Onde ler livros de outras línguas?

(Foto da Biblioteca Infantil Multilíngue / Divulgação)

Japonês, alemão, francês, italiano, espanhol, inglês, braile... Quer ler um livro infantojuvenil em uma dessas linguagens ou sistemas de escrita sem precisar comprar ou encomendar? E que seja um espaço especialmente projetado para as crianças e os adolescentes? Com brinquedos e mobiliário pensado nos pequenos?

Se estiver em São Paulo, o endereço é certo: basta ir à Biblioteca Infantil Multilíngue do Centro Universitário Belas Artes, a primeira do gênero na América Latina. Inaugurada no bairro da Vila Mariana em 2013, ela tem hoje mais de 30 mil livros, revistas e gibis em diversos idiomas, que são disponibilizados em sistema rotativo, e ainda abastece outras bibliotecas comunitárias, como a de Heliópolis. Há também área de brinquedoteca. O espaço está aberto para consultas in loco e também empréstimos de livros. Eventualmente, a biblioteca oferece atividades para as crianças, como contação de histórias.

(Foto da Biblioteca Infantil Multilíngue / Divulgação)

 

O projeto nasceu do sonho da jornalista Duda Porto de Souza, uma das autoras do livro “Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil”, que doou seu acervo pessoal e batalhou para conseguir doações da maior parte dos livros, muitas vezes atravessando a cidade em busca de alguns exemplares.

Biblioteca Infantil Multilíngue:

Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, Vila Mariana, São Paulo. Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados das 9h às 16h. Para emprestar livros, leia aqui o regulamento.

 

Leia também:

+ Bibliotecas infantis incríveis pelo mundo

+ Quando as bibliotecas ocupam áreas carentes

 

+ Lello, uma das mais belas livrarias do mundo

 

Acesse a Letrinhas nas redes sociais