“Educação política se constrói todos os dias”

03/10/2018

 

Por que o leão é o "rei da selva"? Foi a partir desse questionamento que os animais da floresta se revoltaram e decidiram escolher seu próprio representante de uma maneira democrática. Fizeram uma votação. Essa é a história de A eleição dos bichos, livro de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun, que tem lançamento marcado para o próximo sábado, 6, às vésperas das eleições presidenciais no Brasil.

Leia mais: Livros pela democracia!

O evento, que pode ajudar a criança a entender melhor o processo democrático, terá contação de histórias, máscaras de papelão e autógrafo dos autores, bastante engajados na educação política. Os autores do lançamento também já publicaram em 2015 Quem manda aqui?, livro que apresenta aos leitores diferentes sistemas políticos, como a monarquia, a democracia e a anarquia. As obras são sempre feitas em parceria com estudantes, crianças e jovens, em oficinas.  

 

 

Em entrevista ao Blog da Letrinhas, Pedro Markun, um dos autores da obra, disse que o contato com a política deve se dar desde o nascimento da criança. Afinal, elas são seres pensantes, sempre dispostos a entender o mundo que as rodeia. “É menos fazer a criança decorar quais são os três poderes aos três anos de idade ou saber cantar o hino nacional, e mais estar atento para conversar e aprender juntos sobre as dúvidas que possam surgir.”

Um ano eleitoral é perfeito para que essa reflexão seja feita, mas a intenção dos autores é ainda maior. "Esperamos também que o livro possa seguir ajudando a refletir sobre a forma como escolhemos os nossos líderes mesmo depois das eleições", disse Paula Desgualdo, coautora da obra, em entrevista. Afinal, é um assunto que permeia a nossa realidade. "É importante estar tanto dentro como fora da escola. Em espaços institucionais, não-institucionais, na rua, dentro das casas...  Educação política se constrói todos os dias, em todos os lugares.”

***

Anote na agenda

Lançamento de A eleição dos bichos

Onde: Livraria Novesete (rua França Pinto, 97, Vila Mariana)

Quando: 6/10, das 11h às 14h

Quanto: grátis

 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog