Férias para viajar na literatura

03/07/2018

 

Com o recesso escolar, julho é tempo de viajar. A literatura é uma aliada nessa aventura para quem quer se divertir sem sair da cidade. Em São Paulo, há diversas atividades que levam as crianças – e muitas vezes suas famílias – a incursionar pelas estruturas narrativas das histórias em quadrinhos, pelos meandros da criação poética, pela literatura de cordel e pelas histórias do livro ilustrado, entre outras viagens imperdíveis. Dá até para aprender a fazer o próprio livro e conhecer algumas técnicas de encadernação.

 

 

A seguir, confira a programação e escolha seu destino!

*

Oficinas de encadernação

Ministrada por Thamata Barbosa, esta oficina ensina diferentes técnicas de encadernação, como estamparia com colagem e entrelaçamentos de linha e papel. No final, os participantes voltam para casa com seu caderno artesanal.

Quando: 11/7 (Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha); 13/7 (Fábrica de Cultura Capão Redondo); 17/7 (Fábrica de Cultura Jaçanã); 18/7 (Fábrica de Cultura Jardim São Luís)

Onde: Fábricas de Cultura, várias unidades

Quando: de 11/7 a 18/7, às 15h

Quanto: grátis

Classificação: a partir de 7 anos

*

Cordéis que transformam

Já pensou em tirar um tempo para ler poesia de cordel? E para escrever? Na atividade Criança, que bicho é esse, a artista Lika Rosa e o escritor Costa Cena convidam meninas e meninos a conhecerem esse gênero literário, tão importante para a cultura brasileira.

Onde: Fábrica de Cultura Jardim São Luís (r. Antônio Ramos Rosa, 651, Parque Santo Antônio)

Quando: 22/7, das 16h às 18h

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

Criação de personagens de quadrinhos

Esta oficina é um convite para aprender a desenvolver as características básicas de um personagem de HQ. Os participantes vão também poder construir personagens secundários. Vai que um gibi legal surge daí?

Onde: Fábrica de Cultura Jardim São Luís (r. Antônio Ramos Rosa, 651, Parque Santo Antônio)

Quando: 28/7, das 14h às 16h

Quanto: grátis

Classificação: 10 a 12 anos

*

Confecção de HQ

Mais uma para os apaixonados pelo universo dos quadrinhos! Com Harrisson Ramos, Mariana Martins e a equipe da biblioteca da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, os participantes poderão conhecer esse universo das HQs. Afinal, quais são os diferentes formatos e estilos dessa arte? Quais são as suas estruturas narrativas?

Onde: Fábrica de Cultura Capão Redondo (r. Bacia de São Francisco, s/n, Conjunto Habitacional Jardim São Bento)

Quando: 31/7, às 15h

Quanto: grátis

Classificação: acima de 12 anos

*

Observação poética em família

Com o objetivo de realizar um exercício poético criativo, esta oficina convida pais e filhos interagirem com livros de pano e brinquedos educativos. Uma oportunidade para a família se divertir junto.

Onde: Casa das Rosas (av. Paulista, 37)

Quando: 22 de julho, das 15h às 16h

Quanto: grátis

Classificação: crianças de até três anos acompanhadas dos familiares

*

Poetas ambulantes

O encontro é um convite para os jovens conversarem sobre as produções literárias periféricas ou marginais com poetas de diferentes movimentações literárias da cidade.

Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119)

Quando: 8 a 29/7, domingos, das 15h às 17h30

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

Livros para crianças imigrantes

A Biblioteca Infantojuvenil do CCSP inaugura uma coleção de livros para as crianças imigrantes, com livros em português e em línguas estrangeiras. A inauguração terá roda de leitura e narração de histórias.

Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Liberdade)

Quando: 5/7, às 16h

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

Cordelteca no cantinho

Com uma área expositiva contendo diversos cordéis de fácil acesso para o público, a instalação "Cordelteca no Cantinho" aproxima as crianças da rica poética dos cordéis brasileiros.

Onde: Sesc Itaquera (av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1.000, Itaquera)

Quando: até 29/7

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

O livro ilustrado em sete autores

A exposição Linha de Histórias: O Livro Ilustrado em Sete Autores revela o universo criativo dos ilustradores Andrés Sandoval, Angela-Lago, Eva Furnari, Roger Mello, Renato Moriconi, Nelson Cruz e Javier Zabala; mostrando  formas de criação singulares de cada um dos artistas.

Onde: Sesc Campinas (r. Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas)

Quando: até 22/7

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

“O Mundo das Maravilhas de Monteiro Lobato”

A biblioteca infantojuvenil mais antiga de São Paulo homenageia os personagens do Sítio do Picapau Amarelo nesta exposição. Emília, Narizinho, Pedrinho e Dona Benta dão boas-vindas aos visitantes na exposição, que conta com objetos, cartas e uma linha do tempo do escritor paulista.

Onde: Bilbioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato (r. General Jardim, 485, Vila Buarque)

Quando: 1/7 a 1/12

Quanto: grátis

Classificação: livre

*

O pequeno livro ilustrado

Na oficina O pequeno livro ilustrado, oferecida pela ilustradora Luiza Pannunzio, crianças estão convidadas a contar histórias em palavras e traços. Vale trazer lápis de cor, canetinha, cola, linha e tecidos... Tudo para montar um livreto que será o resultado final desse encontro.

Onde: Escrevedeira (r. Isabel de Castela, 141, Vila Madalena)

Quando: 17 e 18/7, das 15h às 18h

Quanto: R$ 350

Classificação: 5 a 10 anos

 

 

 

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog