Histórias vindas de todos os lugares

16/08/2017

 

No mês de julho, os assinantes do Expresso Letrinhas receberam livros com histórias originárias de vários cantos do mundo. Do pacote entregue pelo carteiro, saíram as aventuras de Alice (aquela do País das Maravilhas) recontadas por Ruy Castro, histórias da vida de quatro povos indígenas brasileiros, a saga do apavorante Tutu-Moringa, um bicho-papão que anda por aí atrás de dos filhos africanos roubados pelos portugueses, e ainda incríveis lendas colhidas na floresta amazônica. Saiba mais.

 

Cortem-lhe a cabeça!

Quem não conhece a história de Alice nos País das Maravilhas, a menina que persegue um apressado coelho e acaba descobrindo um universo fantástico com animais falantes, uma rainha mandona e um chapeleiro maluco? Aqui, a clássica história é recontada por Ruy Castro, com ilustrações de Laurabeatriz. Um livro para crianças de todas as idades.

Mundos indígenas

Imagine um lugar em que só se chega de avião ou um outro onde há casas feitas só para homens. No livro Aldeias, palavras e mundos indígenas, de Valéria Macedo, as crianças têm a oportunidade de conhecer melhor quatro povos indígenas brasileiros: Yanomami, Krahô, Kuikiro e Guarani Mbya. As ilustrações são de Mariana Massarini

Histórias de tataravó

Tutu-moringa tem olhos que saltam como duas laranjas vermelhas e dentes afiados nas bocas. Tem poder de se transformar nas mais diferentes criaturas, e, assim, sai pelos fins de tarde, em busca dos filhos africanos roubados pelos portugueses. Essa encantada história do bicho-papão é contada por Elizabeth Rodrigues da Costa e Gabriela Romeu, com ilustrações de Marilda Castanha.

Histórias da floresta

Que tal conhecer a Amazônia de um jeito diferente? Em Qual é o seu norte?, escrito por Silvana Salerno, a proposta é de um mergulho na região, com histórias e costumes de diferentes localidades da majestosa floresta. Há curiosidades sobre fauna e flora, comidas típicas e as disputas de território, além de lendas contadas pelas pessoas que vivem por lá. As ilustrações são de Cárcamo.

Para embarcar

O Expresso Letrinhas envia dois livros à casa dos assinantes: um clássico e outro que varia de acordo com a faixa etária escolhida. O kit também acompanha fichas com informações adicionais das obras, dicas de atividades e temas de discussão do mês, uma carteira de sócio-viajante, um cartão-postal com ilustrações clássicas de literatura infantil e um livreto com imagens para colorir e atividades para brincar.

O livro clássico deste mês é Alice no País das Maravilhas, de Ruy Castro, e os demais são Aldeias, palavras e mundos indígenas, de Valéria Macedo (0 a 6 anos), Tutu-moringa, de Elizabeth Rodrigues da Costa e Gabriela Romeu (de 7 a 9 anos), e Qual é o seu norte?, de Silvana Salerno (de 10 a 12 anos).

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog