5 autores infantis internacionais premiados com o Hans Christian Andersen

31/03/2022

Como está chegando o Dia Internacional do Livro Infantil, vamos conhecer alguns autores infantis internacionais que são imperdíveis e que já receberam o Prêmio Hans Christian Andersen? Mas o que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo! Acompanha aqui a história, caso você não a conheça.

O Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora em 2 de abril, foi criado em 1967, para “inspirar o amor pela leitura e chamar atenção para os livros infantis”. A data foi organizada pelo International Board on Books for Young People, o Ibby, principal organização internacional que atua pela difusão da literatura infantil e pela promoção da leitura na infância (o braço brasileiro do IBBY é a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ).

LEIA MAIS: Os nórdicos na cartografia da literatura infantil

Está chegando o Dia Internacional do Livro Infantil 2022! Quer conhecer autores premiados com o Andersen?

E o dia 2 de abril foi escolhido por ser o aniversário do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu nessa data em 1805. Autor de peças de teatro, ele obteve reconhecimento por suas coletâneas de contos de fadas, que se tornariam mundialmente famosas.

Combinando seu talento com elementos do folclore e uma linguagem mais coloquial, Andersen criou contos com os quais adultos e crianças se identificam até hoje no mundo todo, como “O patinho feio”, “A princesa e a ervilha” e “A pequena sereia”. Ao mesmo tempo, ele aborda de maneira sensível a perspectiva daqueles que, por um ou outro motivo, são marginalizados.

 

A obra do autor é tão importante para a literatura infantil que o prêmio internacional mais importante concedido a escritores e ilustradores foi batizado com o nome de Andersen. Desde 1956, o prêmio Hans Christian Andersen (que também é organizado pelo Ibbyh) condecora artistas que, com sua obra, tenham contribuído de maneira duradoura e impactante para a literatura infantil.

Vamos então saber mais sobre alguns desses autores?

 

1) Peter Sís, premiado como ilustrador em 2012

Ele nasceu na República Tcheca, quando o país ainda era integrante da União Soviética. A experiência com a restrição de liberdades individuais durante a infância e a juventude levou Sís a escrever sobre elas em O muro, que traz um relato com elementos da vida sob um regime comunista. Mesmo o livro Férias com sorvete parece ser uma resposta a esse momento de sua vida. Em entrevista, o autor já declarou que o colorido das sorveterias e dos carros de sorvete dos Estados Unidos simboliza para ele a liberdade que não teve na juventude.

Autor de livros infantis, Peter Sís  é um dos autores internacionais premiados com o Hans Christian Andersen

LEIA MAIS: Peter Sís, um desbravador de mundos

 

2) Wolf Erlbruch, premiado como ilustrador em 2006

Erlbruch é alemão e, além de seus próprios livros, já ilustrou trabalhos de outros autores, como o clássico Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela, de Werner Holzwarth, e O rei e o mar, de Heinz Janisch. Conhecido por combinar colagens e pinturas, Erlbruch também é o autor de O urso que queria ser pai e Leonardo.

No Dia Internacional do Livro Infantil, conheça livros de autores premiados com o Andersen

 

3) Quentin Blake, premiado como ilustrador em 2002

O artista inglês diz que desenha desde que tem lembrança. Uma de suas parcerias mais prestigiadas se deu com o autor britânico Roald Dahl, mas Blake também ilustrou livros como As lavadeiras fuzarqueiras e Três príncipes, três presentes, de John Yeoman, e Grimble, de Clement Freud.

No Dia Internacional do Livro Infantil, vamos saber mais sobre autores ganhadores do prêmio  Andersen?

 

4) Anthony Browne, premiado como ilustrador em 2000

Um dos mais prestigiados autores contemporâneos de livros infantis ilustrados, Browne tem mais de cinquenta títulos publicados desde a década de 1970, traduções para mais de 26 línguas e foi o primeiro britânico a receber o Andersen. Publicados pela Pequena Zahar, seus livros incluem Um gorila, Vozes no parque e Histórias de Willy.

LEIA MAIS: Anthony Browne, seus livros ilustrados e gorilas

5 autores infantis internacionais premiados com o Hans Christian Andersen

 

5) Astrid Lindgren, premiada como escritora em 1958

A pioneira criadora da Píppi Meialonga trabalhou como jornalista e secretária para  antes de se tornar autora em tempo integral. Lindgren, que era sueca, criou uma das personagens mais adoradas da literatura infantil mundial, uma menina que, além de ser a mais forte do mundo, vive sozinha e de maneira independente, fazendo tudo o que quer. É autora também de outros sucessor como Karlsson no telhado e Rônia, a filha do bandoleiro.

LEIA MAIS: Píppi, Alice e Emília: as primeiras personagens feministas da literatura infantil?

Neste Dia Internacional do Livro Infantil, uma lista de 5 autores premiados com o Hans Christian Andersen

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog