Como escapar do tédio durante as férias

Por Gabriela Tonelli

Vai viajar? Já viajou? Ou não vai sair da cidade? Pouco importa, nem sempre é fácil ter ideias do que fazer durante as férias e às vezes bate aquele tédio... Livro é pra todo dia e toda época – férias ou não. Mas, para espantar esses dias chuvosos, em que não se sabe do que brincar, selecionamos uma lista de obras especiais, cheias de ideias de brincadeiras e outras atividades.

Confira a seleção de obras que convidam as crianças para colocar a mão na massa na cozinha, que dão ideias incríveis para pais e filhos criarem brinquedos feitos de materiais encontrados pela casa ou que ensinam a fazer ioga. E, no final, assista ao vídeo.

***

O livro da Estéfi

Autora: Estéfi Machado

Toda criança gosta de brincar — e quando os pais estão no meio da bagunça, melhor ainda! Este livro reúne sugestões de atividades do blog da Estéfi Machado, uma mãe e crafiteira que há anos vem reunindo e compartilhando propostas focadas no princípio de que as crianças podem produzir as próprias brincadeiras.

 

Fabriqueta de ideias

Autora e ilustradora: Katia Canton

Com tantas novidades ligadas à tecnologia surgindo a cada dia, é difícil não se conectar ao mundo que existe dentro das telas. Mas ainda é possível se divertir — e muito! — com papel, lápis e tesoura, ou mesmo só com a imaginação. Este livro traz mais de oitenta opções de brincadeiras e atividades à moda antiga, que não perdem em nada para os tablets e companhia.

 

Desenho livre

Autor e ilustrador: Andrés Sandoval

Numa noite de chuva ou numa tarde nebulosa, quem nunca se viu com um punhado de lápis de cor nas mãos e a imaginação às soltas? Neste livro dá pra ir além do colorir, e para mergulhar no universo das cores e dos traços, preenchendo espaços e completando o branco com muita imaginação.

 

Alfabarte

Autores: Anne Guéry e Olivier Dussutour

Tradutor: Eduardo Brandão

A tarefa aqui é fácil: encontrar, nos 26 quadros de mestres da pintura, uma letra do alfabeto escondida. Ao procurar as letras camufladas e observando as obras, o leitor também aprenderá sobre temas da história da arte e sobre a vida dos artistas contemplados.

 

A cozinha encantada dos contos de fada

Autora e ilustradora: Katia Canton

Ilustradores: Carlo Giovani e Juliana Vidigal

Entre uma aventura e outra, os personagens dos contos de fadas também precisam fazer uma pausa para um lanchinho. Este livro conta um pouco sobre essas guloseimas das histórias maravilhosas e ensina receitas para transformá-las em delícias do mundo real.

 

Um domingo na cozinha

Autora: Lycia Kattan

Ilustrador: Daniel Kondo

Cozinhar é uma tarefa que demanda tempo e dedicação. E muitas vezes acaba ocupando todo o fim de semana das famílias! Não neste livro, em que os domingos na cozinha finalmente vão ter fim, porque agora o trabalho vai sobrar para S.A.N.D.R.O., uma mistura de robô com chef, que prepara refeições em segundos e, o melhor de tudo, sem fazer sujeira! Mas será que se nós mesmos fizermos as receitas não vai ficar mais gostoso?\

 

Vamos brincar de estátua?

Autoras: Lúcia Barros e Márcia de Luca

Ilustradora: Bruna Assis Brasil

Neste livro, a brincadeira é a seguinte: conhecer a ioga e seus princípios e aprender onze posturas básicas e fáceis de fazer. Tudo isso acompanhado de histórias que remetem às tradições indianas e de passo-a-passos para fazer as posturas exatamente como elas devem ser.

 

Acesse a Letrinhas nas redes sociais