Para brincadeira de férias, a biblioteca!

05/07/2019

 

Tempo de férias, ainda que no inverno, é tempo de passear pela cidade, brincar e se divertir. Mesmo que a temperatura não seja a mais convidativa para jogos ao ar livre, a imaginação pode alcançar lugares fantásticos, reais ou não. Pensando nisso, selecionamos a programação de algumas bibliotecas em São Paulo que oferecem uma boa alternativa para manter as ideias das crianças aquecidas. Desde a narração de histórias até a apresentação de circo, o mesmo espaço que abriga livros e pede por momentos mais solitários reúne brincadeiras e promove encontros. 

 

Foto: Equipe SP Leituras

 

Biblioteca São Paulo (BSP) e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), mantidas pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, compartilham as mesmas atividades na programação de julho, alternando somente os dias da semana e os horários que acontecem. A Hora do Conto é elaborada por grupos e coletivos de teatro, que contam histórias da literatura infantojuvenil para despertar nesse público o interesse pela leitura. No site das bibliotecas, é possível verificar quais serão as narrativas em destaque. Atenção especial para Aladim e a lâmpada maravilhosa, que será contada no dia 12/7, às 15h, na BSP. O reconhecimento desse personagem, recentemente adaptado para o cinema (para saber mais sobre as interpretações que o filme sugere, leia esse texto), por parte dos jovens leitores pode deixar a leitura compartilhada ainda mais interessante.

Brincando e Aprendendo é um programa que propõe jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Apresenta brinquedos tradicionais, como a peteca e a bolinha de gude, e jogos nos computadores. Na Biblioteca São Paulo, localizada na zona norte, ocorre toda quarta-feira, das 15h às 16h. E na BVL, às sextas, das 15h30 às 16h30. Pintando o 7 é uma atividade para desenvolver a capacidade artística das crianças, por meio de técnicas como a colagem, a pintura e o desenho. Nas quintas-feiras, das 15h às 16h, na BSP, e às quartas, das 10h30 às 11h30, no Villa Lobos.

Reservada às manhãs dos fins de semana em ambas bibliotecas, Lê no Ninho é uma atividade que, a partir de uma abordagem lúdica, estimula e inicia à leitura crianças entre 6 meses e 4 anos. Nas tardes de sábados, também nas duas bibliotecas, ocorre a oficina de xadrez Jogos para Todos!, na qual os participantes aprendem as regras, os movimentos e as táticas do jogo com a FOX (Formação e Orientação de Xadrez). 

 

Foto: Equipe SP Leituras

 

De 5 a 28 de julho, o público que estiver no Parque Villa-Lobos também poderá conferir o evento Família no Parque, com atrações para todas as idades. Há desde a área reservada para crianças com idades entre 1 e 5 anos, com carrossel e cama elástica, até opções para os mais grandinhos, com brinquedos infláveis gigantes e tirolesa. Especialmente organizado para o mês de férias, a Biblioteca São Paulo promove o Campeonato de Videogame Futebol Digital 2019, na quarta-feira, dia 17/7, das 10h às 17h, no qual cada jogador representará um time da Liga Europeia.

Nas bibliotecas municipais, as crianças poderão conferir peças de teatro, filmes e números circenses. Na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, a peça O alienista (contado pelos barbeiros), apresentada no dia 21/7, às 11h, mostra como os barbeiros Porfírio e João Pina lidam com suas rivalidades num contexto de caos social, depois da construção de um asilo para doentes mentais, na cidade onde moram. A mesma peça será apresentada no dia 28/7, às 11h, na Biblioteca Hans Christian Andersen.

 

Foto: Bruno Teixeira

 

Ainda nos palcos das salas de leitura, a Cia Escher de Teatro Infantil traz à cena uma história justamente sobre uma biblioteca, que teve suas portas fechadas pela ordem de um Capitão que queria investigar os livros e determinar quais continuariam sendo circulados. A apresentação de No Livro, Tudo Tem ocorre no dia 14/7, às 11h, na Monteiro Lobato. Já a Hans Christian Andersen serve também de palco, ou melhor, de picadeiro, para o circo. Com o espetáculo Faxina Circus Show, do Grupo TIC Cultural, no dia 7/7, às 11h, e com Neurastenia, que mostra a trajetória de dois soldados inimigos, da Trupe de Festim, no dia 14, nesse mesmo horário.  

A premiada animação francesa As bicicletas de Belleville poderá ser assistida na Biblioteca Cora Coralina, no dia 18/7, às 14h30. O Sarau do Binho, há 15 anos em atividade na zona sul, chega no dia 30/7 à Biblioteca Marcos Rey. Lá, a partir das 15h, o público poderá conferir a recitação de poemas em uma mistura com outras manifestações artísticas como a música e a dança. A programação do mês de julho das bibliotecas municipais está cheia (confira aqui) e há opções de atividades para os mais variados gostos.

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog