Notice (8): Trying to get property of non-object [APP/Controller/ContentsController.php, line 270]
25 personagens inesquecíveis - Blog da Letrinhas

25 personagens inesquecíveis

 

Nos 25 anos de existência da Companhia das Letrinhas, personagens marcaram infâncias de diversas gerações. Desde a icônica Píppi Meialonga, menina forte e independente criada por Astrid Lindgren, até o irreverente super-herói Capitão Cueca, de Dav Pilkey.

Nesse um quarto de um século, o selo também trouxe a crianças e adultos histórias de animais, como é o caso do travesso cão chamado Pum, da Blandina Franco, e a topeira de Werner Holzwarth, vencedor do prêmio da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), em 1994. A lista também conta com animais que já foram gente, como a menina Japinim, que vivia a observar a sua aldeia no corpo de um passarinho.

Aliás, imponentes personagens femininas compõem a história da editora: como esquecer a corajosa Malala, apresentada às crianças pela Adriana Carranca, ou a aventureira Mabel Jones, de Will Mabbitt? É inesquecível também a pequena Maria, do livro Terremota, de Marcelo Romagnoli. Dona de si, a menina cria a sua própria república para governar.

Xangô, Nasrudin, Ernesto, Lobinho: são outros personagens de uma lista especial. Quer saber mais sobre eles? Confira a seguir.

 

 

Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas

Autor: Ricardo Azevedo

Ela é escritora de histórias infantis, feiticeira disfarçada, dona de casa, professora de ginástica, viúva ou artista de teatro? Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas pode dar o que falar e, neste livro do Ricardo Azevedo, seis personagens imaginaram quem ela seria.

 

A cicatriz

Autor: Ilan Brenman

Ilustradora: Ionit Zilberman

Silvinha é uma menina curiosa que um dia, ao cair da cama no meio da noite, faz um corte no queixo. O machucado deixa Silvinha com uma enorme cicatriz, motivo para que ela investigue as origens dos cortes e marcas de outras passoas, o que lhe traz grandes e interessantes histórias. 

 

Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca

Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Inteligente e estudiosa, Malala era uma das primeiras de sua turma. Quando um grupo chamado Taleban proibiu as meninas de estudarem, ela mostrou que também é muito corajosa e lutou por aquilo que acreditava. Até levou um tiro, mas fez das palavras a sua arma e ficou famosa no mundo todo.

 

Histórias da Preta

Autora: Heloisa Pires Lima

Ilustradora: Laurabeatriz

Preta é uma leitora curiosa. Ela é apaixonada por investigar e contar histórias de sua família e de suas raízes. Questionadora, e meninas busca entender: quem inventou a cor das pessoas? O que faz com que ela seja tão diferente e tão igual às outras crianças?

 

Pum

Autora: Blandina Franco

Ilustrador: José Carlos Lollo

Pum é um cachorro travesso que gosta mesmo é de liberdade para brincar. Por isso, seu dono está sempre soltando o Pum pela casa, no parque, na rua, na escola! Os pais acham ruim, ainda mais quando o cão brincalhão some por um tempo. Mas ele sempre volta à sua família que tanto ama.

 

Menina Japinim

Autora: Ana Miranda

Menina Japinim já foi criança que brinca, come e vive com a família e com os amigos da aldeia. Hoje é passarinho que, atento, acompanha tudo de longe. Já gostou de banana e macaxeira, hoje gosta das frutas que colhe do alto das árvores. Seu lar é a floresta, e sua vida, a liberdade.

 

As improváveis aventuras de Mabel Jones

Autor: Will Mabbitt

Ilustrador: Ross Collins

Mabel Jones é uma destemida aventureira, que, após praticar o Ato proibido e nojento – colocar o dedo no nariz e comer a caquinha depois – é levada a aventuras com piratas, um urso grisalho e o temível Silencius Abominus. Roubada da cama de pijama, só quer voltar ao seu aconchegante sono.

 

Os beijinhos da Ceci

Autor: Thierry Lenain

Ilustradora: Delphine Durand

Ceci gosta muito do Max, seu namorado. Todos os dias, na hora do recreio, pede para que ele espere na escada do banheiro, sentado. Assim, quando quiser lhe dar um beijinho, sabe onde encontrá-lo. O que a menina não sabe é que o carinho é melhor quando os dois estão livres para brincar.

 

Capitão Cueca

Autor: Dav Pilkey

Criado pelos levados meninos Jorge e Haroldo, o Capitão Cueca é o maior super-herói de todos os tempos, com o poder do cuecão. Ele sai pelas ruas vestindo nada mais do que a sua cueca e salvando crianças inocentes de monstros nojentos, sempre exercitando a sua famosa cantoria.

 

Uma chapeuzinho vermelho

Autora: Marjolaine Leray

Fora do convencional, essa Chapeuzinho Vermelho é astuta e não tem medo do Lobo Mau. Pensa e age rápido. Ela anda sozinha, sem precisar de ninguém, e, quando é raptada pelo monstro peludo e dentuço, o desenrolar da história é de surpreender qualquer um.

 

Nasrudin

Autora: Regina Machado

Ilustradora: Angela-Lago

Nasrudin é um mulá (mestre), que traz sempre um segredo, um mistério a ser decifrado. Vindo lá do Oriente, é famoso pelo seu turbante na cabeça e burrico que o acompanha. Parece ingênuo, mas é mais sábio que todos nós. Seus problemas sempre são acompanhados de soluções mirabolantes.

 

Lig e o gato de rabo complicado

Autora: Ana Miranda

Lig gosta tanto de ler que acaba brincando com as palavras que conhece. Seu pai chega a ser tão alto quanto um “é difícil” e, quando quer ver alguma coisa, logo grita “chover”! Inteligente e curioso, ele não precisa de brinquedos para se divertir – faz isso com as próprias palavras ao seu redor.

 

Bárbaro

Autor: Renato Moriconi

Um bravo cavaleiro, que não tem medo de nada. Luta contra monstros assustadores, como serpentes, gigantes de um olho só, leões e plantas carnívoras. Tudo isso de olhos fechados, acompanhado apenas pelo seu majestoso cavalo, escudo e espada. Apenas uma coisa é capaz de detê-lo…

 

Bichos arrepiantes

Autor: Philip Ardagh

Ilustrador: Mike Gordon

Leo tem um cão chamado Naftalina. Juntos, os amigos embarcam em aventuras científicas, para conhecer melhor o mundo dos insetos e da natureza que os cerca. A curiosidade é o requisito principal para as aventuras vividas pelo universo cercado de pirilampos, aracnídeos e miriápodes.

 

Charlie Brown e a sua turma

Autor: Charles M. Schulz

Dono de um cão bastante famoso, Charlie Brown tem como charme a sua habilidade de nunca se dar por vencido, embora sempre perca. Continua alimentando seu amigo Snoopy e esperando que a Garotinha Ruiva, por quem tem uma quedinha, um dia se apaixone por ele.

 

Lobinho na escola da enganação

Autor: Ian Whybrow

Ilustrador: Tony Ross

Lobinho é diferente da sua família de lobos maus. Ele é certinho, gosta de escovar os dentes, tosar seu pelo e ir para a cama cedo. Por isso, é encaminhado pelos pais para a Escola de Enganação, onde aprenderá lições de mau-caratismo, apesar da longa distância e da cansativa jornada.

 

Píppi Meialonga

Autora: Astrid Lindgren

Ilustradora: Ingrid Nyman

Pippilotta Comilança Veneziana Bala de Goma Filhefraim Meialonga não é uma criança como as outras. Ela mora só na Vila Vilekula, é incrivelmente forte e gosta de dormir com os pés no travesseiro. Vive à espera de seu pai, um bravo marinheiro que caiu de seu barco e perdeu-se no mar.

 

Os mundos de Teresa

Autor: Marcelo Romagnoli

Ilustrador: Carlo Giovani

Teresa queria entender o mundo, e, para isso, decidiu experimentar ser outros. Foi menino, cachorro, planta, pedra, coisa. Brincou de ser sofá, guarda-roupa, boneca, mas não gostou da ideia de ter dono. Virou muitos para descobrir que o que queria mesmo ser era criança.

 

Ernesto

Autores: Blandina Franco e José Carlos Lollo

Não sei bem como é o Ernesto, mas sei o que dizem dele. Que é feio, burro, bobo e egoísta. Que não sabe falar com os outros e nem agradar. Todo mundo tem algo a dizer sobre o Ernesto. Por isso, ele vive sozinho e tão triste que as pessoas preferem nem ouvir falar. E você, o que diria a ele?

 

Terremota

Autor: Marcelo Romagnoli

Ilustrador: Raul Aguiar

Maria tem sete anos, mas já sabe de tudo. E o que não sabe pergunta. Junto ao seu gato Platão e ao seu tio Bigode, decide criar a sua própria república, tornando-se, assim, Maria Terremota Primeira, dona de si e questionadora sempre. Desafia até o seu próprio tio. Seu sonho é mudar o mundo.

 

Garrafinha

Autora: Mariana Caltabiano

Ilustrador: Rodrigo Leão

Garrafinha era uma menina sozinha. O apelido vem dos seus grossos óculos, que, junto aos seus cachos ruivos e ao seu peso, espantavam os colegas. Mas um dia começou a desenhar. Era tão boa, mas tão boa, que suas histórias divertiam as outras crianças, e, assim, ficou popular.

 

História de dois amores

Autor: Carlos Drummond de Andrade

Ilustrador: Ziraldo

Pul é uma pulga – ou melhor, um pulgo – que fez um grande amigo. Grande mesmo, já que Osbó é um elefante. Juntos, viajam por lindos percursos, até que Pul começa a ficar vaidoso e malcriado, distribuindo ordens a todos, inclusive Osbó. Como resolver esse problema entre os amigos?

 

Xangô, o trovão

Autor: Reginaldo Prandi

Ilustrador: Pedro Rafael

Xangô é o rei de Oió, conquistador de terras justo e poderoso. Seus truques mágicos trouxeram-lhe o apelido de Trovão, por botar fogo pela boca. Sua habilidade, no entanto, trouxe a sua ruína com o incêndio do seu palácio. Hoje, dizem que tornou-se orixá, presente sempre que um raio é visto no céu.

 

Meninos do Mangue

Autor: Roger Mello

Ao contrário do que se pode pensar, a Preguiça tem o seu dia muito atarefado. Entre os seus deveres, uma lista de atividades intermináveis, como silenciar despertadores, pôr remela nos olhos dos outros e embaraçar cabelos. Enquanto isso, a Sorte, preguiçosa, já nasceu com a vida ganha.

 

Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela

Autor: Werner Holzwarth

Ilustrador: Wolf Erlbruch

A pequena toupeira é a mais determinada de todas. Quando acorda e percebe um cocô bem na sua cabeça, ela não descansa até achar quem é o responsável. A pomba, o cavalo, a lebre? Ou seria a cabra, a vaca, o porco? Ela não descansa enquanto não encontrar quem fez aquilo com ela.

 

De passagem

Autor: Marcelo Cipis

Explorador, o homem de terno busca possibilidades. Cada caminho traz um lugar, uma história, uma realidade. Casa, trabalho, rua, outdoor. Ele pode ser famoso, aventureiro, casado ou caseiro. Que caminho tomar em meio a tantas opções? Eis o dilema do homem de terno.

 

As aventuras do avião vermelho

Autor: Érico Veríssimo

Ilustradora: Eva Furnari

Criativo e sonhador, Fernando passa os seus dias lendo histórias. Viaja à lua, à China e à Índia, sempre na companhia do ursinho ruivo e do boneco Chocolate. Enfrenta relâmpagos, ventanias e um exército de tico-ticos. A grande imaginação do garoto garante as mais inesperadas aventuras.

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais