Agendão de Dia da Criança!

 

Música, teatro, contação de histórias… No mês das crianças, a brincadeira rola solta, principalmente nesta semana do dia 12 de outubro, quando se lembra a importância dessa fase da vida, a infância! Com diversas atividades antes, durante e depois dessa data, listamos uma programação cheia diversão para as crianças. Ficou curioso? Então confere o agendão do Dia da Criança!

 

***

 

Literatura e artes no Bazar!

 

Nos dias 12 e 13 de outubro, o Museu da Casa Brasileira realiza a 13ª edição do Bazar da Cidade com uma programação especial e gratuita para comemorar o Dia da Criança. Lá, haverá oficinas gratuitas para crianças e rodas de conversas que buscam refletir sobre a infância no mundo contemporâneo. É possível criar máscaras inspiradas na poética do artista Saul Steinberg, na oficina Fábrica de Máscaras, e montar Livros Ilegíveis (junto à exposição de Bruno Munari, em cartaz no MCB). Em parceria com a Companhia das Letrinhas, no Bazar também terá contação de histórias de Mortina, pela artista Paula Dugaich, e de Capitão Cueca, pela Cia Sópapo. A programação segue reunindo moda, decoração, bem-estar e gastronomia, só com expositores de produtos para o universo dos pequenos. Entre eles, destacam-se as saias divertidas da ‘Ó A Saia Dela’, da figurinista Nana Calazans, e os tapetes para brincar da ‘Fofuchão’.

 

Bazar da Cidade

Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 2705 ‒ Jardim Paulistano)

Quando: 12 e 13 de outubro, das 10h às 20h

Quanto: gratuito

Classificação etária: livre

 

 

 

Teatro para crianças grandes e pequenas

 

Em sua primeira edição, com formato de teatro de rua, a MiriM (Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas) apresenta ao público infantojuvenil quatro espetáculos inéditos na capital paulista, além de oficinas e uma mesa de debate. A apresentação na rua democratiza o acesso das obras e proporciona às crianças a experiência do ambiente público se tornar uma espécie de quintal da casa de cada um. As peças têm origens em grupos brasileiros de diferentes estados: Bahia (Mulher que matou os peixes), Mato Grosso (Pedro Malasartes e o Couro Misterioso), Rio de Janeiro (Ovelha negra) e Rio Grande do Sul (Era uma vez, lendas e cantigas). Com diversidade estética, os espetáculo trazem temas relevantes como preconceito, bullying e morte e ficam em cartaz até 15 de dezembro. Confira as datas de cada espetáculo no site.

 

MiriM – Mostra Nacional de Teatro para Crianças Grandes e Pequenas

Onde: Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 2705 ‒ Jardim Paulistano)

Quando: 12 e 13 de outubro, das 10h às 20h

Quanto: gratuito

Classificação etária: livre

 

 

Tetos e histórias para habitar

 

Na instalação Telhado de histórias, parte da programação de outubro da Casa das Rosas, as crianças serão convidadas a habitar uma inusitada casa. Com ajuda da mediadora Paula Aguiar, do grupo Raconto, os pequenos leitores vão descobrir as mais diferentes histórias sob um telhado de sensações que as crianças migrantes e refugiadas têm ao sair de casa. Entre os livros escolhidos para a atividade, estão Onda, de Suzy Lee, e Regras de verão, de Shaun Tan. A proposta é ter uma narração de histórias que não subestima a inteligência de seus espectadores e procura promover o aprendizado e o questionamento por meio de suas apresentações e das histórias de pessoas e de fatos reais.

 

Telhado de histórias

Onde: Casa das Rosas (av. Paulista, 37 - Bela Vista)

Quando: 27 de outubro de 2019, das 15h às 16h

Quanto: gratuito

Classificação etária: crianças de 3 a 10 anos, acompanhadas de familiares

 

 

 

Maritaca ao vivo!

 

O Maritaca é um programa semanal de áudio lúdico de histórias e músicas para a criança ouvir, imaginar e brincar. Pelo site, pelas redes sociais ou pelo aplicativo Android e IOS, procura instigar a imaginação do pequeno ouvinte por meio de músicas, contação de histórias, brincadeiras tradicionais. Agora, durante o mês das crianças, a Estação Maritaca ocupará a Praça de Convivência do Sesc Pinheiros, onde acontecem quatro programas ao vivo, com temáticas e convidados diferentes, comandados e apresentados por Mariana Piza, a Maritoca, criadora do programa. Além dos convidados do programa, crianças e adultos podem desenhar, ler livros, gravar depoimentos e brincar numa picape de DJ disponível no espaço.

 

Maritaca no Sesc Pinheiros

 

Onde: Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195 ‒ Pinheiros)

Quando: 5 a 13 de outubro, aos sábados e domingos, às 16h

Quanto: gratuito

Classificação etária: livre

 

Cultura na praça e de graça!

 

No Dia da Criança, a Praça Rosa Alves da Silva recebe crianças e adultos para diversos espetáculos, oficinas e brincadeiras das 9h às 17h30. No evento Cultura na Praça, as crianças poderão assistir ao espetáculo Bento Batuca, que acontece pela primeira vez ao ar livre, convidando o público a embarcar numa aventura musical bastante premiada. Ao final das sessões de Bento Batuca, o grupo Os Capoeira fará apresentações pautadas nos ritmos que dão o tom do espetáculo teatral e evento como um todo: capoeira, maculelê, frevo e samba, em uma celebração da cultura brasileira. Nesse mesmo ritmo, o Cultura na Praça terá atividades livres para as crianças e toda a família como oficinas de danças com ritmos brasileiros, e a oficina livre de confecção de instrumentos musicais, que também poderão ser levados como brinde.

 

Cultura na Praça

Onde: Praça Rosa Alves da Silva (Vila Mariana)

Quando: 12 de outubro, das 9h às 17h30

Quanto: gratuito

Classificação etária: livre

 

Sainha de chita para balançar a violinha

 

Os artistas da Sainha de Chita, o bloquinho mais charmoso da Pompeia, apresentam um show para toda a família de todos os Brasis, numa brincadeira com ritmos de norte a sul, leste a oeste, com temas regionais como samba, frevo, ijexá, axé, carimbó, além de composições autorais que abordam o dia a dia das crianças. Além das canções do bloquinho, o show terá abertura do DJ Tudinho, a versão infantil do DJ, pesquisador e “bagunceiro do mundo” DJ Tudo. Os criadores dos figurinos do show ainda realizarão uma oficina de adereços e peças de roupas que serão utilizadas na performance musical, com jogos de dança e teatro para que cada participante vista seu adereço e possa ter uma desenvoltura de movimentos com ele. A oficina termina num grande desfile, em que se recomenda vir com “roupas confortáveis e cabeças abertas”.

 

Sainha de Chita

Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, Bela Vista)

Quando: 13 de outubro (bloco das 17h30 às 18h30; oficina às 15h, 15h45 e 16h30)

Quanto: gratuito

Classificação etária: livre

 

 

Durante a experiência do Zoo Musical as crianças poderão conhecer a sonoridade de cada instrumento de uma orquestra. Foto: Fabiana Stig

 

Música clássica também é coisa de criança

 

Com o Crianças no Municipal, o Theatro Municipal realiza uma maratona repleta de atividades para as crianças e toda sua família! O projeto oferece concertos didáticos de música sinfônica, apresentações de balé, pocket ópera e espetáculo de teatro e ainda um tour de vivência musical pelos diversos espaços do prédio histórico. Tudo com entrada gratuita como parte da programação do mês das crianças, nos dias 8, 12 e 13 de outubro. Entre as apresentações, há o espetáculo Curumins do Mundo, que tem como mestre de cerimônias a Palhaça Rubra, a peça As aventuras do Boi Beleza, com o coletivo de contação de histórias Morabeza Nação, e O Reizinho Mandão, peça inspirada no livro homônimo de Ruth Rocha e protagonizada por atores com Síndrome de Down.

 

Crianças no Municipal

Onde: Theatro Municipal de São Paulo (Praça Ramos De Azevedo, s/n - República)

Quando: 8 a 13 de outubro

Quanto: gratuito (confira reservas ou retiradas de ingresso no site)

Classificação etária: livre

Acesse a Letrinhas nas redes sociais