30 Melhores Livros da Crescer 2021: conheça nossas obras selecionadas
3 de Junho de 2021 às 12:51
Originalmente publicado no Blog da Brinque
Uma das obras premiadas, O incrível livro do Gildo, de Silvana Rando, conta a história da história que o querido elefante resolveu escrever
"---
Selo 30 Melhores Livros da Crescer
Em 2021, há dois livros da Brinque-Book na lista dos 30 Melhores Livros da Crescer, obras muito especiais, cada uma por seus motivos. São elas: Três, do premiado ilustrador australiano Stephen Michael King, e O incrível livro do Gildo, da também premiada (e brasileiríssima!) Silvana Rando. Saiba um pouco mais sobre os dois a seguir:
Três
Autor / Ilustrador: Stephen Michael King
Temas: Respeito às diferenças / Autoconhecimento / Amizade / Animais / Cidade / Campo / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 3 anos (leitura compartilhada) / 7 anos (leitura independente)
Essa história nos apresenta um cachorro com três patas, que explora o mundo à sua volta a partir das relações que trava: ele observa a aranha -- que chama de oito patas --, as formigas -- seis patas -- e até mesmo as pessoas -- duas pernas.
Pois é justamente com uma "duas pernas" que ele acaba descobrindo o sentido de estar em família.
Listado na categoria Sobre o que ganhamos com a (con) vivência, a jornada deste cachorrinho, que tem o mesmo nome que o livro, também é um convite a pensar sobre as diferenças.
Stephen Michael King tem surdez parcial desde criança e sua experiência como deficiente físico, que está em todas as suas histórias, aparece com mais força ainda nesta.
Você pode "degustar" a obra clicando aqui. Falamos mais sobre essa obra no link abaixo:
https://blog.brinquebook.com.br/lancamentos/um-olhar-generoso-sobre-as-diferencas-e-tema-de-tres-de-stephen-michael-king/
LEIA MAIS: Girafas, do Jean-Claude, está nos 30 melhores livros do ano da Crescer 2020
///
O incrível livro do Gildo
Autora / Ilustradora: Silvana Rando
Temas: Imaginação / Criatividade / Relacionamento familiar / Amizade / Cooperação / Autoconfiança / Cotidiano
Faixa Etária: A partir de 2 anos (leitura compartilhada) / 6 anos (leitura independente)
O elefante mais simpático e corajoso de todos volta nesta nova aventura, em que decide escrever seu próprio livro. A ideia inicial era escrever sobre os monstros.
Mas, como não quer desagradar a ninguém, tem de lidar com ideias e palpites em seu conto, que vão mudando a direção de seu desejo original.
Assim, Laurinha, a irmã, quer uma história com bailarinas. O pai de Gildo sugere extraterrestres. Paulo, o amigo, também quis ajudar: que tal robôs malignos? E mãe vai parar nessa confusão mesmo sem querer, com sua receita de bolo de chocolate.

"---
Além disso, Silvana se identifica com Gildo, pois diz que já se sentiu da mesma forma que a personagem, tentando agradar a quem ama em suas criações. Para ela, esse é um processo para encontrar "a própria voz". Se quiser saber mais sobre a obra, clique aqui para "degustar" um trecho! Vale a pena conhecer mais sobre esse livro no link abaixo: https://blog.brinquebook.com.br/sala-de-leitura/incrivel-gildo-resenha/Conheça outras obras entre os 30 Melhores Livros da Crescer
Além desses dois livros que listamos aí acima, outras oito obras do Grupo Companhia das Letras, do qual a Brinque-Book faz parte, entraram para a lista dos Melhores Livros da Crescer 2021. Dá um olhada nas lindezas:
1) Baleia na banheira, de Susanne Straβer
A baleia estava tranquila no banho, relaxando. Mas eis que chega uma bicharada querendo dividir a banheira com ela. Os motivos são variados: dor nas costas, patas sujas, pelo com cheiro de peixe, vontade de brincar com um navio... A baleia vai ter paciência com essa invasão? Da mesma autora de Bem lá no alto e Muito cansado e bem acordado, este conto acumulativo é diversão garantida para famílias com leitores bem pequenos. Leia +.
2) Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz
Uma das duplas mais conhecidas e apreciadas da literatura infantil brasileira lançou este livro inédito da série Brasileirinhos em 2020. Trata-se de uma homenagem aos animais que correm risco de extinção na floresta amazônica, com os sensíveis e divertidos poemas de Lalau e os traços e cores tocantes de Laurabeatriz. Além das poesias e ilustrações, o livro também tem sua parte informativa, com curiosidades e fatos sobre a vida dos animais desse que é um dos biomas mais ricos e importantes do planeta. A apresentação é do escritor amazonense Milton Hatoum. Leia +.
3) Carona, de Guilherme Karsten
Outro conto acumulativo que vai fazer a família toda rir. Desta vez, um surfista parte para a praia na esperança de pegar uma onda, mas tudo o que consegue é dar carona para uma turma muito excêntrica ao longo do caminho: tem mergulhador, policial, uma menina de capa vermelha, um lobo muito suspeito, um músico com seu violoncelo. Será que o carro vai aguentar? Leia +.
4) E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas, de Emicida e Aldo Fabrini
O segundo livro infantil de Emicida é uma história linda, cheia de ritmo e poesia, sobre a jornada de duas meninas para conseguir conviver com um medo profundo que assombra muita gente: o medo do que é diferente. Leia +.
5) Pode chorar, coração, mas fique inteiro, de Glenn Ringtved e Charlotte Pardi
É difícil falar de morte com as crianças, mas vivemos um momento em que é quase impossível fugir do assunto. Este livro emocionante narra o encontro de quatro crianças com a própria Morte, que veio para buscar a avó dos pequenos. Se a tristeza é inevitável, eles descobrem que a morte é uma grande admiradora da vida. Leia +.
6) Princesa Kevin, de Michaël Escoffier e Roland Garrigue
Fantasias de criança deveriam ser só fantasias mesmo, não é? Por que, então, quando um garoto escolhe a roupa de princesa para o dia da fantasia da escola há tanto rebuliço? Um livro para lembrar e fazer refletir que as crianças podem brincar de ser o que quiserem, independente de seu gênero. Leia +.
7) Todas as pessoas contam, de Kristin Roskifte
Um livro ilustrado irresistível que pode ser sobre aprender a contar, mas num sentido bem mais amplo que saber a sequência dos números. Com pouco texto e ilustrações coloridas e vibrantes, vemos que a diversidade e quantidade de pessoas no mundo é o que faz deste um lugar interessante. Cada uma delas importa e tem uma histórica única para contar. Dá para matar um pouco a saudade de uma boa aglomeração e faz lembrar que ninguém é só um número - informação mais essencial do que nunca para o momento que vivemos. Leia +.
8) Vida em Marte, de Jon Agee
Um astronauta muito bem-intencionado e desavisado tem certeza de que vai encontrar vida em Marte. Ele começa a explorar o planeta, mas não consegue enxergar muito além do que está à sua frente. Um livro ilustrado composto pela fina ironia entre o texto, que mostra a perspectiva limitada do astronauta, e a ilustração, que revela tudo o que ele não consegue enxergar. Leia +.
Para conhecer melhor a lista todinha
Além de ler sobre as obras na revista, você pode conhecer melhor todos os 30 livros escolhidos como os melhores de 2021 assistindo ao vídeo abaixo, em que a coordenadora do prêmio, Cris Rogério, apresenta livro por livro:
///
E você? De quais desses livros mais gostou?Este texto foi publicado originalmente no Blog da Brinque e estava hospedado no site da Brinque-Book. A editora Brinque-Book foi integrada ao Grupo Companhia das Letras em outubro de 2020 e a migração deste conteúdo para dentro do Blog da Letrinhas tem como objetivo somar conhecimentos, unificar os blogs e fortalecer a produção de conteúdo sobre literatura infantil, leitura e formação de leitores.