Histórias de todo o mundo reunidas num só lugar
Há 25 anos a Companhia das Letrinhas traz histórias de todos os cantos do mundo para as crianças brasileiras. Algumas viajaram lonjuras, navegaram mares, cruzaram fronteiras (reais e simbólicas). E fazem tremendo sucesso com os pequenos leitores daqui.
A lista reúne clássicos conhecidos pelas crianças e adultos de todo o mundo, como o francês O pequeno príncipe, ou a sueca Píppi Meialonga. Diretamente do Reino Unido, veio o livro As aventuras de Pedro Coelho, o bichinho mais levado por lá, criado por Beatrix Potter.
Os escritores de vários países também criaram novas versões para as histórias mais conhecidas das crianças, como a da Chapeuzinho Vermelho, que ganha um ar de ousadia nas mãos de Marjolaine Leray, autora de Uma chapeuzinho vermelho, ou a do Lobo Mau, que conta a sua versão da história em A verdadeira história dos três porquinhos, Jon Scieszka.
Também são muitos os livros sobre bichos: o desperto coelhinho de O coelhinho que queria dormir e as aves de A conferência dos pássaros. A toupeira de Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito coco na cabeça dela interage com os outros animais do campo, e o sapo de O sapo bocarrão encontra até um crocodilo de dentes brancos e pontudos.
Alguns, inclusive, não são nada convencionais: O livro do contra nos faz imaginar um mundo completamente diferente, em que joaninhas são gigantes, e leões, pequenininhos. O Sem título ainda está em construção, com personagens, ilustrações e até a própria história inacabada. Por fim, o conceito de É um livro é justamente isso: ser um livro.
Abaixo, confira mais sobre essa lista especial.
Autor: Carl Johan Forssén Ehrlin
Ilustradora: Silvana Rando
Tradutor: Eduardo Brandão
A história é do Roger, o coelhinho que, ao contrário de todos os seus irmãozinhos, não conseguia dormir. Escrito por um terapeuta, o livro foi desenvolvido com técnicas elaboradas especialmente para que a criança, ao ouvir a história, consiga pegar no sono.
A verdadeira história dos três porquinhos
Autor: Jon Scieszka
Ilustradora: Lane Smith
Tradutor: Pedro Maia
Imagine a clássica história dos três porquinhos contada pela versão do lobo – o ser injustiçado, sempre lembrado como mau, mas que nunca teve a sua chance de se explicar! Nesta história, ele conta o que realmente aconteceu – e como tudo não passa de um mal entendido.
Compilação: Russell Ash e Bernard Higton
Tradutora: Heloisa Jahn
Contadas há mais de 2.500 anos, as histórias de Esopo são compiladas em uma edição ilustrada para crianças. São 53 histórias curtas, adaptadas para os pequenos. Algumas são mais famosas, como A raposa e as uvas. Outras ficam mais conhecidas por meio desta caprichada edição.
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Tradutora: Mônica Cristina Corrêa
Segundo livro mais lido do mundo – logo atrás da Bíblia – e certamente uma das obras infantis mais famosas, O Pequeno Príncipe traz reflexões filosóficas que encantam crianças e adultos. A história é de um menino vindo de um planeta distante, que quer salvar uma rosa, a sua única companhia.
Autor: Jostein Gaarder
Ilustrador: Paolo Cardoni
Tradução: Isa Mara Lando
O autor de O mundo de Sofia conta, nesta obra, as peripécias do extraterrestre Mika, que encontra o menino de oito anos Joakim. A história vem como uma carta do narrador à sua sobrinha Camila, em que conta de forma remota as conversas que os dois tiveram sobre temas como o universo e a origem de tudo.
Autor: Peter Sís
Tradução: Érico Assis
A história surgiu no século XII. Era contada por um místico persa, chamado Farid Ud-din Attar. Hoje, no século XXI, percorre casas ocidentais por meio das palavras de Peter Sís, que adaptou a aventura para crianças. Nelas, um grupo de pássaros serve como metáfora da vida.
Autor: Robert Louis Stevenson
Ilustrador: Henning Wagenbreth
Tradutor: Eduardo Brandão
Robin é um pirata, viril, rude, grosseiro. Já seu amigo Ben é um químico, servil, fingido: fazia o mal escondido. Enquanto Robin foi percorrer o mundo, Ben teve uma vida pacata e ganhou muito dinheiro. Uma história sobre amizade, encontros e separações, para se ler com o seu melhor amigo.
Autor: José Saramago
Ilustrador: João Caetano
O menino encontra, no topo de uma colina, uma flor seca, e, em um ato de cumplicidade, realiza algo muito maior do que o seu tamanho. Nesta sensível história, Saramago emociona pela simplicidade e beleza de palavras, pela modéstia e pelo respeito ao sentimento da criança.
Autora: Babette Cole
Tradutoras: Heloisa Prieto e Lilian Moritz Schwarcz
Algumas mães são um problema. Esta usa um chapéu diferente, faz doces nojentos e é rejeitada pelos outros pais. Seu filho, coitado, não pode receber os amigos em casa, por mais que seus bichos de estimação sejam os mais divertidos. Mas ela mostra que tem muita coragem e amor.
Autora: Beatrix Potter
Tradutor: Eduardo Bueno
Pedro é o coelho mais famoso do mundo – e também o mais levado! Por isso, sempre acaba se perdendo e quase virando recheio da famosa torta do sr. Severino. A sua curiosidade e a sua desobediência ainda vão levar o pequeno coelho e o atento leitor a grandes perigos, aventuras e surpresas.
Autor: Atak
Tradutora: Heidi Gnädinger
Um mundo diferente, em que aviões deslizam sobre as águas, enquanto os trens percorrem o céu. As joaninhas são gigantes e assustadoras, e os leões, pequenininhos. Assim é o universo do contra, criado por Atak, que acaba mostrando de alguma forma muito do que é real.
Autora: Lane Smith
Tradução: Jane Moritz Schwarcz
Ele manda mensagem? Tira foto? Entra no Twitter? Cadê o mouse? A tela? Argh, tem muitas palavras! Como eu faço para abaixar a tela? “É um livro”, responde o macaco, paciente. Em meio a tantos aparatos, dispositivos, tecnologias, um livro segue sendo um livro.
Brevíssima história de quase tudo
Autor: Bill Bryson
Tradutor: Hildegard Feist
Adaptação do best-seller Breve história de quase tudo, esse livro vai surpreender a mais curiosa das crianças, com descobertas, teorias malucas e novidades esquisitas do mundo da ciência. A partir dele, podemos saber de onde surge a vida, o planeta Terra e tudo mais.
Autoras: Ruth Kaufman e Raquel Franco
Tradutora: Mell Brites
Ilustrador: Diego Bianki
Imagine um abecedário que, em vez de objetos, traz jeitos diferentes de fazer as coisas. O “d” é de dançar, mas podemos fazer abraçado, de patins, com o Drácula… Por meio de sugestões e muitas ilustrações, o livro convida as crianças a pensar em diferentes modos de ser e viver.
Autores: Anne Gutman e Georg Hallensleben
Tradução: Eduardo Brandão
A coala Penélope é azul e tem o nariz vermelho. Junto com o seu leitor, ela faz atividades do dia a dia, como se vestir, tomar banho, comer e ir à praia. A personagem também dá dicas de como realizar os feitos sozinha e traz conhecimentos de cores, formas e dias da semana.
Autora: Marjolaine Leray
Tradutora: Júlia Moritz Schwarcz
Esta história é um pouco diferente da original, em que a Chapeuzinho tem medo do Lobo Mau. Aqui, a garota é valente, destemida e enfrenta o que vier pela frente. Para meninas e meninos corajosos e questionadores, que queiram das umas boas risadas do famoso vilão dos contos de fadas.
Autora: Annelore Parot
Tradução: Eduardo Brandão
Yumi é uma “kokeshi”, boneca japonesa de madeira. Ao contar as suas histórias, ela ensina sobre elementos da cultura de seu país para as crianças ocidentais, com recursos como dobraduras e páginas interativas.
Ela traz conhecimentos sobre moda, gastronomia e costumes do Japão.
Autor: Allan Ahlberg
Ilustradora: Janet Ahlberg
Tradutor: Eduardo Brandão
O livro conta o dia de um carteiro. De casa em casa, ele entrega as correspondências aos mais inusitados destinatários: o Lobo Mau, Cachinhos Dourados, o Gigante do pé de feijão, uma bruxa. Cada visita contém uma carta interativa, uma brincadeira, uma história.
Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela
Autor: Werner Holzwarth
Ilustrador: Wolf Erlbruch
Tradução: Heloisa Jahn
A história é de uma toupeira, que, em um belo dia, acorda com um enorme cocô em sua cabeça. Decide, então, questionar todos os habitantes das redondezas, em busca do responsável por tamanho despeito. Após a longa investigação, a divertida história tem um desfecho nada convencional.
Volta ao mundo em 52 histórias
Autor: Neil Philip
Ilustrador: Nilesh Mistry
Tradutor: Hildegard Feist
São 55 contos populares, provenientes de 33 países. Com esse livro, temos acesso a histórias já conhecidas e aclamadas, como os contos de fadas europeus e narrativas outras, vindas dos mais diversos lugares do mundo: Brasil, Japão, Quênia ou Alasca, Trinidad, Irã, Suriname ou Irlanda.
Histórias maravilhosas de Andersen
Autor: Hans Christian Andersen
Compilação: Russel Ash e Bernard Higton
Tradutora: Heloisa Jahn
A compilação traz histórias que já estão no imaginário popular, como O patinho feio, Polegarzinha e A pequena vendedora de fósforos, em uma versão adaptada para as crianças. São nove contos em que o escritor de origem humilde trata de maneira poética temas como a pobreza e diferença de classes.
Autora: Lauren Child
Tradução: Érico Assis
A mesma autora da série Charlie e Lola traz, nesta obra, um grande dilema vivido por diversas famílias: adotar ou não um animal de estimação. De situações como o “a responsabilidade do bichinho será sua” e “não pode ser muito grande nem soltar pelo”, o livro ajuda pais a abordarem o assunto com seus filhos.
Autor: Hervé Tullet
Tradutora: Júlia Moritz Schwarcz
Imagine você, caro leitor, sendo transportado para uma história que ainda está em construção. O livro sequer tem um título! Assim é a obra do francês Hervé Tullet, que convida as crianças a conhecerem o processo criativo das histórias que tanto gostam de ouvir e ler.
Autor: Benoit Charlat
O livro-brinquedo ajuda aqueles que estão aprendendo a usar o trono. Ele conta a história de diversos animais que já aprenderam tamanha façanha – e suas espécies de cocô. O protagonista pintinho mostra, ao final, a sua performance e convida o leitor a apertar a descarga, por meio de um botão interativo.
Autor: Keith Faulkner
Ilustrador: Jonathan Lambert
Tradutora: Heloisa Jahn
O sapo Bocarrão vive perguntando aos outros animais o que eles gostam de comer. Pula de página em página atrás das moscas que lhe servem como petiscos, até que encontra um terrível crocodilo. O livro conta com dobraduras e brincadeiras gráficas, convidando as crianças para participar da história.
***
Ilustração Marcelo Tolentino