A literatura ocupa todo o sábado

16/10/2018

 

Como criar um ambiente favorável à leitura em casa? Há temas tabus na literatura? Quais exemplos de projetos de leitura escolares inspiradores? Essas e outras perguntas relacionadas a experiências leitoras estarão em pauta na Ocupação literária: diálogos sobre infância, livros e literatura, que acontece no sábado (20/10), no Centro Cultural São Paulo. Com curadoria d’A Taba, especializada em curadoria de livros infantis, o encontro reúne diversas editoras para tal debate – Companhia das Letrinhas, Brinque-Book, Jujuba Editora, ÔZé Editora, Pulo do Gato e Panda Books.

 

 

O evento conta com três mesas de debate, além de momentos de narração de histórias, ações de mediação de livros e um sarau. A primeira mesa, com mediação de Denise Guilherme e participação de Daisy Carias (blog A cigarra e a formiga) e Renato Moriconi, autor de livros como Bárbaro, abordará o tema da leitura em casa.

Para falar do ambiente escolar, a conversa será entre Lais Froes (professora da rede pública de Jundiaí) e Magno Rodrigues (do Instituto Acaia) na mesa Relato de experiência: boas práticas de leitura na escola, voltada a professores e profissionais da mediação de leitura. A mediação será de Edi Fonseca, do Instituto Avisa Lá.

Temas que podem ou não ser abordados na literatura para a infância é o assunto de outra conversa, mediada pela jornalista Gabriela Romeu e com participação de Janaina Tokitaka (coautora de Vovó veio do Japão) e Marcia Leite (editora Pulo do Gato). “Falar desse tema é sempre urgente. Não só pela conjuntura em que vivemos, mas especialmente porque somos parte de um país de poucos leitores, onde a maior parte da população tem pouco acesso a experiências estéticas e culturais significativas, que possibilitem a construção de um mundo simbólico rico e potente”, explica Denise.

Segundo Denise Guilherme, idealizadora da consultoria A Taba, participantes poderão esperar não apenas conversas sobre leitura para crianças, mas também experimentar a literatura de qualidade feita para a infância. Os debates serão iniciados e encerrados com a leitura de uma obra. E uma seleção especial de livros cuidada pela Taba, marcada pela diversidade de gêneros, autores e temas, estará à venda no local.

Para a especialista, a literatura como arte ainda é uma construção no imaginário coletivo. “Muitos ainda veem a leitura como algo apenas instrumental." Ela explica que, para essas pessoas, os livros só servem para ensinar alguma coisa e, portanto, deveriam apenas reforçar as certezas que julgamos ter e ignorar as "milhares de dúvidas que fazem parte da experiência de quem está vivo". 

 

A seguir, confira a programação completa.

>> Mesa de debate “Adultos, crianças e livros: a leitura em casa”

Horário: das 10h30 às 12h

Participantes: Daisy Carias (Blog A cigarra e a formiga) e Renato Moriconi (autor e ilustrador); mediação de Denise Guilherme (A Taba)

A proposta da mesa é discutir as práticas de leitura no contexto familiar, compartilhando as experiências de dois pais, procurando desmistificar o tema, em uma conversa descontraída com dois convidados envolvidos com essa causa: uma influenciadora digital e um artista da palavra e da escrita.

 

>> Mesa de debate “Literatura: proibido para menores?”

Horário: das 13h às 14h15

Participantes: Marcia Leite (editora da Pulo do Gato) e Janaína Tokitaka (autora e ilustradora); mediação de Gabriela Romeu (jornalista)

Existem temas proibidos para crianças? A literatura está a serviço de ensinar conhecimentos ou transmitir valores? Nessa conversa, o mote é o diálogo sobre a censura na literatura infantil e sua repercussão no trabalho dos profissionais da área e também na formação leitora das crianças.

 

>> Contação de histórias com a Cia Arte Negus

Horário: das 14h30 às 15h30  

 

>> Mesa de debate “Relato de experiência: boas práticas de leitura na escola”

Horário: das 16h as 17h15

Participantes:  Lais Froes (professora da Rede Pública Jundiaí) e Magno Rodrigues Faria (Instituto Acaica); mediação de Edi Fonseca (Instituto Avisa Lá)

Dois profissionais com realidades e percursos diferentes vão narrar como desenvolvem projetos de leitura dentro da escola.

 

>> Sarau Encontro de Utopias

Horário: das 17h30 às 20h

Espaço para leituras e com mediação de leituras.

 

Anote na agenda

Ocupação Literária: Diálogos sobre infância, livros e literatura

Quando: 20/10, das 10h30 às 17h30

Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000)

Quanto: grátis

Compartilhe:

Veja também

Voltar ao blog