5 fantasias de Halloween inspiradas no universo da Mortina

27/10/2021

Mais um Halloween se aproxima e, se você ainda não pensou numa fantasia para a criançada, nós reunimos aqui algumas ideias inspiradas no universo bruxesco da autora italiana Barbara Cantini, a criadora da série Mortina e de Puffy & Brunilda, uma pitada de magia. Todas elas são relativamente fáceis de pôr em prática e apostamos que vão ficar muito fofas! Dá até para tentar um grupo fantasiado em família, com crianças e adultos.

Fantasias literárias para o Halloween inspiradas em Mortina

Ah, e não vamos esquecer que o Halloween também trouxe uma nova aventura da nossa querida menina-zumbi, Mortina – De férias no Lago do Mistério, lançamento de outubro da Companhia das Letrinhas. Como nos outros volumes da série, esse também traz a conhecida paleta de cores da coleção, cheia de tons de roxo, preto e laranja, além das marcas de “diário” que situam o leitor no universo de Mortina, como as anotações da menina em letra cursiva que aparecem ao longo do livro. 

Que tal se fantasiar de Mortina no Halloween?

Na história, Mortina e sua família de mortos-vivos saem de férias e vão visitar a Tia Megera e o primo Dondoco no arraial de Gorgonzola, que fica à beira do Lago do Mistério. Mas essas férias funestas serão interrompidas por um imprevisto: a propriedade precisa que um herdeiro vivo se apresente ou será vendida! 

E como será possível trazer uma dessas figuras de volta à vida? A solução é uma poção que deve ser feita com a especial Erva-da-Aninha do Lago do Mistério e consumida na noite do solstício de verão, ou seja, exatamente durante as férias. 

Assim, Mortina e Dondoco conseguem preparar a poção que promete levantar até defunto. Tia Megera toma a bebida e Mortina a acompanha. Será que elas voltam do mundo dos mortos? Será que vão conseguir provar que o arraial tem dono?

Mas vamos às fantasias!

1) Mortina
Claro que a personagem principal não poderia faltar na nossa lista! Já demos essa dica de fantasia para o Carnaval e vamos trazê-la de novo aqui:
“Basta um vestido roxo como base. As grandes golas brancas são fáceis de providenciar com feltro ou tecido e alguns botões. Nas pernas, meias listradas de branco e preto e, nos pés, botinha preta. Depois é só caprichar na maquiagem com tinta para pele: fundo branco, olheiras arroxeadas e lápis ou tinta preta para fazer aquela boca que parece costurada.” E, se quiser a Mortina em De férias no Lago do Mistério, dá para deixar de lado a palidez e apostar no tom saudável da pele da criança mesmo!

LEIA MAIS: 10 personagens literários para se fantasiar no Carnaval

Fantasias literárias para o Halloween: Mortina e sua turma

2) Brunilda
A aspirante à bruxinha, protagonista de Puffy & Brunilda, uma pitada de magia, tem um look bem fácil de reproduzir: blusa de manga comprida preta de gola alta, calça cropped azul, sapatilha preta e, para fazer a cabeleira ruiva que é marca da Brunilda, sugerimos uma tinta spray atóxica laranja. Se a criança já tem cachos, é só pintar! Se não tem e quiser, dá para fazer uns cachinhos com baby-liss ou bobes. E não esqueça da vassoura e do gatinho preto!

 

3) Mamãe Zelda e Vovó Matilda
Como se sabe, Brunilda vem de uma família de bruxas e, assim que encontrar seu gato preto, vai poder fazer seu teste de voo para se tornar oficialmente uma bruxa também. E sua mãe Zelda e sua avó Matilda são bruxas bem tradicionais. Para se fantasiar como elas, é só conseguir um vestidão preto de manga longa, capa e chapéu pontudo pretos. Para ficar igualzinha à Zelda, é só usar uma faixa azul no cabelo e simular um brincão dourado que pode ser preso na própria faixa. O toque final fica por conta da tinta spray atóxica laranja que dá o tom da cabeleira da família, e claro, a vassoura!

 

4) Fantasma
Fantasminhas camaradas não faltam nas histórias da menina-zumbi. Eles assombram e divertem o arraial de Gorgonzola no novo volume 4, assim como “vivem” brincando no Palacete Decrépito. E o amigo fantasma é personagem central do terceiro volume! E aqui a ideia é bem fácil: basta um lençol branco recortado nas pontas, com as marcas dos olhos e da boca desenhados de preto ou recortados.

Fantasia de fantasma inspirada no universo da Mortina para o Halloween

 

5) Abóbora
Em sua primeira história, Mortina está se sentindo muito sozinha porque não pode brincar com as crianças vivas do vilarejo de Logo Ali. Mas, como o Dia das Bruxas está chegando, ela resolve participar da festa vestida como ela mesma. Quer fantasia melhor? E as abóboras estão por toda parte! Para esta fantasia, a base pode ser um vestido ou moletom laranja, com a cara da abóbora desenhada em caneta preta para tecido ou feita com recortes de feltro preto. As folhas verdes podem ser um aplique de feltro verde recortado. Se quiser, ainda dá para arranjar um gorrinho laranja com folha verde de feltro também!

Que tal fantasiar as crianças de abóbora no Halloween?

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog