10 personagens literários para se fantasiar no Carnaval

O Carnaval está chegando e, como são muitos dias de folia, é preciso inspiração para variar a fantasia. Se você ainda não tem ideia de como vestir as crianças, ou estava pensando em pegar uma de herói ou princesa que já tem no armário, que tal variar um pouco e fazer uma fantasia baseada em personagens literários ou personalidades que foram parar nos livros? Serve para a família inteira! Inspire-se nesses personagens e aproveite para dançar, pular e brincar bastante com as crianças.

 

1) Emília e outros personagens do Sítio do Picapau Amarelo

 

(Ilustração de Marcelo Tolentino)

Já é um clássico de Carnaval. Não precisa nem da peruca colorida, já que você pode providenciar mechas coloridas com tinta spray temporária ou mesmo o antigo método de colorir com papel crepom. Também dá para prender apliques com tique-taques ou grampos. Vale até improvisar e prender fitas coloridas. O vestido é fácil de providenciar: variações de amarelo e vermelho e alguns botões grandes já dão cara à Emília. Mas, se quiser inovar, inspire-se nas novas leituras da Emília, como a que foi ilustrada pela Lole: cabelos roxos, uma meia de cada par, um vestido com grandes retalhos costurados (ou que seja geométrico) e grandes bochechas rosadas, bem como o nariz. As costuras nos braços e pernas podem ser pintados com tinta de pintura facial.

(Ilustração de Lole/Reprodução)

O legal é que o Sítio pode render personagens diferentes para a família toda se fantasiar. Para encarnar o Visconde de Sabugosa, por exemplo, basta vestir calça verde, camiseta amarela (vamos dispensar a casada verde nesse calor?) e fazer com feltro amarelo ou verde de outro tom aquela gola de pontas. E é só providenciar a cartola e a armação dos óculos. Para o Rabicó, uma roupa azul e uma máscara de EVA de porquinho funcionam bem. Pedrinho pode usar macacão azul, camiseta listrada e levar um estilingue de brincadeira a tiracolo. Para a Narizinho, um vestido vermelho com camiseta branca por baixo e laço vermelho na cabeça já formam o look. Dona Benta vai passar um pouco de calor se quiser ir de casaco ou colete, mas também é uma fantasia fácil de providenciar nos armários da família (vestido ou saia + blusa retrô), que pode ser arrematado com um avental – o cabelo em coque pode levar spray temporário branco e os olhos, armações simples de óculos.

 

2) Píppi Meialonga

(Ilustração de Ingrid Nyman/Reprodução)

Tão irreverente quanto a Emília, Píppi é uma personagem muito fácil de caracterizar: vestido com remendos costurados, um meião de cada cor nas pernas (de preferência listrados), sapatos pretos de amarrar, sardas no rosto e as indefectíveis tranças ruivas. Como ela já foi caracterizada com muitos vestidos diferentes, as roupas podem ser de qualquer cor. O difícil é fazer as tranças ficarem como as do desenho (quase na horizontal e um pouco para cima), já que a gravidade não ajuda. Neste caso, você pode fazer duas maria-chiquinhas bem altas na cabeça e, a partir delas, as trancinhas. O spray temporário laranja pode ajudar a dar a cor dos cabelos de Píppi.

 

3) Capitão Cueca

(Ilustração de Dav Pilkey/Reprodução)

Nesse calor, é uma fantasia bem agradável para os meninos. Um tecido vermelho vira a capa e um calção de banho branco representa a cueca (ou qualquer shorts ou bermuda branca).

 

4) Homem-Cão

(Ilustração de Dav Pilkey/Reprodução)

Do mesmo autor de Capitão Cueca, Dav Pilkey, o Homem-Cão é um personagem querido das crianças e prático para reproduzir. Ele sempre usa uma camiseta azul de manga comprida, calça azul e boné da mesma cor. Você só precisará providenciar o símbolo amarelo para aplicar no boné e na camiseta. E caprichar na maquiagem de cachorro (você pode acoplar orelhas de EVA ou tecido no boné).

 

5) Mortina

(Ilustração de Barbara Cantini/Reprodução)

A personagem de Barbara Cantini que está fazendo sucesso entre as crianças é bem fácil de reproduzir. Basta um vestido roxo como base. As grandes golas brancas são fáceis de providenciar com feltro ou tecido e alguns botões. Nas pernas, meias listradas de branco e preto e, nos pés, botinha preta. Depois é só caprichar na maquiagem com tinta para pele: fundo branco, olheiras arroxeadas e lápis ou tinta preta para fazer aquela boca que parece costurada.

 

6) Greta Thunberg


(Ilustração de Jeanette Winter/Reprodução)

A ativista do meio ambiente é um símbolo da luta de crianças e adolescentes pela sobrevivência do planeta e, pela mobilização que gerou, virou personagem de livros que contam sobre sua vida. Que tal homenageá-la nesse Carnaval? Em geral, Greta é vista com o cabelo dividido em duas tranças e uma das imagens mais conhecidas dela é com uma capa de chuva amarela. Depois, é só fazer um cartaz escrito: “Greve escolar pelo clima”. Pronto! Você pode usar o Carnaval para dar seu recado também.

 

7) Malala

(Ilustração de Kerascoët/Reprodução)

Outra personalidade que foi parar nos livros. Malala é a adolescente que lutou para que as meninas paquistanesas tivessem o direito de ir à escola e quase morreu por causa disso – ela ganhou até o prêmio Nobel da Paz. Que tal homenagear sua coragem se fantasiando dela? Você precisará de um lenço para enrolar na cabeça (nas representações mais comuns, ele é rosa ou vermelho), uma túnica com calça ou vestido longo. Os acessórios podem ser um caderno ou o próprio livro, um lápis e uma mochila.

 

8) Charlie Brown e sua turma

(Ilustração de Charles M. Schulz/Reprodução)

Personagem que inspira muitos foliões, Charlie Brown é um clássico – e muito fácil de fazer. Se você não tiver uma camiseta igual, pode providenciar com uma de cor amarela e fita adesiva preta (aquelas isolantes da caixa de ferramentas são boas) para fazer o zigue-zague da peça. De resto, é só vestir uma bermuda preta e calçados. Caso tenha uma pelúcia do Snoopy em casa, não hesite em levar! Há personagens para os irmãos também: o Lino pode vestir camisa vermelha listrada com bermuda e levar um cobertor ou manta azul a tiracolo. Lucy está quase sempre de vestido azul. Sally costuma aparecer mais com vestido rosa, mas às vezes usa um azul claro. Paty Pimentinha vive de camisa verde com listras verticais e sandálias. As cores das roupas da Marcie variam um pouco (talvez o laranja seja o que mais aparece), mas o segredo é usar os óculos e carregar um livro debaixo do braço.

 

9) Gatola

(Ilustração de Dr. Seuss/Reprodução)

O personagem do Dr. Seuss é um charmoso gato de laço vermelho no pescoço (ou gravata borboleta) e cartola com listras vermelhas e brancas. Como roupa, use camiseta preta (se der, pinte a parte da barriga de branco) e faça uma bela maquiagem felina. Se conseguir, pendure um rabo de tecido preto na parte de trás da camiseta.

 

10) Mônica e sua turma

(Ilustração de Odilon Moraes/Reprodução)

Outro clássico do Carnaval, Mônica é uma delícia de se fantasiar: basta um vestidinho vermelho e um coelho a tiracolo para ficar pronta para a festa. E os irmãos ou amigos ainda podem ir de Magali (vestido amarelo e uma fruta como acessório), Cebolinha (camiseta verde, bermuda preta e cabelo espetado com gel) e Cascão (camiseta amarela, bermuda vermelha, se possível com uma tira vermelha no estilo suspensório, e caprichar na sujeira do rosto).

 

Leia também:

+ Ó abre-alas: a literatura infantil quer passar

Acesse a Letrinhas nas redes sociais