Museus virtuais para conhecer

15/05/2020

Em 18 de maio se comemora o Dia Internacional dos Museus. Nos anos anteriores, museus do mundo todo costumavam fazer uma programação especial, com funcionamento dos espaços à noite. Neste ano, com o isolamento social, muitos deles continuam fechados para visitação – mas só presencial. Porque você pode conhecer seus corredores, suas galerias, suas coleções pelos tours virtuais disponíveis e ainda participar de uma série de programações que vão de 16 a 18 de maio. Confira algumas sugestões para visitar com as crianças nesses dias.

 

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP)

Um dos símbolos da cidade, com prédio projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, o MASP é um dos principais museus do país e traz no seu acervo obras de Rafael, Botticceli, Renoir, Monet, Degas, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Van Gogh, Matisse e Chagall, entre outros grandes nomes internacionais. O conjunto de obras nacionais traz artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. Virtualmente, você poderá conhecer o acervo do museu, acessar galerias e detalhes das peças em exposição. O passeio pelos corredores pode ser feito pelo Google Arts & Culture, em português e inglês.

 

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca de SP é um dos espaços de arte mais bacanas do país, começando pelo antigo prédio Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX. Com acervo de mais de nove mil obras de arte, o grande destaque é a coleção de artistas nacionais, como Benedito Calixto, Victor Meirelles, Eliseu Visconti e Anita Malfatti. Visite o museu pelo Google Arts & Culture, disponível em português, inglês e espanhol.

 

Metropolitan Museum of Art (Nova York)

Um dos museus mais famosos do mundo, o Metropolitan - carinhosamente chamado de MET - é um dos maiores de Nova York, nos Estados Unidos. É daqueles que precisamos deixar praticamente um dia só para ele no roteiro de viagem. E a visita virtual também pode levar horas! Dá para navegar pelo site (em inglês) em vídeos que mostram o museu em 360º, em que você mesmo comanda a direção e escolhe o ângulo que quer olhar - tudo isso com uma ótima trilha sonora! Lá você encontra também diversos vídeos, textos e fotos sobre a história das obras disponíveis. O MET também está no Google Arts & Culture.

 

Museum of Modern Art - MoMa (NovaYork)

Outro queridinho de Nova York, o MoMA tem algumas das principais obras de arte contemporânea, de artistas como Van Gogh e Picasso. No site você encontra vídeos de exposições, cursos online e atividades para fazer em família. Também dá para passear pelo museu no Google Arts & Culture e ver obras como "A Noite Estrelada", de Van Gogh, e "As Banhistas", de Paul Cézanne.

 

Louvre (Paris)

Visitar um museu virtualmente pode não ter a mesma graça, mas tem alguns pontos positivos: imagine ir ao Louvre sem enfrentar filas imensas na entrada e poder apreciar a Mona Lisa quanto tempo quiser, sem centenas de cabeças atrapalhando sua visão. A visita virtual de um dos melhores museus do mundo só acontece se você tiver o Flash instalado no computador, ok? O passeio está disponível em francês, inglês, espanhol e algumas outras línguas (mas não em português).

 

Museu de História Natural (Londres)

Museus de história natural são um prato cheio para a garotada, mas este de Londres, na Inglaterra, consegue ser ainda melhor que a maioria. Dedicado a contar a história da Terra, desde sua formação, passando pelas eras geológicas, fenômenos naturais e animais, ele tem reproduções gigantescas, bastante interatividade e recursos de ponta que fazem crianças e adultos se divertirem presencialmente, como os dinossauros animatrônicos e a simulação de terremoto em um mercado. O visitante se espanta desde o hall de entrada, que tem o esqueleto de uma baleia azul de 25 metros de comprimento, morta em 1891, e de um mastodonte. É claro que, virtualmente, não dá para ter essa sensação, mas dá para matar a curiosidade com o tour virtual do Google Arts & Culture, que percorre as 300 mil espécies. Mas, por outro lado, há muita interatividade e informação complementar – no site você descobre que ele já foi palco para 13 filmes, vê um dinossauro em 3D e baixa um modelo para as crianças fazerem o seu de papel, aprende a desenhar e fazer origami de um dinossauro, pode responder a quizes e muitas outras coisas. Tudo em inglês, claro.

 

British Museum

Múmias, tumbas e esculturas do Egito Antigo, objetos que recontam a história da Grécia e de Roma, peças da Europa desde a pré-história, coleções da Ásia, África e Américas. São cerca de 8 milhões de peças que retratam essas histórias – nem todas expostas – em um dos museus mais visitados do mundo. Virtualmente, há várias formas de conhecer esse acervo, oferecidas dentro do próprio site: Google Street View , Google Artes & Culture, tour pelas mais de 60 galerias ou pelos continentes, entre outras.

 

Museu do Vaticano

Outro museu que tem suas vantagens de visitar online: se você já teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, sabe que não dá, por exemplo, para ficar comentando sobre os detalhes da Capela Sistina com seu filho sem ouvir um "shhh, silence please" do guardinha. Aproveite para ver com calma cada detalhe do teto, que tem parte da obra executada por Michelangelo. Você também pode ver vídeos e fotos 360 graus de obras de arte de artistas como Rafael, Leonardo Da Vinci, Caravaggio e outros. 

 

Museu Nacional dos Coches (Lisboa)

Os visitantes vão se sentir quase membros da antiga realeza durante o tour virtual em 4D pelo Museu Nacional dos Coches, que fisicamente se situa em Lisboa, capital de Portugal. Ele abriga uma das maiores e mais importantes coleções de carruagens de todo o mundo, com exemplares desde o século XVII, usados por reis e rainhas, papas, condes e outros – inclusive com pequenos coches infantis, berlindas, viaturas de caça, liteiras e cadeirinhas. A carruagem mais antiga pertenceu a Felipe III da Espanha, que a utilizou na sua viagem a Portugal em 1619 – tem quase 6 metros de comprimento. Ao todo, são quase 80 itens para conhecer, com informações sobre o período, a quem pertenceu, as dimensões e curiosidades. Há também um modelo de cadeirinha em pdf para imprimir e montar com as crianças (em Participe/Público Geral).

 

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Na sua plataforma online, o Pavilhão do Conhecimento tem uma modalidade de visita virtual interativa ao museu, com vídeos inclusos que mostram o funcionamento das atividades interativas e exposições (como a do Pum, em cartaz), além de muitas curiosidades sobre o universo científico. Há rádio para responder dúvidas, desenhos de artistas para imprimir e colorir, sugestões de diversas “experiências” científicas para fazer em casa, quiz e desafios para encontrar fósseis dentro de seu próprio lar, entre outras atividades. Fisicamente, este espaço dedicado às ciências fica em Lisboa, Portugal, na área que foi restaurada para a Expo 98.

Leia mais:

+ Um museu para pensar a mulher e o feminino

+ Casa de escritor é uma verdadeira biblioteca

+ Onde ler livros de outras línguas?

 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog