Impossível ler um só

20/03/2020

Quando se trata de bons livros, três nunca é demais! Conheça aqui as séries e coleções que merecem continuar a leitura.

Mortina e o amigo fantasma

Lançado agora, o terceiro livro da série da menina-zumbi, que só quer sair de casa e fazer amigos, mostra um novo personagem: um menino-fantasma que não lembra quem é. Ele aparece um pouco antes do feriado de Ano-Morto no Palacete Decrépito e Mortina vai precisar resolver esse mistério para ajudar o novo amigo, que pode desaparecer por toda a eternidade se não se recordar seu nome e sua história. No Brasil, a Companhia das Letrinhas já publicou outros dois livros da autora Barbara Cantini: “Mortina” e “Mortina e o primo insuportável”. Mas, originalmente, a autora italiana já fez cinco livros da Mortina!

 

Brasileirinhos da Amazônia

Terceiro volume da coleção Brasileirinhos, que chega em breve às livrarias, este livro de Lalau e Laurabeatriz é uma releitura com novidades da série que eles publicaram na primeira década dos anos 2000 pela Cosac Naify – foram reunidos poemas antigos e novos sob o tema da Amazônia. Os poemas sobre animais da maior floresta brasileira falam de alguns um tanto desconhecidos, como o parauaçu, o cascudo-zebra, o gato-maracajá, a pacarana, o rapazinho-de-colar e o matamatá, entre outros. Com informações sobre cada espécie, as crianças se divertem com as rimas e aprendem a conhecer a biodiversidade do seu país. Os outros livros da coleção são “Bebês brasileirinhos” e “Brasileirinhos”, ambos de 2017.

 

Capitão Cueca e a sina ridícula do povo do penico roxo

 

Capitão Cueca faz tanto sucesso entre as crianças que este já é o oitavo volume de suas aventuras, recém-publicado no Brasil. Neste livro, o super-herói, Jorge e Haroldo vão parar em um mundo invertido e encontram versões malvadas deles mesmos. É tudo ao contrário: o sr. Krupp, por exemplo, é bonzinho e a cantina da escola tem comidas deliciosas. Vai ser difícil lutar contra eles mesmos! Para quem acompanha a série, uma boa notícia: além dos oito volumes já publicados pela Companhia das Letrinhas, o autor Dav Pilkey já tem mais seis livros escritos!

 

O Homem-Cão: o senhor das pulgas

Do mesmo criador de Capitão Cueca, o americano Dav Pilkey, as histórias do Homem-Cão já conquistaram os leitores brasileiros. Tanto que o último livro, lançado no ano passado, é o quinto volume da série a aparecer por aqui – mas já existem três continuações escritas até agora.

 

O carteiro encolheu!

Terceiro livro do britânico Allan Ahlberg que conta as peripécias do carteiro para entregar as cartas ao universo do conto de fadas. Neste volume, o carteiro acorda minúsculo e vai se acidentando no meio do caminho em seu trabalho diário: o chocalho do bebê gigante acerta sua cabeça, cai em um buraco e vai tomar chá com a Alice, precisa fugir do Lobo Mau, é atropelado pelo Homem Biscoito... Assim como em “O carteiro chegou”, que vendeu mais de 6 milhões de exemplares, e “O Natal do carteiro”, publicados no Brasil em 2007 e 2010 respectivamente pela Companhia das Letrinhas, vários envelopes precisam ser abertos para ler as cartinhas.

 

Meu Pum e a Meleca do meu irmão

Com esse nome, o cachorrinho Pum já rendeu ótimos trocadilhos e vem arrancando gargalhadas de crianças e adultos há dez anos. Neste quinto volume, lançado em 2019, o cão vai ter de dividir espaço e atenção da família com a hamster Meleca, que gruda em todo mundo. Dos autores brasileiros Blandina Franco e José Carlos Lollo, as outras aventuras do cãozinho, todas publicadas pela Companhia das Letrinhas, são: “O Pum e o Piriri do vizinho” (2016), “Deixei o Pum escapar” (2013), “Soltei o Pum na escola!” (2012) e “Quem soltou o Pum?” (2010). Torcemos para que eles nunca parem de soltar o Pum nas livrarias!

 

Um grandalhão pegou a minha bola!

A coleção O Elefante e a Porquinha, que já tem nove livros publicados pela Companhia das Letrinhas e Alfaguara, mostra com diálogos divertidos os questionamentos do universo infantil, voltados para crianças pequenas. Neste livro de 2019, a Porquinha fica triste quando outro animal grandão pega a bola que ela tinha achado. Ela pede, então, para o elefante Geraldo ajudar a recuperá-la. Mas não é no tamanho que reside o segredo do sucesso! Os outros livros do norte-americano Mo Willems publicados pela Companhia são: “Estamos em um livro!”, “Tem um pássaro em sua cabeça!”, “Elefantes não dançam!”, “Posso brincar também?” (2015); “Meu amigo está triste”, “Será que eu divido o meu sorvete?” (2016); “Vou dar um susto no meu amigo” e “Preparado para brincar lá fora?” (2019). A coleção completa, publicada originalmente em inglês, tem 25 títulos! E, em breve, teremos novidades no Brasil!

 

Leia mais:

+ 7 livros ou séries em quadrinhos para não perder

+ Dez livros de rachar o bico!

+ Livros para embalar o sono dos pequenos

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog