Era uma vez um gigante

23/03/2017

“Era uma vez um gigante que gostava de caminhar. Mas a sua passada era tão grande que um passo e meio era um passeio ao topo dos Andes.” Assim começa a canção O gigante, nome de show homônimo do grupo Tiquequê, que se apresenta em São Paulo neste fim de semana.

O espetáculo musical conta com um repertório de 16 canções, como Carrapato e carrapicho, Trava-língua, Quero começar e, claro, O gigante. Formado pelos músicos Diana Tatit, Angelo Mundy, Bel Tatit e Wem, o Tiquequê mistura composições próprias com músicas do cancioneiro popular infantil, tal como O cravo e a rosa. As canções são cheias de narrativas e brincadeiras e não buscam ensinar ou doutrinar os pequenos.

É o caso do hit O gigante, que acabou virando livro, publicado em 2015 pela Companhia das Letrinhas. Escrito por Angelo Mundy, a obra tem ilustrações de Daniel Bueno e é bilíngue. Conta a história de um gigante de passo grande, nome grande, barriga de elefante, ronco de alto-falante e espirro que dava medo. A narrativa é apresentada por meio do recurso do conto cumulativo, em que uma informação se junta à outra e, por meio de repetições, as etapas da história são contadas.

“As crianças gostam muito de ver um filme, um desenho ou um DVD um monte de vezes, ela assimila cada detalhe. No conto acumulativo, tem essa coisa de que você já espera aquilo, porque o espectador gosta de ser surpreendido, mas também gosta de saber o que vai acontecer. Nesse recurso, tem ambos”, conta Wem, um dos integrantes do grupo, que planeja transformar outras músicas em livros.

 

***

Anote na agenda

Show O gigante

Quando: dias 25 e 26 de março, às 17h

Onde: Teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153)

Quanto: de R$ 20 a R$ 60

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog