5 personagens fantásticos das histórias da América Latina

01/06/2022

Saci-pererê, Curupira, Boitatá, a sereia Iara… Esses personagens já são nossos conhecidos. Íntimos até. Felizmente, o folclore brasileiro tem histórias incríveis, que fazem parte do imaginário das crianças - e dos adultos também. Mas você já ouviu falar, por exemplo, no Iucaré? E em Ikal? Eles são alguns dos personagens de mitos, lendas e histórias originárias de outros países latinos, o primeiro, no Chile, e o segundo, no México.

As histórias completas deles, assim como muitas outras, também com raízes latinas, estão no livro Viagem pelas Histórias da América Latina (Companhia das Letrinhas), de Silvana Salerno. Nas páginas, com ilustrações e fotos, ela permite que o leitor viaje pelos territórios e pela cultura dos países, por meio de histórias típicas de cada região. 

 

Capa do livro Viagem pelas histórias da América Latina

 

E, como somos vizinhos próximos, existem até histórias que dialogam com as nossas mais conhecidas. “Alguns mitos latino-americanos são mitos também no Brasil, como o boto. Na Amazônia brasileira, esse golfinho das águas de rio produz um encantamento entre as moças. Na Amazônia venezuelana, é a “bota”, a fêmea do boto, que gosta de aprontar”, explica a autora. “No Paraguai, conta-se a história da flor do irupé; no Brasil, a história é da flor do uapé, a mesma flor, também chamada de vitória-régia. Uma história do povo guarani, que vive no Paraguai e no Brasil”, completa.

LEIA MAIS: Silvana Salerno e as viagens literárias pela América Latina

Para mostrar um pedacinho do que o leitor encontra nas páginas de Viagem pelas Histórias da América Latina, o Blog da Letrinhas pediu à Silvana que destacasse cinco personagens fantásticos desses países. Conheça: 

 

1. IUCARÉ

Ilustração da lenda do Iucaré e a montanha do Tupungato

Iucaré é um menino que sonha voar. Um dia, ele encontra um filhote de passarinho caído no pé de uma árvore. Olha para cima, vê o ninho e o coloca lá. No dia seguinte, um casal de enormes condores se aproxima dele. Apavorado, Iucaré foge, mas eles explicam que vieram para agradecer e lhe oferecem uma recompensa. Adivinha o que Iucaré escolheu? É assim que ele vive uma aventura superespecial, voando até o topo de uma das montanhas mais altas do Chile.

 

2. TUNSHU-PALPA

Ilustração do conto do Tunshu-Palpa, de Viagem pelas histórias da América Latina

Tunshu-Palpa, uma grande montanha protetora de Tomás, enfrenta uma rival que pretende tomar o seu lugar. Ventos fortíssimos e um temporal de granizo atingem essa aldeia peruana. A rival de Tunshu-Palpa é uma cobra, e a luta é muito difícil! A população entoa cantos a Pacha Mama – a Mãe Terra – para restabelecer o equilíbrio no povoado. Quem será a vencedora? 

 

3. IKAL

A aldeia em que Ikal vive enfrenta seca e fome. O jovem mexicano sai de lá para ganhar dinheiro na cidade, a fim de ajudar sua aldeia. Depois de trabalhar durante dois anos, recebe três moedas de bronze. Uma delas é usada para comprar um sonho, que ele ouve num bar. O contador do sonho quer dar o sonho de presente, mas ele insiste em pagar. Então, o contador entrega a Ikal um saquinho com sementes. As pessoas ouvem a história, pedem para Ikal ir contar o seu sonho na aldeia delas. E, assim, ele viaja bastante, levando o seu sonho a muitas pessoas. Quando volta para casa, planta as sementes que ganhou... Que sementes serão essas? São muito importantes, pois se tornaram um dos principais alimentos do país. 

LEIA MAIS: Dos vários nós que enredam as literaturas indígenas

 

4. NHANDERU

Ilustração de Nhanderu, conto do livro Viagem pelas histórias da América Latina

Para o povo guarani, o deus criador do mundo é Nhanderu. E como o mundo começa? O mundo começa pela palavra. Nhanderu cria a palavra para as pessoas poderem se comunicar. E a história continua...  

 

5. MAMA HUACA

Mama Huaca é um mito dos povos andinos que vivem na região da cordilheira dos Andes. É uma mulher guerreira, independente e poderosa, que luta como igual com os homens. Pacha Mama é a Mãe Natureza, uma das divindades mais importantes dos povos nativos do Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Esses dois mitos participam da história Mama Huaca.   

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog