Livros para embalar o sono dos pequenos

13/03/2018

 

A noite guarda mistérios – e também muitas histórias.

Algumas delas ajudam os pais na tarefa cotidiana de fazer os pequenos embalarem num soninho bom. Livros como O coelhinho que queria dormir e A elefantinha que queria dormir, ambos de Carl-Johan Forssén, foram criados especialmente para esse momento noturno. Já a narrativa visual de Bocejo, de Ilan Brenman e Renato Moriconi, pode contagiar até mesmo as crianças insones. E um conto cumulativo como o Muito cansado e bem acordado, de Susane Straßer, é também um bom convite a tornar a hora de dormir um momento divertido para toda a família.

Portanto, antes da chegada da boca da noite (e da longa jornada da hora de dormir), confira abaixo dicas de livros para embalar seus filhos no sono.

 

Um bocejo atrás do outro

 

Bocejo é coisa que pega fácil. É só ver alguém com a boca aberta que já dá aquela vontade de acompanhar! E não fique pensando que isso é coisa de agora, não. Desde o surgimento da humanidade existe essa mania de bocejar. Pelo menos é assim na obra Bocejo, de Ilan Brenman e Renato Moriconi, excelente para quem deseja provocar bocejos e mais bocejos nos pequenos, seguidos de uma boa noite de sono.

 

Efeito terapêutico

 

Se seu filho não dorme de jeito nenhum, esse livro pode ajudar. É que ele foi escrito a partir de técnicas de relaxamento que podem contribuir nessa hora da noite, difícil para muitas famílias. O coelhinho que queria dormir, de Carl-Johan Forssén Ehrlin, com ilustrações de Silvana Rando, tem até indicações de palavras que devem ser enfatizadas e outras que devem ser lidas de forma lenta e calma. Aproveite a leitura e bons sonhos!

 

Mesma técnica, outra história

 

Do mesmo autor de O coelhinho que queria dormir, A elefantinha que queria dormir é outro livro escrito com a mesma técnica de relaxamento, uma boa alternativa para seu filho não ouvir apenas uma história. A série continua com as ilustrações de Silvana Rando e também tem indicativos de tonalidade das palavras e ações (por exemplo, quando bocejar e quando chamar a criança pelo nome).

 

Bem acordado na hora de dormir

 

Era hora de dormir, mas todos os animais estavam muito acordados. Primeiro levantou-se a foca, depois o jacaré e até o pelicano entrou nessa. O que será que os animais que levantaram da cama foram fazer? Muito cansado e bem acordado, de Susane Straßer, é um conto cumulativo que fala de maneira leve sobre esse momento, que pode ser tão aflitivo.

 

Muitos medos, pouco sono

 

Marco era um menino que queria dormir. Queria mesmo, mas ele era habitado de muitos medos. Sorte que tinha uma mãe atenciosa que decidiu ajudá-lo como podia. Protegeu-o do dentista, dos parentes distantes, dos ladrões, dos mosquitos gigantes… Mas será que o pequeno Marco conseguiu as suas merecidas horas de sono? Confira na obra Marco queria dormir, escrita por Gabriela Keselman e ilustrada por Noemí Villamuza.

 

Um guia para sonhos incríveis

Quem disse que a hora de dormir não pode ter também uma pitada de aventura? É por isso que Debi Gliori escreveu Histórias para ler na cama, em que junta as peripécias de personagens como uma galinha vermelha, um lobo voraz, um jabuti lerdo… O resto você já pode imaginar – ou até sonhar. Um livro para os pequenos terem os mais incríveis e mais divertidos sonhos.

 

Aventuras com o bicho-papão

 

A escuridão da hora de dormir também pode lembrar criaturas assustadoras. É por isso que vale se inspirar na história de João, um menino curioso e destemido. Foi só ouvir falar do temido bicho-papão que já surgiu a vontade de encará-lo pessoalmente. Em João e o bicho-papão, Sinval Medina conta essa aventura do jovem garoto em forma de cordel, em um ritmo delicioso e com as lindas ilustrações de Renata Bueno. 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog