além de muito esperta, não tem nenhuma compaixão pela fera. Uma coisa é certa, o final é surpreendente!

 

Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca

Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Este livro-reportagem conta a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos de idade por defender a educação para as meninas. Para saber mais sobre a obra e a autora, clique aqui.

Você conhece a Píppi Meialonga?

Autora: Astrid Lindgren

Ilustradora: Ingrid Nyman

Tradutora: Heloisa Jahn

Píppi Meialonga é uma menina como nenhuma outra: ela mora sozinha, faz comidas deliciosas, derrota ladrões e ainda tem tempo para brincar com Tom e Aninha, seus vizinhos da Vila Vilekula. Com ilustrações da artista que trabalhou na primeira edição sueca da Píppi, esta história introduz a mais querida — e independente — personagem de Astrid Lindgren.

 

As improváveis aventuras de Mabel Jones 

Autor: Will Mabbitt

Ilustrador: Ross Collins

Tradutora: Paula Marconi de Lima

Este é um livro para os corajosos como Mabel Jones. A garota está presa no Verme Selvagem, um navio com uma tripulação bem suspeita. Para sobreviver, ela vai precisar encarar desafios tenebrosos e até ajudar os piratas que a prenderam.

 

 

Mônica daltônica

Autor: Mauricio de Sousa

Ilustrador: Odilon Moraes

Nesta história, a primeira publicada na revista Mônica, o Zé Luís — e não o Cebolinha, acredite se quiser — inaugura a tradição dos planos mirabolantes para tentar acabar com as temidas coelhadas da dona da rua. E o Titi, o Cascão, o Cebolinha, junto com o líder do grupo, executam passo a passo o combinado. Mas a Mônica continua forte como sempre – e não vai se abater tão facilmente.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog