Livros infantis que todo adulto deveria ler

23/04/2018

 

Qual foi o último livro arrebatador que você, adulto, leu? Pois saiba que é extensa a lista de obras infantis filosóficas, questionadoras e transgressoras que extrapolam uma determinada faixa etária. Ou seja, há livros infantis que dialogam fortemente com a criança, sem deixar de atrair o adulto. São histórias que tratam de medo e de morte, guerra e conflito, intolerância e inclusão, vida e poesia.

É o caso de O muro, de Peter Sís, que, a partir de uma narrativa autobiográfica, conta como é viver a infância na Alemanha Oriental. Outra dica é A guerra do pão com manteiga, em que Dr. Seuss faz uma clara alusão à Guerra Fria em seus versos. Também há livros que divagam sobre temas essenciais como O que é liberdade?, de Renata Bueno, que reflete sobre o significado dessa palavra tão fugidia. A história também está presente em obras como Inês, de Roger Mello e Mariana Massarini, uma narrativa poética sobre a rainha póstuma de Portugal, Inês de Castro.

LEIA MAIS: Bastidores da Letrinhas: Livros infantis para adultos

Quer mais indicações de livros infantis para adulto? Confira a lista abaixo.

 

O que falam de Ernesto

Ernesto era feio, chato, bobo. Ernesto era tudo o de pior que você pode imaginar. Será? Isso era o que falavam as pessoas que o cercavam. E você, já ouviu falar dessa figura que parece tão inadequada no mundo? Vale ler Ernesto, escrito por Blandina Franco e ilustrado por José Carlos Lollo.

Livro Ernesto, de Blandina Franco e José Carlos Lollo

LEIA MAIS: O Pum e a literatura feita 'apenas' para rir

 

A beleza das plantas

Já parou para pensar no lugar mágico que é um jardim? Cada pé de árvore vira uma cama, qualquer galho basta para pendurar o paletó. Em O jardim, esse espaço mais que especial é enaltecido pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, com ricas pinceladas do ilustrador alemão Atak.

Livro O jardim, de Carlos Drummond de Andrade e ilustrações de Atak

LEIA MAIS: Ouça a leitura do poema 'O elefante', de Drummond, na voz de escritores

 

Uma visita especial

Às vezes, o medo faz a gente paralisar a vida e viver escondido. Era o caso de Elise, até a chegada de uma criança na sua sombria casa. Em A visita, a alemã Antje Damm promete emocionar seus leitores com a (re)descoberta da vida e de suas alegrias, da infância e das cores do mundo das histórias.

Livro A visita, de Antje Damm

 

O melhor presente de todos

Esta é a história de uma menina cujo pai tardou a chegar – apareceu só depois que ela já estava um tanto crescida. Mas isso não significa que a relação entre eles seja menos especial. Em Hocus Pocus, um pai de presente, de Kiara Terra e Ionit Zilberman, aprendemos que os melhores presentes podem tardar a chegar, mas valem a espera.

Livro Hocus Pocus, de Kiara Terra e Ionit Zilberman

LEIA MAIS: Um livro e seus muitos começos - Ionit Zilberman fala sobre o processo criativo de Hocus Pocus

 

Livre como um pássaro

Já parou para se perguntar o que é a liberdade? Dependendo de quem responde, pode ser um rabisco numa página em branco, um jato de fogo, uma lua cheia… Em O que é a liberdade?, de Renata Bueno, um pássaro pergunta a diversas criaturas o que significa essa palavra.

Livro O que é a liberdade?, de Renata Bueno

LEIA MAIS: Precisamos falar sobre Kevin. E princesas

 

Uma viagem a mundos imaginários

O mundo é mais divertido quando se é um bárbaro em seu cavalo, lutando contra monstros aquáticos, dragões que soltam fogo pela boca, enfrentando abismos… Em Bárbaro, de Renato Moriconi, a imaginação mostra o que temos de mais poderoso e empolgante.

Livro Bárbaro, de Renato Moriconi

LEIA MAIS: Renato Moriconi: 'O dia em que decidi ser autor de livros'

 

O esplendor de um caminho

Para uma criança, pode haver muita beleza e poesia em um simples caminho, nos arredores da casa. É o que mostra De flor em flor, livro-imagem de JonArno Lawson e Sydney Smith. Aqui, o que impera é a delicadeza e o esplendor de algumas flores e de uma jovem menina.

Livro De flor em flor, de Jon'Arno Lawson e Sydney Smith

 

Do outro lado do muro

Peter Sís rememora seus primeiros anos de vida na Alemanha Oriental, ainda separada pelo muro de Berlim. Em O muro, o artista, que demonstrava desde cedo interesse por cores e formas, conta como passou pela Revolução Cultural de 1968 escondendo suas obras e a si mesmo.

Livro O muro, de Peter Sís

LEIA MAIS: Peter Sís, um desbravador de mundos

A rainha morta de Portugal

Toda vez que queremos dar uma coisa por acabada dizemos: "Inês é morta". Mas você sabe o que isso significa? Em Inês, Roger Mello e Mariana Massarani contam com extrema delicadeza a história da lendária Inês de Castro, póstuma rainha portuguesa que teve sua imagem eternizada em Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.

Livro Inês, de Roger Mello

LEIA MAIS: Enreduana: a primeira poeta do mundo

 

Delírio e deleite

Marilda Castanha reconta em imagens a incursão delirante que está no sétimo capítulo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Em O delírio, cheio de “pingos de loucura”, criados com uma escova de dente, ela narra “uma viagem pela história do homem e da humanidade”.

Livro O delírio, de Machado de Assis com ilustrações de Marilda Castanha

 

Uma guerra contra os muros!

O aclamado escritor norte-americano Dr. Seuss foi outra pessoa a dar uma atenção especial à ideia de muros. Em A guerra do pão com manteiga, publicado pela primeira vez em 1984, faz uma contundente crítica à Guerra Fria. É uma história sobre o respeito às diferenças e à tolerância.

Livro A guerra do pão com manteiga, de Dr. Seuss

LEIA MAIS: Dr. Seuss, o popular da escola

 

Um conto de fadas sem fadas

Uma narrativa fantástica surge das palavras do escritor português, vencedor do Nobel de Literatura, José Saramago. A história é de fadas, por mais que elas não apareçam – é o alerta do autor, logo no início da prosa. O protagonista, pasmem, é um lagarto que ousa aparecer no Chiado, largado no meio da rua com a sua língua bífida. As ilustrações de J. Borges dão o toque final à edição brasileira de O lagarto.

Livro O lagarto, de José Saramago e xilogravuras de J. Borges

LEIA MAIS: Adriana Calcanhotto lê 'O lagarto'

 

Do encontro com o mar

Quanto de poesia pode surgir de um encontro de uma menina com o mar? A reconhecida ilustradora coreana Suzy Lee responde com o singelo livro-objeto Onda, pertencente à Trilogia da Margem. Em um exercício de experimentação, explora as margens entre as duas folhas de um livro aberto, em uma história sem palavras.

Livro Onda, de Suzy Lee

LEIA MAIS: Cinco olhares para a obra de Suzy Lee

 

Leia mais:

+ Livros para tratar de temas difíceis com as crianças

+ Onde ler livros de outras línguas?

+ David Ouimet, de 'Eu fico em silêncio', conta que foi uma criança introspectiva e feliz

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog