9 livros com o selo Altamente Recomendável da FNLIJ 2021

20/08/2021

A FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) acaba de divulgar sua seleção anual de livros que recebem o selo Altamente Recomendável. A Companhia das Letrinhas e a Pequena Zahar têm 9 livros entre os selecionados, sendo que alguns deles já foram premiados com outras distinções importantes da literatura infantil, como os Melhores Livros Infantis do Ano da revista Crescer!

LEIA MAIS: 10 livros infantis entre os melhores do ano da Crescer

A lista completa inclui 94 títulos, escolhidos entre 477 que foram produzidos em 2020 e enviados pelas editoras aos leitores votantes, todos especialistas em literatura para a infância.

Vamos conhecer os selecionados?

LEIA MAIS: 31 livros selecionados para o Clube de leitura ODS, da ONU

 

1) Carona, de Guilherme Karsten

Um surfista ia para a praia de carro e acaba dando carona para uma turma muito eclética neste divertido conto acumulativo, que também aparece entre os melhores da Crescer e integra o Clube de leitura ODS, da ONU.

 

2) Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz

A dupla de autores que se consagrou por representar a fauna e a flora brasileiras traz neste livro a beleza dos animais de um dos nossos biomas mais ameaçados atualmente. O livro também apareceu na lista de Melhores da Crescer e do Clube de leitura ODS.

 

3) Baleia na banheira, de Susanne Straβer

A baleia queria tomar banho, mas não tinha sossego! Toda hora chegava um bicho com uma questão diferente. Este conto acumulativo fofo e divertido também foi considerado um dos Melhores do ano pela revista Crescer.

 

4) Todas as pessoas contam, de Kristin Roskifte

Neste livro colorido e marcante, os leitores vão conhecer os números enquanto encontram semelhanças e diferenças entre as pessoas que vivem as grandes histórias coletivas e suas histórias individuais. Também foi selecionado como um dos melhores da Crescer.

 

5) Matemática até na sopa, de Juan Sabia e Pablo Picyk

Marcos vai passar uma tarde com seu tio-avô Juan e não está nada empolgado: ele é matemático, e matemática é uma coisa muito chata! Porém, ele descobre que os números e as contas estão em todo lugar – do videogame ao sorvete – e servem para muito mais coisas do que apenas passar de ano na escola.

 

6) Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença, de Jeanette Winter

A trajetória da menina sueca que promoveu uma greve escolar contra as mudanças climáticas e se tornou uma das principais vozes em defesa do meio ambiente no mundo. Integra ainda a seleção do Clube de leitura ODS.

 

7) Vida em Marte, de Jon Agee

Um ingênuo astronauta vai para Marte em busca de vida – será que vai encontrar? Ele com certeza encontrou um lugar no coração dos pequenos leitores e já figurou entre os Melhores da Crescer e ganhou o Selo Cátedra da Unesco.

LEIA MAIS: 7 livros premiados com o Selo Cátedra Unesco 2020

 

8) Pioneiros da geografia para jovens leitores, de Tim Marshall

Esta é uma edição resumida e ilustrada do best-seller Prisioneiros da geografia e,  por meio de doze mapas, introduz aos jovens leitores os assuntos do mundo em que vivemos.

 

9) Lina, aventuras de uma arquiteta, de Ángela León

Um livro informativo delicioso sobre a trajetória da arquiteta italiana Lina Bo Bardi, que veio para o Brasil e deixou seu legado em todo o país.

***

Leia mais:

+ Radiografia de prêmios literários internacionais

+ Prêmios de literatura infantojuvenil: para que servem e como funcionam?

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog