A festa pra ver a Banda passar

11/11/2019

 

Contratem os fotógrafos, aluguem o vestido mais rodado, a festa é de 15 anos. E a Banda Mirim debuta e presenteia o público com uma mostra no Sesc Avenida Paulista, até 29 de dezembro. A trupe, composta por 12 artistas, que se apresenta nos últimos anos combinando música, teatro e circo, prepara uma programação especial com espetáculos, oficina e leitura encenada. Assim, essa premiada companhia paulistana mantém a balança em equilíbrio: a realidade lúdica que enche os olhos das crianças e o convite para a inserção do adulto nessa mesma realidade, que trata assuntos profundos de maneira sensível e brincalhona.

 

Foto: Divulgação

 

Nesse chamado para abraçar a infância e o modus brincanti dela, todos aqueles interessados terão oportunidade de conhecer formas de unir linguagens artísticas a práticas pedagógicas - um dos cruzamentos que norteia o trabalho dessa Banda. Como é o caso da atividade Oficina de práticas de criação da Banda Mirim, que acontece nos dias 15, 22 e 29 de dezembro e visa colaborar com a capacitação de arte-educadores. Quantas outras Bandas Mirins podem estar adormecidas por aí só esperando o primeiro chacoalhão?

E se é agito que você procura, agito é o que a Banda não deixa faltar neste final de ano. A primeira atração da festa é o premiado musical Felizardo, que deu origem ao grupo, lá em 2004. A dramaturgia de Marcelo Romagnoli, autor de Terremota e Os mundos de Teresa, conta a história de Aurora e seu amigo imaginário Felizardo, que partem para uma aventura em uma terra onde não existe tempo nem idade. As apresentações acontecem dias 9, 10, 15, 16 e 17 de novembro. Depois, com apenas duas apresentações no dia 20 de novembro, uma pausa para a Festa, peça que comemora o aniversário de Margarida e a alegria de uma infância perene.

 

 

E por falar nessa infância sempre presente, no dia 24 de novembro, acontece a leitura da fábula musical A criança mais velha do mundo. No espetáculo, Magnólia e seu pai viajam para o aniversário de uma prima. Ao mesmo tempo, o espectador tem acesso à história de uma senhora que se arruma para a festa de 90 anos de sua melhor amiga. Nessas variadas formas de contar sobre a passagem do tempo, na tentativa de passar com sutileza por esse território árido, vale apostar em figurinos com babados e balão para a cenografia.

Seguindo nessa mesma linha de leituras encenadas e música ao vivo, que integra a categoria de Histórias abertas da programação, o público também confere Sapecado, encenado em 23 de novembro. O musical retrata os costumes sertanejos a partir da empreitada de Assunta, seu cachorro Rex e o carteiro Adauto pela estrada do Bromongó, rumo ao casamento da comadre na Vila do Sapecado. Espoleta, marcada para 30 de novembro, continua essa travessia, a seu modo. Ao narrar a história do criado Espoleta, que promete uma ópera ao patrão - mas, por motivos financeiros, opta por não cumprir -, brinca com o popular e o erudito.

 

Foto: Divulgação

 

Por fim, ou, para terminar os aquecimentos e partir logo para a folia, os espetáculos que encerram a mostra são O fantasma do som e Buda. O primeiro, que acontece em dia 1º de dezembro, faz referência à era de ouro do rádio e brinca com o som, contando a história em forma de jingles. Não rejeita cacofonia. Buda, com data para os dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro, por sua vez, narra a vida do príncipe Sidarta de maneira leve e bem-humorada. Fazendo o assunto da busca pelo autoconhecimento trajeto muito menos atribulado.

Assim, o encontro entre o picadeiro e o palco, a música e a palavra, o urbano e o popular, a infância e a poesia selam o contrato na programação. Vale (e muito) se juntar ao cortejo dessa banda. E que Banda!

***

Anote na agenda

Mostra de repertório 15 anos Banda Mirim

Quando: de 9 de novembro a 29 dezembro

Onde: Sesc Avenida Paulista (av. Paulista, 119)

Quanto: variável para cada atração

Para mais informações sobre as atividades, acesse: https://www.bandamirim.com/

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog