19 frases da Chimamanda para inspirar todas as pessoas a ser feministas

Chimamanda Ngozi Adichie é uma das principais escritoras e pensadoras contemporâneas sobre raça, gênero e feminismo. Nasceu e cresceu em uma família de classe média na Nigéria, onde seu pai foi professor universitário de estatística, e sua mãe, a primeira mulher a ocupar o cargo de registrar (algo como assistente executiva) na mesma Universidade da Nigéria.

LEIA MAIS: Aju Paraguassu, ilustradora de livro da Chimamanda: "Queria proclamar crianças livres"

Chimamanda Ngozi Adichie, escritora negeriana e um dos principais nomes do feminismo

A escritora Chimamanda Ngozi Adichie

Aos 19 anos, foi para os Estados Unidos fazer faculdade e ali começou a publicar seus livros, além de construir uma bem-sucedida carreira acadêmica. Seus TED Talks, que deram origem aos livros Sejamos todos feministas, Para educar crianças feministas e O perigo de uma história únicatêm mais de 20 milhões de visualizações.

Edição infantojuvenil em capa dura ilustrada de 'Sejamos todos feministas', da escritora Chimamanda Ngozi Adichie

Capa da edição infantojuvenil ilustrada e em capa
dura do sucesso de Chimamanda Ngozi Adichie. Leia +.

Neste mês da mulher, Sejamos todos feministas será lançado em edição para jovens leitores pela Companhia das Letrinhas. A versão tem adaptações de texto em relação ao original (publicado pela Companhia das Letras em 2015) e conta com as ilustrações da designer Aju Paraguassu, que pesquisou cores, texturas e materiais da cultura nigeriana para criar as imagens desta edição especial.

Muito consciente das histórias que são contadas às crianças sobre os lugares que a mulher ocupa e as limitações de gênero que lhes são impostas desde cedo, Chimamanda oferece reflexões para desviar o olhar de meninas e meninos e fazê-los questionar uma estrutura social que faz muito mal tanto para as mulheres quanto para os homens. 

Para assistir ao TEDx que originou Sejamos todos feministas, é só dar o play aqui:

Para inspirar a luta das mulheres por uma sociedade mais igualitária, diversa, justa e com muitas possibilidades de narrativas, selecionamos trechos da edição infantojuvenil de Sejamos todos feministas, e dos livros adultos Para educar crianças feministas e O perigo de uma história única.

LEIA MAIS: Para criar meninos e meninas feministas


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

***

Leia mais:

+ 5 mulheres e meninas da ficção e da vida real para inspirar futuras cientistas

+ 5 mulheres que lutaram pelos direitos humanos

+ 23 frases da Malala para se inspirar

Neste post
Acesse a Letrinhas nas redes sociais