7 livros premiados com o Selo Cátedra Unesco 2020

01/04/2021

Os livros selecionados pelo prêmio de literatura infantil Selo Cátedra 10, da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, foram revelados hoje, e a Companhia das Letrinhas teve três títulos escolhidos com o Selo Seleção 2020: Homem-Cão: por quem as bolas rolam, Pode chorar, coração, mas fique inteiro e Princesa Kevin.

Da Pequena Zahar, o escolhido foi Vida em Marte, de Jon Agee.

Pela Coleção Clássicos Cátedra 10, foram escolhidos 1984 em quadrinhos, adaptado e ilustrado por Fido Nesti, da Quadrinhos na Cia, e Frankenstein e O jardim secreto, do selo Clássicos Zahar.

 

O prêmio Cátedra 10 Unesco é um dos mais importantes do país

 

O prêmio é um dos mais recentes do gênero no país e, ao longo de suas cinco edições, tem se firmado também como um dos mais importantes. Os critérios utilizados para a seleção consideram texto, ilustração e projeto gráfico das obras, além de temáticas inovadoras, criatividade, tradução das adaptações e o papel da imagem nos livros ilustrados.

LEIA MAIS: Prêmios de literatura infantojuvenil: para que servem e como funcionam?

Vamos conhecer um pouco mais dos premiados deste ano?

 

Homem-Cão: por quem as bolas rolam, de Dav Pilkey

O cão policial mais destemido de todos os tempos está de volta nesta aventura em que sua obsessão por bolas se transforma em pânico, e ele precisa superar esse pavor. Como em todos os livros da série, o Homem-Cão sempre faz referência a algum clássico da literatura mundial e, desta vez, o livro é inspirado no romance Por quem os sinos dobram, de Ernest Hemingway.

 

LEIA MAIS: Homem-Cão passeia pelos clássicos

 

Pode chorar, coração, mas fique inteiro, de Glenn Ringtved e Charlotte Pardi

Um livro muito delicado e poético sobre a chegada da morte em uma família. A visitante se encontra com quatro crianças que não querem perder sua avó, e tentam convencer a morte a não levá-la. Os pequenos descobrem que a morte é uma grande admiradora da vida, além de sua parceira inseparável.

 

 

Princesa Kevin, de Michael Escoffiër e Roland Garrigue

Kevin é um garoto corajoso e muito criativo que, no dia de ir fantasiado à escola, quer se vestir de princesa. Nada de pirata, dragão ou caubói. Ele quer mesmo é se divertir do que jeito que escolher, não importa a fantasia!

E que mal haveria nisso, não é mesmo?

 

LEIA MAIS: Precisamos falar sobre Kevin. E princesas

 

Vida em Marte, de Jon Agee

Um astronauta chega em Marte com a missão de encontrar vida. Ele tem certeza de que alguma coisa deve viver no planeta vermelho e até leva cupcakes de presente. Mas, ele se esquece de que, numa empreitada como essa, é preciso estar atento e olhar para todos os lados, para evitar perder detalhes importantes. Um livro ilustrado divertido, em que a narrativa visual mostra o tempo todo para o leitor aquilo que o narrador não consegue enxergar. Do mesmo autor de O muro no meio do livro.

 

1984, de George Orwell

Com adaptação e ilustrações do artista paulistano Fido Nesti, esta obra-prima da literatura mundial foi lançada em quadrinhos pela Quadrinhos na Cia em 2020.

Os leitores conhecem Winston Smith, que vive em um mundo distópico de opressão, onde a mentira é institucionalizada e pensar livremente é um crime gravíssimo.  

 

 

O jardim secreto, Frances Hodgson Burnett

Mary Lennox fica órfã e vai viver na mansão de seu tio, na Inglaterra. Curiosa e inquieta, ela descobre um segredo de sua falecida tia, um jardim encantado, onde faz um amigo bem especial. Ao mesmo tempo, ela se aproxima de seu primo superprotegido e ajuda o garoto a conhecer novas possibilidades de viver. Uma amizade entre três crianças com histórias muito distintas que transforma a vida de todos na casa.

 

 

Frankenstein, de Mary Shelley

Nesta que é uma das histórias de terror mais conhecidas de todos os tempos, um cientista obcecado entra em pânico e foge quando seu monstro feito de restos humanos finalmente ganha vida.

Abandonada e rejeitada, a criatura vai atrás do criador, em busca de respostas e vingança.
 

 

 

***

Leia mais:

+ 6 curiosidades para o aniversário do criador do Capitão Cueca

+ 7 livros ou séries em quadrinhos para não perder

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog