Letrinhas está na Seleção Cátedra 10

13/12/2016

A Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio acaba de divulgar os livros de literatura infantil e juvenil que foram selecionados por suas excelências literária, plástica e editorial. Duas obras da Companhia das Letrinhas integram a categoria Seleção Cátedra 10: O lagarto, de José Saramago, ilustrado por J. Borges, e Nadinha de nada, de Laura Erber.

Os livros foram avaliados por um grupo de pesquisadores e especialistas de literatura infantil e juvenil da Cátedra Unesco de Leitura e do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio. Foram consideradas as obras com temas e gêneros diversos, sem designação por categorias ou faixas etárias.

A Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio é um centro de referência em leitura de múltiplas linguagens e suportes para países de língua portuguesa. Ela existe com a missão de contribuir para a transformação do indivíduo. Suas atividades se baseiam na formação de leitores e buscam também a supressão das desigualdades de ordem educacional, de gênero e social.

O lagarto, lançado em novembro, traz a reflexão sobre a realidade das histórias mágicas. J. Borges ilustrou o texto de Saramago com a sofisticação popular das imagens de cordel, que, segundo resenha de Eliana Yunes, “envolve o sentipensamento humano e aproxima o surpreendente imaginário das figuras em traços ordinários”.

Já Laura Erber oferece numa enxuta narrativa rimada a busca por um  tesouro dentro de uma mala. Há muito espaço entre as palavras e as ilustrações. O nada é um elemento de forte presença nessa narrativa, que instiga a pensar sobre curiosidade e persistência. 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog